Filtros

Áreas afetadas pela calvície
Idade
Tratamento
Duração do tratamento
Queda Capilar

Efeito shedding: tudo o que você precisa saber sobre ele

Já ouviu falar no Efeito Sheddingscribble-underline? Ele é o nome dado para um fenômeno que pode acontecer com alguns homens no início do tratamento de queda capilar com o Minoxidil. Nós explicamos tudo o que você precisa saber no artigo a seguir, veja! 

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 3 de maio 2024

O que é?

O Efeito Shedding é um processo que pode acontecer durante as primeiras semanas do tratamento com Minoxidil. Quando ele ocorre, muitas pessoas tem a impressão de que o cabelo está caindo mais, mas você vai ver que na verdade, isso é um sinal de que o tratamento está acontecendo. 

Como e por que acontece?

E, para que saiba melhor o porquê ele acontece, você precisa entender um pouco o ciclo de crescimento do cabelo! Por aqui, é importante que saiba que ele é divido em três fases – e cada uma tem sua importância para a saúde dos fios.

  • Anágena: é a fase que o cabelo está crescendo. Esse processo dura de três a dez anos. 
  • Catágena: aqui, a produção do cabelo é interrompida durante uma e três semanas. 
  • Telógena: fase que os fios ficam em “repouso” até que a fase anágena comece novamente. Com isso, os fios caem para que novos cresçam. 

Pode soar um pouco estranho, mas a verdade é que nem todos os fios de cabelo estão na mesma fase desse ciclo. Isso explica o fato de que, em cabelos saudáveis, caem cerca de 60 a 100 fios por dia – e isso não faz as pessoas ficarem com menos cabelo.

Bom, mas o que o Minoxidil tem a ver com isso (e o efeito shedding também)?

O Minoxidil age no ciclo capilar, sendo o responsável por acelerar a queda dos fios “velhos”, que estão mais finos e fracos, para que cresça um novo cabelo, dessa vez, mais forte e saudável. É por isso que em alguns casos o efeito shedding acontece e, na verdade, ele não é a queda do cabelo, mas sim a troca dos fios.

Quando ocorre e quanto tempo dura?

O normal é que o efeito shedding aconteça apenas entre a 2ª e a 8ª semana de uso do Minoxidil, ou seja, até mais ou menos o segundo mês de tratamento. Se os sintomas persistirem por muito tempo, é importante que peça a ajuda de um médico para entender porque isso está acontecendo! 

Por que é um sinal positivo sobre o tratamento?

Bom, essa “queda” – que, na verdade, é uma troca de fios – demonstra que o remédio para calvície já está fazendo efeito no seu couro cabeludo e que, dentro de um tempinho novos fios vão começar nascer. 

Só acontece com o Minoxidil?

Sim! O Minoxidil é o único tratamento para calvície que age diretamente no ciclo do crescimento do cabelo e, por isso, é o único que pode causar o efeito shedding. Mas se você chegou até aqui já entendeu que não é um motivo para se preocupar, né?

O que acontece depois dele? Quando os resultados do Minoxidil começam a aparecer?

Depois do primeiros meses do uso do Minoxidil – e da possível ocorrência do efeito shedding – a tendência é que a melhora no crescimento dos fios seja cada vez mais evidente. É que nos primeiros meses, a mudança é interna e acontece nos folículos capilares, que são pequenas estruturas no couro cabeludo onde o cabelo cresce, depois que o ciclo de crescimento dos fios reinicia e se reestabelece, aí sim, a melhora passa a ser evidente a olho nu. 

Mas vale lembrar que, como outros tratamentos para calvície, os resultados só persistem com a recorrência do tratamento. Ou seja, quando o uso do remédio para calvície é paralisado, os efeitos positivos vão se perdendo com o tempo, podendo se reverter completamente ao final de um ano. 

Quais são outros efeitos colaterais do Minoxidil?

Assim como outros medicamentos, o Minoxidil pode ter efeitos colaterais, mas a boa notícia é que eles são raros. Nós detalhamos todos eles em um outro post aqui no blog, que tal ver? 

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References
icon¹

Minoxidil In Treating Male-Pattern Hair Loss – https://ishrs.org/2012/08/26/effectiveness-of-5-minoxidil-in-treating-male-pattern-hair-loss/

icon²

Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapyscribble-underline, 13scribble-underline, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907

icon³

Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapyscribble-underline, 13scribble-underline, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907

icon

Jimenez-Cauhe, J., Saceda-Corralo, D., Rodrigues-Barata, R., Hermosa-Gelbard, A., Moreno-Arrones, O. M., Fernandez-Nieto, D., & Vaño-Galvan, S. (2019). Effectiveness and safety of low-dose oral minoxidil in male androgenetic alopecia. Journal of the American Academy of Dermatologyscribble-underline, 81scribble-underline(2), 648–649. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2019.04.054

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade