Filtros

Áreas afetadas pela calvície
Idade
Tratamento
Duração do tratamento
Saúde Sexual

Como melhorar a ereção? 10 dicas para pôr em prática

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 8 de abril 2024

Se seu desempenho sexual não está indo tão bem quanto gostaria, saiba que esse não é o fim do mundo. Existem diferentes formas de melhorar a saúde sexual e nós separamos algumas delas para você conhecer.

Adote um estilo de vida saudável

Quando se fala em problemas com ereção, o primeiro passo é checar como anda o estilo de vida de quem sofre com ela. Isso porque geralmente a equação é a seguinte: estilo de vida saudável = boa saúde sexual, mas vamos ao que interessa, conheça alguns pontos para ficar de olho:

Faça exercícios

Aeróbicos

Exercícios aeróbicos melhoram a saúde cardiovascular – e ela é essencial para ter ereções saudáveis. Assim, a atividade física regular ajuda na circulação sanguínea, ajudando a aumentar o níveis de óxido nítrico, uma substância importante para a função erétil. 

Resumindo, os exercícios são bons aliados para melhorar o desempenho sexual. Apenas evite andar de bicicleta por muito tempo e em dias seguidos, já que isso pode afetar a ereção.

Pélvicos

Além dele, há exercícios específicos que ajudam a ter ereções mais potentes – e que têm sido comprovados cientificamente.

  • Kegel

Kegel é o nome dado para exercícios para o assoalho pélvico que ajudam a lidar com a impotência sexual e ejaculação precoce. Um estudo mostrou que o Kegel ajudou 40% de homens com disfunção erétil a voltarem a ter ereções normais, além de também contribuir para que 30% dos participantes da pesquisa melhorassem o desempenho sexual significativamente. 

Exercícios pélvicos trabalham o músculo que ajuda a manter a ereção – ele é também aquele que você aciona quando segura o xixi. Para praticar, contraia esse músculo e segure por 5 segundos e, então, relaxe-o. Faça isso 10 vezes, ou quantas vezes conseguir fazer no início, por algumas vezes durante o dia.

Durma bem

A disfunção erétil tem sido associada a homens que não dormem o tanto que deveriam. Garantir que tenha um sono de qualidade pode melhorar a ereção – e o desejo sexual também. Para dormir bem, diminua o uso do celular e do computador logo antes de dormir. Evitar a ingestão de cafeína durante a noite pode ajudar e se exercitar com regularidade também. 

Encontre meios de lidar com o estresse

A saúde física e mental não são elementos independentes um do outro. O estresse pode ser muito ruim para sua saúde física, o que pode afetar como as coisas acontecem entre quatro paredes. 

Quando estamos estressados, o cérebro libera cortisol e adrenalina, substâncias que interferem na ação dos hormônios sexuais. Na prática, isso se reflete com a diminuição do desejo sexual e com os problemas na ereção.

Tente meditar ou fazer exercícios de atenção plena para controlar o estresse – mas, se não funcionar, o importante mesmo é encontrar o método que te faça se sentir bem.

Diminua o consumo de álcool

Evidências sugerem que pessoas que ingerem bebidas alcoólicas com frequência têm maior tendência de desenvolver impotência sexual. A questão é que a substância tem efeito depressor, o que diminui o desejo sexual e, como o cigarro, o consumo de álcool pode contribuir para o surgimento de problemas de ereção por reduzir fluxo sanguíneo para o pênis.

Assim, reduzir o consumo de álcool pode te ajudar a ter ereções melhores e por mais tempo – e ainda dá uma força para sua libido também.

Evite fumar

Existem muitos estudos que associam o cigarro com a disfunção erétil, por danificar os vasos sanguíneos e, assim, prejudicar o fluxo sanguíneo. Ou seja, parar de fumar é uma das melhores formas de melhorar o desempenho sexual.

Fique atento à alimentação

Seu corpo responde à forma como se alimenta. Se você quer melhorar seu desempenho sexual, prestar atenção na própria alimentação é uma estratégia interessante. Aqui, estão algumas dicas:

Diminua o consumo de comidas gordurosas

O consumo exagerado de alimentos com gordura processada multiplica as chances de ter problemas cardíacos, de aumentar o colesterol ruim e a pressão arterial – e isso tudo afeta a sua saúde sexual.

Invista no consumo de frutas

Muitas frutas possuem uma substância chamada de flavonoides. Essa substância funciona como um antioxidante que ajuda a reduzir as chances de doenças cardiovasculares e, segundo estudos recentes, pode prevenir a impotência sexual.

Consuma espinafre, alimento rico em ácido fólico

Homens com disfunção erétil tendem a ter níveis menores de ácido fólico – e, ao normalizar essas taxas, pode ajudar a melhorar a saúde sexual. 

Beba cafeína

Enquanto o cigarro e o álcool podem ser prejudiciais para o desempenho sexual, um outro vício comum – a cafeína – possui efeito oposto. Consumir cafeína em bebidas como chá e café ajuda a relaxar os músculos no interior do pênis, favorecendo o fluxo sanguíneo.

Suplementos que também podem ajudar

Existem alguns substâncias que contribuem com a saúde sexual, aqui estão elas:

Zinco

O Zinco tem se mostrado uma boa opção para tratamentos de impotência sexual entre pessoas com problemas de rins. Estudos revelaram que homens com deficiência de zinco possuem maior tendências de terem testículos menos desenvolvidos e contagem de esperma menor – além de serem mais propensos a desenvolverem impotência sexual. 

Assim, a ingestão de Zinco tem sido cotada como uma opção para aumentar a produção de hormônios sexuais, como a testosterona e a prolactina, além de também ser importante para a criação do fluído prostático.

Arginina

A Arginina é um aminoácido presente em carnes vermelhas, peixe e derivados de leite. Sua função inclui a produção de óxido nítrico, uma substância que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e que tem se popularizado no tratamento da disfunção erétil.

Ginseng Panax

O Ginseng Panax é geralmente vendido como uma versão natural do Viagra – e tem se mostrado uma alternativa interessante para ter ereções mais potentes. Isso porque ele atua aumentando o fluxo sanguíneo, além de possuir propriedades afrodisíacas. 

Converse com seu parceiro

Às vezes o problema nem é físico, simplesmente, você não está totalmente satisfeito com sua vida sexual – isso é normal e pode acontecer tanto com homens em relacionamentos sérios ou para os solteiros.

Conversar com seu/sua parceiro(a) sobre como está se sentindo sobre isso é um passo importante. Tenha uma conversa honesta (afinal, os dois estão envolvidos nisso) e deixe claro que não há nada de errado entre vocês.

Tente algo novo

Apimentar a relação a quatro paredes pode ser uma boa forma de melhorar a vida sexual. Isso pode ser feito por meio de posições diferentes ou até acessórios que ajudem a trazer a chama que está faltando.

Você também pode tentar se soltar um pouco dos padrões convencionados sobre o sexo e viver o momento a dois verdadeiramente. Relaxar e aproveitar a conexão com o parceiro é muito importante também.

Está com problemas de ereção?

É normal ter problemas na hora h uma vez ou outra, mas se os sintomas persistem é importante tentar entender o que está acontecendo para solucionar a impotência sexual. Nós fizemos um conteúdo completo sobre problemas de ereção, que tal ler?

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.


References
icon¹

Akio Sato, Akira Takeda (2012). Evaluation of efficacy and safety of finasteride 1 mg in 3177 Japanese men with androgenetic alopecia: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21980923/

icon²

Hu, R., Xu, F., Sheng, Y., Qi, S., Han, Y., Miao, Y., Rui, W., & Yang, Q. (2015). Combined treatment with oral finasteride and topical minoxidil in male androgenetic alopecia: a randomized and comparative study in Chinese patients. Dermatologic therapyscribble-underline, 28scribble-underline(5), 303–308. https://doi.org/10.1111/dth.12246

icon³

EMC -Finasteride 1 mg Film-coated Tablets: https://www.medicines.org.uk/emc/product/6044/smpc

icon

EMC –Regaine for Men Extra Strength Scalp Solution 5% w/v Cutaneous Solution: https://www.medicines.org.uk/emc/product/5765/smpc#INDICATIONS

icon

Evron, E., Juhasz, M., Babadjouni, A., & Mesinkovska, N. A. (2020). Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin appendage disordersscribble-underline, 6scribble-underline(6), 329–337. https://doi.org/10.1159/000509905

icon

Zhou, Z., Song, S., Gao, Z., Wu, J., Ma, J., & Cui, Y. (2019). The efficacy and safety of dutasteride compared with finasteride in treating men with androgenetic alopecia: a systematic review and meta-analysis. Clinical interventions in agingscribble-underline, 14scribble-underline, 399–406. https://doi.org/10.2147/CIA.S192435

Leitura adicional
card-image
Saúde Sexual
Guia completo sobre disfunção erétil
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, afetando aproximadamente 45% dos brasileiros.
card-image
Saúde Sexual
Tratamentos para impotência sexual: quais são realmente eficazes?
A impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, é um problema comum entre homens.
card-image
Saúde Sexual
7 ações para potencializar o tratamento para disfunção erétil
Quando fazemos um tratamento, queremos que ele funcione, não é? Os medicamentos utilizados contra a disfunção erétil já são muito eficazes, mas existem algumas ações simples que podem ajudar a garantir os resultados que deseja com as suas ereções.
card-image
Saúde Sexual
Ereção: o que é, quais os tipos e como melhorar?
A ereção é um processo natural entre homens, mas mesmo assim ainda é um tabu para muitos deles.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade