Algumas pessoas podem ter dificuldade para dormir, o que pode acabar levando à procura de remédios naturais.
Existem, atualmente, algumas opções e neste artigo vamos te falar quais são as mais conhecidas. Que tal continuar lendo para entender um pouco mais?
Contents
Melatonina
A Melatonina é conhecida por auxiliar no tratamento de alguns casos de distúrbios do sono.
Segundo estudos, a substância tem função de regular o ritmo biológico do corpo, de acordo com o ciclo circadiano.
Vale lembrar que o ciclo circadiano é o ritmo em que o corpo realiza diversas funções ao longo do dia, se caracterizando como uma divisão entre dia e noite, sendo que a luz solar é o principal fator que influencia esse ciclo. Conforme estamos expostos à luz, o corpo libera os hormônios corretos para o bom funcionamento do organismo e para conseguirmos realizar várias atividades diárias, tais como: comer, dormir, acordar, entre outras.
E justamente porque a Melatonina ajuda a regular o ritmo biológico do corpo que existem casos de suplementação da substância para auxiliar a dormir, especialmente na população com mais idade, já que, conforme envelhecemos, a produção da substância pelo corpo reduz naturalmente.
Apesar de muitos benefícios, a automedicação desta substância não é recomendada. Isso porque a dosagem pode variar de pessoa para pessoa e o médico precisa investigar quais as possíveis causas do distúrbio do sono para início de um tratamento adequado.
Valeriana
A valeriana é uma planta que tem propriedades medicinais para tratar distúrbios do sono, reduzir estresse e ansiedade.
Isso porque ela possui compostos sesquiterpênicos, que têm propriedades calmantes e sedativas, com ação tranquilizadora, o que pode ajudar a melhorar a noite de sono. No entanto, apesar de benéfica, muitas pesquisas mostram a necessidade de conhecer mais sobre o uso desta planta para ajudar no tratamento de distúrbios do sono.
Camomila
Chá de camomila é uma delícia, não é mesmo? E talvez, pelo menos uma vez na sua vida, você já tomou ele antes de dormir com a ideia de ter uma noite de sono melhor.
E você não está totalmente errado em apostar neste remédio natural!
A camomila é uma planta que ajuda a acalmar, relaxar e diminuir o estresse, fatores que, muitas vezes, podem atrapalhar uma boa noite de sono. Inclusive, um estudo mostrou que a administração da camomila pareceu ser eficaz na melhoria da qualidade do sono.
Ashwagandha
Ela é extraída de um pequeno arbusto que cresce na Índia e em algumas regiões da África e pode auxiliar a reduzir o estresse, ansiedade e no tratamento de distúrbios de sono. Um estudo com estudantes universitários demonstrou o impacto positivo da ashwagandha, que foi considerada uma forma segura e eficaz para controlar o estresse e os impactos negativos dele no sono.
Gaba
Gaba é a sigla inglesa da palavra Gamma-AminoButyric Acid, que em português é ácido gama-aminobutírico.
Ele atua como um mensageiro químico que repassa informações de um neurônio para outro, regulando o sistema nervoso e que é secretado principalmente à noite, durante repouso.
Portanto, é produzido naturalmente pelo organismo e promove o relaxamento por meio da redução dos estímulos dos neurônios.
Assim,o Gaba auxilia a inibir ações do sistema nervoso e a pessoa, consequentemente, pode ter sensação de sono. No entanto, é preciso cuidado com a suplementação desta substância, uma vez que um estudo de 2015, publicado na revista Frontiers in Psychology, mostrou que apesar do Gaba ser suplementado para ajudar a acalmar e induzir ao sono e relaxamento, o mecanismo de ação dele no organismo ainda é pouco conhecido.
Passiflora
A passiflora – que é a flor do maracujá – é conhecida por sua ação como calmante natural e alívio dos sintomas da ansiedade.
Por isso que ela também pode ser receitada para tratar sintomas de distúrbios de sono.
Isso porque ela contém uma substância que age no sistema central e que auxilia a criar a sensação de relaxamento.
Inclusive, estudos com essa planta mostram que a passiflora pode ser considerada como um indutor de sono apropriado, além de reduzir o tempo que demoramos para dormir.
A passiflora pode ser consumida de diferentes formas: chá, comprimidos e com conta-gotas, mas é necessário que o médico prescreve o uso da substância.
L-triptofano
O L-triptofano é um aminoácido encontrado na forma de suplemento alimentar e pode auxiliar a tratar casos de distúrbio de sono, como também no tratamento da depressão ou ansiedade.
Há muitos estudos com pessoas que sofrem de insônia que mostram que os efeitos do L-triptofano produzem um aumento de sonolência e diminuição no tempo que elas demoram para dormir.
Isso porque, o L-triptofano é metabolizado pelo organismo e se transforma em serotonina, um neurotransmissor importante para regular o sono.
No entanto, apesar de auxiliar, lembre-se que nenhum remédio para dormir deve ser usado sem a indicação do seu médico, afinal, cada organismo é único e pode reagir de forma diferente, além da necessidade de doses que variam de pessoa para pessoa.
Não se esqueça de se consultar com o seu médico para o tratamento adequado de distúrbios de sono, tá bom?
Esperamos que este conteúdo te ajude a ter noites ainda melhores. Bons sonhos e até breve.