Sono

Como dormir melhor: 20 dicas essenciais

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 18 de fevereiro 2022
Saiba mais

Em 30 segundos…

A solução para dormir melhor não é única para todos, então reserve um tempo para construir sua rotina com dicas baseadas em evidências e entender o que funciona para você.

Uma boa noite de sono requer preparação. Otimize seu corpo aprimorando sua dieta e rotina e combine-as com um ambiente preparado para dormir.

Não consegue dormir? Você não está sozinho. Todos nós conhecemos algumas dicas para ter uma boa noite de sono, e as pesquisas mostram que os resultados são mais do que reais. A perda de sono afeta os hormônios, atrapalha os exercícios e as funções cerebrais e pode influenciar no ganho de peso. As oito horas de sono recomendadas melhoram seu humor, aumentam o desempenho e trazem benefícios para a saúde a longo prazo.

Neste artigo, compartilharemos 20 dicas para dormir melhor. Desde otimizar sua dieta e rotina, até sugestões de remédios e aplicativos para experimentar, há muitas maneiras de melhorar o seu sono. Veja!

Como dormir melhor

Prepare seu corpo para dormir

O sono é tão importante para a saúde quanto a prática regular de exercícios. Para se exercitar bem, você precisa dormir bem e vice-versa.

1.Otimize sua dieta . Vitaminas B e magnésio são nutrientes que podem melhorar o sono. Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, feijão e grãos inteiros são boas fontes.

2.Reduza a cafeína. O café estimula o sistema nervoso, aumentando a concentração e a energia, mas use apenas de manhã. Os efeitos da cafeína podem durar de 6 a 8 horas , evitando que seu corpo relaxe à noite.

3.Evite grandes refeições antes de dormir. Se você estiver muito cheio, deitar pode causar azia . Seu corpo está processando ativamente a refeição e o aumento de energia da comida que você está digerindo vai atrapalhar seu sono.

4.Não beba álcool antes de dormir também. O álcool ajuda a induzir a sonolência, mas também atrapalha sua respiração, impedindo você de entrar no estágio de sono REM.

5.Exercite-se. Cardio, treinamento de força e ioga podem ajudá-lo a dormir melhor. O cardio moderado aumenta o sono de ondas lentas ou ‘sono profundo’. O desenvolvimento muscular pode ajudá-lo a acordar com menos frequência durante a noite, e a ioga pode ajudá-lo a fazer uma transição mais fácil para o sono.

6.Considere a exposição à luz. Seu corpo tem um ciclo diário natural de mudanças físicas, mentais e comportamentais que respondem principalmente à luz, conhecido como ritmo circadiano. 30 a 45 minutos de exposição à luz solar natural durante o dia ajudam a mantê-lo em sincronia, o que melhora a qualidade e a duração do sono à noite.

7.Se você não puder sair, procure outras maneiras de aumentar sua exposição à luz durante o dia, como uma lâmpada para transtorno afetivo sazonal (SAD). Eles também podem estimular o cérebro a aumentar a produção de serotonina , o hormônio que melhora o humor.

8.Reduza a luz azul à noite. A luz dos seus dispositivos eletrônicos é semelhante em comprimento de onda à luz do sol, o que reduz a produção de melatonina, o hormônio que o deixa sonolento. Se você não pode limitar seu tempo de tela, considere usar óculos com filtro de luz azul ou use um aplicativo para reduzir a luz azul de seu dispositivo. Experimente f.lux no seu computador, Twilight no Android e se você estiver no iOS, certifique-se de usar o modo Night Shift.

9.Considere medicamentos que sincronizam a resposta do seu corpo à luz. A melatonina auxilia o seu corpo a dormir, permitindo que ele saiba que é noite, para que você possa adormecer com mais facilidade e ter um sono melhor.

Prepare o seu quarto para o sono

Se seu corpo está preparado, mas você ainda não consegue dormir, outros fatores podem estar deixando você na mão. É nessa hora que sua atenção deve se voltar para o ambiente ao seu redor.

10.Otimize seu quarto. O lugar ideal é fresco, escuro e confortável. Use cortinas blackout, invista em um bom colchão e travesseiros, minimize ruídos incômodos, e mantenha seu ambiente com temperatura constante entre 16 e 24 ° C.

11.Não trabalhe do quarto. Associe sua cama a apenas duas coisas: sono e sexo. Isso ajudará seu cérebro a dormir quando for necessário.

12.Desestresse! Se você está perdendo o sono e se preocupando, designe um horário específico durante o dia para tratar das preocupações que o incomodam. Conforme esses pensamentos surgirem, programe-os em sua agenda: a prática o ajudará a gerenciar as preocupações de forma produtiva.

13.Experimente meditar. A meditação pode reduzir o estresse e até mesmo ajudar a controlar a dor. Se você ainda não meditou, comece focando em técnicas de respiração mais lentas ou use um aplicativo como Headspace ou Digipill para guiá-lo.


14.Aperfeiçoe sua rotina . Uma boa noite de sono requer consistência. Preparar seu corpo com atividades regulares de promoção do sono, ajuda a criar novos hábitos e, como consequência, também contribui para dormir melhor.

15.Sinta prazer. Fazer sexo ou se masturbar antes de dormir pode ajudar a melhorar o sono. Após o orgasmo, seu corpo libera oxitocina, o hormônio que faz você se sentir seguro e tranquilo. O sexo também pode diminuir seus níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.

16.Prepare um pouco de chá de camomila. O extrato de camomila contém um antioxidante chamado apigenina, que se liga aos receptores no cérebro e funciona como um agente ansiolítico.

17.Visualize-se dormindo. Feche os olhos e diminua a respiração. Examine seu corpo em busca de tensão e, ao expirar, imagine-a deixando seu corpo. Você está enganando seu corpo para desacelerar enquanto ajuda sua mente a relaxar.

18.Faça alongamento. Isso também promove a atenção plena , atraindo a atenção para o corpo, e não para o estresse do dia. Você vai soltar os músculos, aliviando a tensão e o desconforto. Além disso, exercícios leves de levantamento de perna ou agachamento ajudam a direcionar o fluxo de sangue para longe do cérebro, contribuindo com o relaxamento.

19.Ouça um podcast. Podcasts que induzem ao sono, como ‘ Get Sleepy’ , ‘ Sleep Whispers ‘, ‘ Slow Radio ‘ e `Sleep With Me ́ são calmantes e ajudam a adormecer. Muitos aplicativos de podcast, incluindo Apple Podcasts, Google Podcasts e Pocket Casts, também possuem um recurso de temporizador que pausa um programa após um período de tempo.

20.Experimente aplicativos com sequências de sons relaxantes, como Noisli , Pzizz ou Relax Melodies.

Se você não consegue dormir, não se preocupe. Você faz parte dos 65% dos brasileiros com problemas de sono. O importante é não se julgar: evite entrar nesse “ciclo vicioso” de perda de sono e ansiedade em relação ao problema. Em vez disso, adote uma abordagem metódica para adotar novos hábitos de sono, desde melhorar sua dieta e rotina até o uso de medicamentos, e depois observe os resultados. Com o tempo, você encontrará uma solução para dormir melhor, do seu jeito. Boa sorte!

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References
icon¹

Janmejai K Srivastava, Eswar Shankar e Sanjay Gupta (2010). Camomila: um medicamento à base de ervas do passado com futuro brilhante: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/ 

icon²

Kenneth L Lichstein, PhD, Kristen L Payne, MA, James P Soeffing, MA, H Heith Durrence, PhD, Daniel J Taylor, PhD, Brant W Riedel, PhD, e Andrew J Bush, PhD (2008). Vitaminas e sono: um estudo exploratório: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2174691/

icon³

Yingting Cao, Shiqi Zhen, Anne W. Taylor, Sarah Appleton, Evan Atlantis e Zumin Shi (2018). Sintomas de ingestão de magnésio e distúrbios do sono: descobertas do estudo de nutrição de Jiangsu em adultos chineses em acompanhamento de cinco anos; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6212970/

icon

Frances O’Callaghan, Olav Muurlink e Natasha Reid (2018). Efeitos da cafeína na qualidade do sono e funcionamento diurno: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6292246/

icon

Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais – Quais são os sintomas de RGE e DRGE ?: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/acid-reflux-ger-gerd-adults/ sintomas-causas

icon
icon
icon

Lee T. Ferris, James S. Williams, Chwan Li Shen, Kendra A. O’Keefe e Kimberly B. Hale (2005). O treinamento de resistência melhora a qualidade do sono em adultos mais velhos, um estudo piloto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3887339/

icon

Jeanne F. Duffy, MBA, Ph.D. e Charles A. Czeisler, Ph.D., MD (2009). Efeito da luz na fisiologia circadiana humana: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2717723/

icon¹⁰

Educação para o sono – Como o transtorno afetivo sazonal perturba o sono: http://sleepeducation.org/news/2020/02/19/how-seasonal-affective-disorder-disrupts-sleep

icon¹¹

Harvard Health Letter – A luz azul tem um lado escuro: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/blue-light-has-a-dark-side

icon¹²

Sleep.org – A temperatura ideal para dormir: https://www.sleep.org/articles/temperature-for-sleep/

icon¹³

Sleep Foundation.org – Como a meditação pode tratar a insônia: https://www.sleepfoundation.org/articles/how-meditation-can-treat-insomnia

icon¹⁴

Headspace – Mindfulness para sua vida cotidiana: https://www.headspace.com/

icon¹⁵

Michele Lastella, Catherine O’Mullan, Jessica L. Paterson e Amy C. Reynolds (2019). Sexo e sono: percepções do sexo como um comportamento promotor do sono na população adulta em geral: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6409294/

icon¹⁶

Fang Wang , Othelia Eun-Kyoung Lee, Fan Feng, Michael V. Vitiello, Weidong Wang, Herbert Benson, Gregory L. Fricchione, John W. Denninger (2015). O efeito do movimento meditativo na qualidade do sono: uma revisão sistemática: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1087079215001604?via%3Dihub

icon¹⁷

Fique sonolento: meditação e histórias do sono – https://podcasts.apple.com/gb/podcast/get-sleepy/id1487513861

icon¹⁸
icon¹⁹
icon²⁰
icon²¹
icon²²

Pzizz – Durma, tire uma soneca, concentre-se – https://apps.apple.com/ee/app/pzizz-sleep-nap-focus/id915664862

icon²³
icon²⁴
icon²⁵
icon²⁶
icon²⁷
icon²⁸

NHS – Problemas de sono no Reino Unido em destaque: https://www.nhs.uk/news/lifestyle-and-exercise/sleep-problems-in-the-uk-highlighted/  


Leitura adicional

card-image
Sono
Melatonina ajuda a dormir melhor?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Por que estou sempre cansado e sem energia?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Quantas horas precisamos dormir?
Dormir faz bem para nossa saúde, isso é um consenso. O sono ajuda a combater doenças, a melhorar a concentração e a consolidar a memória – além de vários outros benefícios que aumentam a qualidade de vida.
card-image
Sono
Por que acordo após duas horas de sono?
“Por que acordo após duas horas de sono?” Antes de começar a falar sobre o assunto, é importante enfatizar que é normal acordarmos durante a noite. Isso porque o ciclo do sono dura entre aproximadamente 70 e 120 minutos, e é muito comum acordarmos rapidamente entre um ciclo e outro.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade