Guia completo sobre o ciclo de crescimento do cabelo

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
9 de março 2022

Entenda melhor como acontece o ciclo de crescimento do cabelo com o post a seguir!

Em 30 segundos… 

Nosso corpo produz e perde cabelo em um ciclo contínuo, que se divide em três fases: anágena, catágena e telógena. Saber mais sobre esse processo pode te ajudar a entender mais sobre as causas da queda capilar e também a compreender melhor sobre os tratamentos. Leia o artigo e veja! 

Ciclo de crescimento do cabelo: você sabe como acontece?

Ciclo de crescimento do cabelo: uma breve introdução

Quando falamos do ciclo de crescimento do cabelo, estamos nos referindo a um processo que os fios passam – e que acontecem em momentos diferentes. Por que dizemos isso? Explicamos: cerca de 85% dos folículos na sua cabeça estão produzindo novos fios neste exato momento. E sabe o que o restante está fazendo? Repousando. 

Esse é um processo natural e acontece com todos nós, sendo ele o responsável por deixar os fios fortes e saudáveis. No entanto, existem algumas condições que impedem que o ciclo de crescimento do cabelo aconteça do jeito que deveria – e a calvície é uma delas. 

Para você entender mais sobre o assunto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o ciclo de crescimento do cabelo e como a calvície – ou alopecia androgenética – pode afetar esse processo. Veja! 

Estágios do ciclo de crescimento do cabelo

Existem três fases principais pelas quais os folículos capilares passam durante esse ciclo, são eles:

Fase anágena (estágio de crescimento):  

Acontece quando os folículos estão produzindo cabelo. Nesse período, as células no folículo se dividem e se multiplicam muito rápido, fazendo com que o comprimento do cabelo aumente. Aproximadamente 85% dos seus folículos capilares estão passando por esse estágio neste momento – e isso dura entre três e dez anos. 

Fase catágena (estágio de transição):

Nesse período, as divisões celulares que aconteciam na fase anterior são interrompidas e isso faz com que os folículos parem de produzir cabelo. Esse processo dura entre uma e três semanas e apenas 1% de todo o seu cabelo está passando por ele agora.  Apesar de ser uma fase curta, é crucial no ciclo capilar.

Fase telógena (estágio de repouso):

Durante esse estágio, o folículo capilar repousa e o resultado é a pausa na produção de novos fios. Apesar disso, os fios que já existem permanecem dentro do folículo por mais dois a três meses. 

Quando a fase anágena começa novamente, esse cabelo “antigo” cai para ocorrer a produção de novos fios. Cerca de 10-15% do seu cabelo está vivenciando essa fase. 

Observação: há estudiosos que propõem uma quarta fase, a exógena. A proposta é que é nesse momento que o fio realmente cai do couro cabeludo. Tecnicamente, esse não é um estágio à parte, mas uma consequência da transição entre a fase telógena e anágena. 

Calvície e o ciclo de crescimento do cabelo

Cada fio de cabelo passa por seu próprio ciclo de crescimento, mas algumas condições genéticas, assim como outras causas, podem interferir na forma como esse ciclo acontece. 

A calvície, também chamada de alopecia androgenética, é uma condição que afeta a maioria dos homens conforme vão envelhecendo. Ela acontece por conta da ação do hormônio DHT, que age nos folículos capilares promovendo o afinamento dos fios até a paralisação total da produção dos cabelos. 

O DHT é um hormônio masculino produzido naturalmente pelo corpo. Com o tempo, sua ação pode enfraquecer os folículos capilares mais sensíveis ao ponto de perderem a capacidade de produzir o cabelo – o que é chamado de miniaturização capilar.

Além disso, o DHT impacta diretamente o ciclo de crescimento do cabelo no momento em que ele diminui o período da fase anágena e aumenta a fase telógena. Mais especificamente, isso faz com que a fase catágena aconteça antes do que deveria e o resultado é que o cabelo possui menos tempo para crescer e mais tempo para permanecer em repouso. Como consequência, os fios caem, o crescimento desacelera e as áreas calvas aumentam no couro cabeludo. 

Mas aqui vale um adendo! Se você passar por uma queda repentina de cabelo, provavelmente está experienciando o eflúvio telógeno. Isso acontece quando os folículos capilares passam da fase anágena para telógena rapidamente por conta de um episódio traumático e estressante. Assim, uma quantidade grande de fios caem ao mesmo momento, mas após um período, a situação se normaliza e eles voltam a crescer. 

Como promover o crescimento capilar?

Como promover o crescimento capilar? 

Se você sofre com a calvície, não quer dizer que é um caso perdido. Existem diferentes soluções que podem ajudar a promover o crescimento capilar.

Como? Aqui estão alguns métodos que estendem a fase anágena e encurtam a telógena:

  • Minoxidil: em formato tópico ou oral, a medicação atua aumentando o fluxo sanguíneo nos folículos capilares. O medicamento também impulsiona os folículos a entrarem na fase anágena e permanecerem por mais tempo – isso potencializa o crescimento do cabelo. 
  • Finasterida: assim como o Minoxidil, a Finasterida também faz com que os folículos entrem e fiquem por mais tempo na fase anágena, além de permanecerem por menos tempo na fase telógena. No entanto, o mecanismo de ação é um pouco diferente do que o primeiro – acontece que a medicação atua inibindo a enzima 5 alfa redutase, diminuindo a conversão do DHT. Assim, ela previne a miniaturização dos folículos, deixando-os saudáveis por mais tempo. O minoxidil é efetivo em 84% dos casos e a Finasterida em 90%. Juntos, eles possuem eficácia de 94%. 
  • Saw Palmetto: já o Saw Palmetto é uma alternativa mais natural à Finasterida e também atua impedindo a produção de DHT. Em uma pesquisa, 60% dos homens que o utilizaram apresentaram aumento no crescimento capilar. 

Resumindo…

O ciclo de crescimento do cabelo se desenvolve em três estágios principais: fase anágena, fase catágena e fase telógena. No entanto, há condições que impedem que esse processo ocorra normalmente, como a calvície, cientificamente chamada de alopecia androgenética. 

Nesses casos, medicamentos como o Minoxidil e Finasterida podem ajudar, já que os dois estabilizam o ciclo de crescimento do cabelo e, na maioria dos casos, impulsionam o crescimento capilar. 

Perguntas frequentes:

Quanto tempo dura o ciclo de crescimento capilar?

O ciclo completo pode durar de três anos a dez anos. A maior fase é a anágena, que acontece entre três a dez anos.

O que acontece no ciclo de crescimento capilar quando envelhecemos?

Conforme ficamos mais velhos, a fase anágena diminui e a telógena aumenta. Isso quer dizer que o cabelo possui menos tempo para crescer e mais tempo para ficar em “repouso”, o que desacelera o ciclo como um todo. 

Como tratar a queda capilar e a calvície?

Existem diferentes tratamentos e a combinação do Minoxidil e da Finasterida tem se mostrado uma das mais eficazes.  Além deles, a Dutasterida e o Saw Palmetto também tem se destacado como tratamentos efetivos para a calvície. 

Continue acompanhando nosso blog e aprenda mais sobre queda capilar!

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References

  1. ScienceDirect – Hair Growth – https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/hair-growth

  2. S.Nikfar, M.Jaberidoost (2014). Hair – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780123864543006102

  3. Izabela Urysiak-Czubatka, Małgorzata L. Kmieć, and Grażyna Broniarczyk-Dyła (2014). Assessment of the usefulness of dihydrotestosterone in the diagnostics of patients with androgenetic alopecia – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4171668/

  4. DanlanFu, JunfeiHuang, Kaitao Li, Yuxin Chen, Ye He, Yang Sun, Yilong Guo, Lijuan Du, Qian Qu, YongMiao, Zhiqi Hu (2021). Dihydrotestosterone-induced hair regrowth inhibition by activating androgen receptor in C57BL6 mice simulates androgenetic alopecia – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332221000329

  5. Talel Badri, Trevor A. Nessel, Dinesh Kumar D. (2021). Minoxidil – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482378/

  6. ISHRS – Effectiveness Of 5% Minoxidil In Treating Male-pattern Hair Loss

  7. Use of Finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss)

  8. Combined treatment with oral finasteride and topical minoxidil in male androgenetic alopecia: a randomized and comparative study in Chinese patients

  9. Prager, N., Bickett, K., French, N., & Marcovici, G. (2002). A randomized, double-blind, placebo-controlled trial to determine the effectiveness of botanically derived inhibitors of 5-alpha-reductase in the treatment of androgenetic alopecia. Journal of alternative and complementary medicine (New York, N.Y.), 8(2), 143–152. https://doi.org/10.1089/acm.2002.8.143

  10. Clark, R. V., Hermann, D. J., Cunningham, G. R., Wilson, T. H., Morrill, B. B., & Hobbs, S. (2004). Marked suppression of dihydrotestosterone in men with benign prostatic hyperplasia by dutasteride, a dual 5alpha-reductase inhibitor. The Journal of clinical endocrinology and metabolism, 89(5), 2179–2184. https://doi.org/10.1210/jc.2003-030330

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos