Queda Capilar

O que é um tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT?

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 19 de abril 2024
Em 30 segundos…

O tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT é uma opção popular contra a calvície. Sozinhos, os tratamentos já são eficazes, mas quando utilizados em conjunto, oferecem efeitos complementares que, no final do dia, ajudam a ter ainda mais resultados contra queda capilar. Nesse artigo, vamos falar sobre esse tipo de tratamento, explicando um pouco melhor sobre cada componente e como eles agem contra a calvície. Leia mais! 

A queda de cabelo é uma condição que afeta boa parte dos homens – tanto é que a Organização Mundial da Saúde afirma que metade da população masculina mundial sofrerá com calvície até os 50 anos. Atualmente, existem medicamentos comprovados que atuam interrompendo o processo de afinamento dos fios e favorecendo o crescimento do cabelo e é sobre eles que vamos falar!

Mas antes de te explicar sobre o tratamento combinado entre o Minoxidil e um bloqueador de DHT, e os seus resultados no combate à queda capilar, achamos interessante passar por cada medicamento individualmente, vamos a eles? 


Minoxidil

O Minoxidil é um medicamento para calvície que atua como um vasodilatador, gerando maior circulação de oxigênio e nutrientes nos folículos capilares. A medicação também aumenta a fase de crescimento do cabelo, o que contribui para o crescimento do cabelo na região em que é aplicado.

O medicamento possui duas vias de administração disponíveis, de uso tópico (quando é aplicado na área afetada) ou oral. Além disso, o minoxidil tópico é considerado a medicação mais eficaz

O medicamento possui duas vias de administração disponíveis e uma delas é o de uso tópico (quando é aplicado na área afetada), que é considerado a medicação tópica mais eficaz para queda capilar. Além dele, também o minoxidil oral, indicado para maior praticidade e eficácia.

Bloqueadores de DHT

Os bloqueadores de DHT são, na verdade, inibidores da 5 alfa redutase, enzima responsável por converter a testosterona no DHT, um hormônio sexual masculino com função relevante no corpo. Ao mesmo tempo em que ajuda na formação de características biológicas masculinas, ele é responsável pelo processo de miniaturização dos folículos capilares, fazendo com que enfraqueçam e diminuam ao ponto de não conseguirem mais produzir novos fios de cabelo.

Isso não acontece do dia para a noite, mas quanto antes começar a combater os efeitos do DHT no couro cabeludo, maiores as chances de reverter a calvície e conservar o cabelo em toda a cabeça. Agora que você já sabe sobre o conceito de bloqueador de DHT, podemos falar sobre cada um deles:

  • Finasterida

A Finasterida é um dos medicamentos orais mais receitados contra a queda capilar masculina. A medicação é um dos bloqueadores de DHT disponíveis no mercado mais utilizados, e oferece resultados positivos contra calvície para 9 a cada 10 homens que a utilizam.

  • Dutasterida

Como falamos acima, os bloqueadores de DHT impedem a ação da enzima 5-alfa-redutase e a Dutasterida cumpre esse papel. Só que aqui entra um detalhe específico da medicação: como existe mais de um tipo dessa enzima, esse medicamento inibe a ação da 5 alfa redutase I e II, enquanto a Finasterida bloqueia a ação apenas da alfa redutase II. 

Devido a essa maior “cobertura”, surgiram hipóteses de que a Dutasterida seria mais eficaz do que a Finasterida no tratamento da calvície – que depois foram comprovadas por um estudo que mostrou que a medicação foi 29% mais efetiva para bloquear os causadores da queda capilar. 

  • Saw Palmetto

O Saw Palmetto aparece como uma opção mais natural para homens que desejam tratar a queda de cabelo, já que é produzido a partir do extrato do fruto da Serenoa Repens. Mas não se engane! A origem mais natural não tira da medicação a eficácia contra a queda de cabelo, já que estudos comprovaram que ela foi responsável pela melhora na qualidade dos fios em 60% dos participantes e estabilizou o quadro de calvície em 52% dos casos. 

Por que fazer tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT?

Se você chegou até aqui, talvez já consiga imaginar porque os dois medicamentos são utilizados juntos. Cada um ataca uma frente: enquanto os bloqueadores de DHT inibem a causa da queda de cabelo, o Minoxidil age contribuindo com o crescimento de novos fios, prolongando essa fase de crescimento capilar.

E existem estudos que comprovam a eficácia dos resultados do tratamento combinado entre o Minoxidil e o bloqueador de DHT. Uma pesquisa realizada mostrou que o uso das duas medicações ao mesmo tempo ajudou mais de 94% dos participantes no combate da queda de cabelo.

Além da combinação do Minoxidil com a Finasterida, também podem ser realizados tratamentos associando o vasodilatador Minoxidil com a Dutasterida ou o Saw Palmetto, conforme a prescrição do médico.

É seguro fazer esse tratamento de calvície?

Como qualquer tratamento, os efeitos colaterais podem ocorrer. No caso do tratamento combinado entre o Minoxidil e um bloqueador de DHT, os riscos não ficam maiores por conta da associação dos dois medicamentos e isso foi provado no estudo que mencionamos acima.

O que você deve ter em mente é que os mesmos efeitos que poderiam acontecer com o uso isolado de cada medicamento, também ocorrer com esse tipo de tratamento, que são:

Minoxidil

  • Irritação e coceira no couro cabeludo
  • Crescimento de pelo indesejado em regiões além do couro cabeludo que o medicamento entrar em contato
  • Cefaleia e taquicardia reflexa (muito raro)

Bloqueadores de DHT

Finasterida

  • Erupção cutânea
  • Sensibilidade ao redor dos mamilos
  • Diminuição da libido
  • Dor testicular
  • Impotência sexual
  • Baixa qualidade seminal
  • Depressão
  • Mau humor
  • Palpitações

Dutasterida

  • Erupção cutânea
  • Sensibilidade ao redor dos mamilos
  • Diminuição da libido
  • Dor testicular
  • Impotência sexual
  • Baixa qualidade seminal
  • Depressão
  • Mau humor
  • Palpitações

Saw Palmetto

  • Náusea
  • Distúrbios estomacais
  • Dor abdominal
  • Prisão de ventre e diarreia
  • Retenção urinária
  • Dores de cabeça
  • Aumento da pressão arterial
  • Diminuição da libido
  • Impotência sexual

Em geral, os efeitos colaterais são raros, mas se experienciar algum deles, peça ajuda médica, ok?

Agora que você já sabe mais sobre o tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT, o que acha de aprender se a calvície é hereditária ou não? Até o próximo post! 

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References
icon¹

Clark, R. V., Hermann, D. J., Cunningham, G. R., Wilson, T. H., Morrill, B. B., & Hobbs, S. (2004). Marked suppression of dihydrotestosterone in men with benign prostatic hyperplasia by dutasteride, a dual 5alpha-reductase inhibitor. The Journal of clinical endocrinology and metabolismscribble-underline, 89scribble-underline(5), 2179–2184. https://doi.org/10.1210/jc.2003-030330 

icon²

Dhurat, R., Sharma, A., Rudnicka, L., Kroumpouzos, G., Kassir, M., Galadari, H., Wollina, U., Lotti, T., Golubovic, M., Binic, I., Grabbe, S., & Goldust, M. (2020). 5-Alpha reductase inhibitors in androgenetic alopecia: Shifting paradigms, current concepts, comparative efficacy, and safety. Dermatologic therapyscribble-underline, 33scribble-underline(3), e13379. https://doi.org/10.1111/dth.13379

icon³

Hu, R., Xu, F., Sheng, Y., Qi, S., Han, Y., Miao, Y., Rui, W., & Yang, Q. (2015). Combined treatment with oral finasteride and topical minoxidil in male androgenetic alopecia: a randomized and comparative study in Chinese patients. Dermatologic therapyscribble-underline, 28scribble-underline(5), 303–308. https://doi.org/10.1111/dth.12246

icon

Liu, L., Zhao, S., Li, F., Li, E., Kang, R., Luo, L., Luo, J., Wan, S., & Zhao, Z. (2016). Effect of 5α-Reductase Inhibitors on Sexual Function: A Meta-Analysis and Systematic Review of Randomized Controlled Trials. The journal of sexual medicinescribble-underline, 13scribble-underline(9), 1297–1310. https://doi.org/10.1016/j.jsxm.2016.07.006 

icon

Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapyscribble-underline, 13scribble-underline, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907

icon

Shapiro, J., & Kaufman, K. D. (2003). Use of finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss). The journal of investigative dermatology. Symposium proceedingsscribble-underline, 8scribble-underline(1), 20–23. https://doi.org/10.1046/j.1523-1747.2003.12167.x

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade