Como dormir melhor: 20 dicas essenciais

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
18 de fevereiro 2022

Em 30 segundos…

A solução para dormir melhor não é única para todos, então reserve um tempo para construir sua rotina com dicas baseadas em evidências e entender o que funciona para você.

Uma boa noite de sono requer preparação. Otimize seu corpo aprimorando sua dieta e rotina e combine-as com um ambiente preparado para dormir.

Não consegue dormir? Você não está sozinho. Todos nós conhecemos algumas dicas para ter uma boa noite de sono, e as pesquisas mostram que os resultados são mais do que reais. A perda de sono afeta os hormônios, atrapalha os exercícios e as funções cerebrais e pode influenciar no ganho de peso. As oito horas de sono recomendadas melhoram seu humor, aumentam o desempenho e trazem benefícios para a saúde a longo prazo.

Neste artigo, compartilharemos 20 dicas para dormir melhor. Desde otimizar sua dieta e rotina, até sugestões de remédios e aplicativos para experimentar, há muitas maneiras de melhorar o seu sono. Veja!

Como dormir melhor? 20 ideais que podem ajudar contra os problemas de sono

Prepare seu corpo para dormir

O sono é tão importante para a saúde quanto a prática regular de exercícios. Para se exercitar bem, você precisa dormir bem e vice-versa.

1.Otimize sua dieta . Vitaminas B e magnésio são nutrientes que podem melhorar o sono. Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, feijão e grãos inteiros são boas fontes.

2.Reduza a cafeína. O café estimula o sistema nervoso, aumentando a concentração e a energia, mas use apenas de manhã. Os efeitos da cafeína podem durar de 6 a 8 horas , evitando que seu corpo relaxe à noite.

3.Evite grandes refeições antes de dormir. Se você estiver muito cheio, deitar pode causar azia . Seu corpo está processando ativamente a refeição e o aumento de energia da comida que você está digerindo vai atrapalhar seu sono.

4.Não beba álcool antes de dormir também. O álcool ajuda a induzir a sonolência, mas também atrapalha sua respiração, impedindo você de entrar no estágio de sono REM.

5.Exercite-se. Cardio, treinamento de força e ioga podem ajudá-lo a dormir melhor. O cardio moderado aumenta o sono de ondas lentas ou ‘sono profundo’. O desenvolvimento muscular pode ajudá-lo a acordar com menos frequência durante a noite, e a ioga pode ajudá-lo a fazer uma transição mais fácil para o sono.

6.Considere a exposição à luz. Seu corpo tem um ciclo diário natural de mudanças físicas, mentais e comportamentais que respondem principalmente à luz, conhecido como ritmo circadiano. 30 a 45 minutos de exposição à luz solar natural durante o dia ajudam a mantê-lo em sincronia, o que melhora a qualidade e a duração do sono à noite.

7.Se você não puder sair, procure outras maneiras de aumentar sua exposição à luz  durante o dia, como uma lâmpada para transtorno afetivo sazonal (SAD). Eles também podem estimular o cérebro a aumentar a produção de serotonina , o hormônio que melhora o humor.

8.Reduza a luz azul à noite. A luz dos seus dispositivos eletrônicos é semelhante em comprimento de onda à luz do sol, o que reduz a produção de melatonina, o hormônio que o deixa sonolento. Se você não pode limitar seu tempo de tela, considere usar óculos com filtro de luz azul ou use um aplicativo para reduzir a luz azul de seu dispositivo. Experimente f.lux no seu computador, Twilight no Android e se você estiver no iOS, certifique-se de usar o modo Night Shift.

9.Considere medicamentos que sincronizam a resposta do seu corpo à luz. A melatonina auxilia o seu corpo a dormir, permitindo que ele saiba que é noite, para que você possa adormecer com mais facilidade e ter um sono melhor. 

Prepare o seu quarto para o sono

Se seu corpo está preparado, mas você ainda não consegue dormir, outros fatores podem estar deixando você na mão. É nessa hora que sua atenção deve se voltar para o ambiente ao seu redor. 

10.Otimize seu quarto. O lugar ideal é fresco, escuro e confortável. Use cortinas blackout, invista em um bom colchão e travesseiros, minimize ruídos incômodos, e mantenha seu ambiente com temperatura constante entre 16 e 24 ° C.

11.Não trabalhe do quarto. Associe sua cama a apenas duas coisas: sono e sexo. Isso ajudará seu cérebro a dormir quando for necessário.

12.Desestresse! Se você está perdendo o sono e se preocupando, designe um horário específico durante o dia para tratar das preocupações que o incomodam. Conforme esses pensamentos surgirem, programe-os em sua agenda: a prática o ajudará a gerenciar as preocupações de forma produtiva.

13.Experimente meditar. A meditação pode reduzir o estresse e até mesmo ajudar a controlar a dor. Se você ainda não meditou, comece focando em técnicas de respiração mais lentas ou use um aplicativo como Headspace ou Digipill para guiá-lo.


14.Aperfeiçoe sua rotina . Uma boa noite de sono requer consistência. Preparar seu corpo com atividades regulares de promoção do sono, ajuda a criar novos hábitos e, como consequência, também contribui para dormir melhor. 

15.Sinta prazer. Fazer sexo ou se masturbar antes de dormir pode ajudar a melhorar o sono. Após o orgasmo, seu corpo libera oxitocina, o hormônio que faz você se sentir seguro e tranquilo. O sexo também pode diminuir seus níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.

16.Prepare um pouco de chá de camomila. O extrato de camomila contém um antioxidante chamado apigenina, que se liga aos receptores no cérebro e funciona como um agente ansiolítico.

17.Visualize-se dormindo. Feche os olhos e diminua a respiração. Examine seu corpo em busca de tensão e, ao expirar, imagine-a deixando seu corpo. Você está enganando seu corpo para desacelerar enquanto ajuda sua mente a relaxar.

18.Faça alongamento. Isso também promove a atenção plena , atraindo a atenção para o corpo, e não para o estresse do dia. Você vai soltar os músculos, aliviando a tensão e o desconforto. Além disso, exercícios leves de levantamento de perna ou agachamento ajudam a direcionar o fluxo de sangue para longe do cérebro, contribuindo com o relaxamento.

Alongamentos relaxam e ajudam a dormir melhor

19.Ouça um podcast. Podcasts que induzem ao sono, como ‘ Get Sleepy’ , ‘ Sleep Whispers ‘, ‘ Slow Radio ‘ e  `Sleep With Me ́ são calmantes e ajudam a adormecer. Muitos aplicativos de podcast, incluindo Apple Podcasts, Google Podcasts e Pocket Casts, também possuem um recurso de temporizador que pausa um programa após um período de tempo.

20.Experimente aplicativos com sequências de sons relaxantes, como Noisli , Pzizz ou Relax Melodies.

Se você não consegue dormir, não se preocupe. Você faz parte dos 65% dos brasileiros com problemas de sono. O importante é não se julgar: evite entrar nesse “ciclo vicioso” de perda de sono e ansiedade em relação ao problema. Em vez disso, adote uma abordagem metódica para adotar novos hábitos de sono, desde melhorar sua dieta e rotina até o uso de medicamentos, e depois observe os resultados. Com o tempo, você encontrará uma solução para dormir melhor, do seu jeito. Boa sorte!

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References

  1. Janmejai K Srivastava, Eswar Shankar e Sanjay Gupta (2010). Camomila: um medicamento à base de ervas do passado com futuro brilhante: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/

     

  2. Kenneth L Lichstein, PhD, Kristen L Payne, MA, James P Soeffing, MA, H Heith Durrence, PhD, Daniel J Taylor, PhD, Brant W Riedel, PhD, e Andrew J Bush, PhD (2008). Vitaminas e sono: um estudo exploratório: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2174691/

  3. Yingting Cao, Shiqi Zhen, Anne W. Taylor, Sarah Appleton, Evan Atlantis e Zumin Shi (2018). Sintomas de ingestão de magnésio e distúrbios do sono: descobertas do estudo de nutrição de Jiangsu em adultos chineses em acompanhamento de cinco anos; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6212970/

  4. Frances O’Callaghan, Olav Muurlink e Natasha Reid (2018). Efeitos da cafeína na qualidade do sono e funcionamento diurno: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6292246/

  5. Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais – Quais são os sintomas de RGE e DRGE ?: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/acid-reflux-ger-gerd-adults/ sintomas-causas

  6. NHS – Álcool estudado por seu efeito no sono: https://www.nhs.uk/news/food-and-diet/alcohol-studied-for-its-effect-on-sleep/

  7. Johns Hopkins Medicine – exercícios para dormir melhor: https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/exercising-for-better-sleep

  8. Lee T. Ferris, James S. Williams, Chwan Li Shen, Kendra A. O’Keefe e Kimberly B. Hale (2005). O treinamento de resistência melhora a qualidade do sono em adultos mais velhos, um estudo piloto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3887339/

  9. Jeanne F. Duffy, MBA, Ph.D. e Charles A. Czeisler, Ph.D., MD (2009). Efeito da luz na fisiologia circadiana humana: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2717723/

  10. Educação para o sono – Como o transtorno afetivo sazonal perturba o sono: http://sleepeducation.org/news/2020/02/19/how-seasonal-affective-disorder-disrupts-sleep

  11. Harvard Health Letter – A luz azul tem um lado escuro: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/blue-light-has-a-dark-side

  12. Sleep.org – A temperatura ideal para dormir: https://www.sleep.org/articles/temperature-for-sleep/

  13. Sleep Foundation.org – Como a meditação pode tratar a insônia: https://www.sleepfoundation.org/articles/how-meditation-can-treat-insomnia

  14. Headspace – Mindfulness para sua vida cotidiana: https://www.headspace.com/

  15. Michele Lastella, Catherine O’Mullan, Jessica L. Paterson e Amy C. Reynolds (2019). Sexo e sono: percepções do sexo como um comportamento promotor do sono na população adulta em geral:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6409294/

  16. Fang Wang , Othelia Eun-Kyoung Lee, Fan Feng, Michael V. Vitiello, Weidong Wang, Herbert Benson, Gregory L. Fricchione, John W. Denninger (2015). O efeito do movimento meditativo na qualidade do sono: uma revisão sistemática: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1087079215001604?via%3Dihub

  17. Fique sonolento: meditação e histórias do sono – https://podcasts.apple.com/gb/podcast/get-sleepy/id1487513861

  18. Sussurros do sono – https://podcasts.apple.com/ua/podcast/sleep-whispers/id1092800054

  19. Slow Radio – https://podcasts.apple.com/tr/podcast/slow-radio/id1297180610

  20. Snoozecast: histórias para dormir – https://podcasts.apple.com/sk/podcast/snoozecast-stories-for-sleep/id1448892174

  21. Noisli – https://apps.apple.com/gb/app/noisli/id862773459

  22. Pzizz – Durma, tire uma soneca, concentre-se – https://apps.apple.com/ee/app/pzizz-sleep-nap-focus/id915664862

  23. Digipill: Meditação guiada – https://apps.apple.com/gb/app/digipill-guided-meditation/id578068250

  24. Melodias relaxantes: sons do sono – https://apps.apple.com/us/app/relax-melodies-sleep-sounds/id314498713

  25. SleepScore: Top Sleep Tracker – https://apps.apple.com/us/app/sleepscore-top-sleep-tracker/id1364781299

  26. Travesseiro Rastreador Automático de Sono – https://apps.apple.com/gb/app/pillow-automatic-sleep-tracker/id878691772

  27. Ciclo do sono – Rastreador do sono – https://apps.apple.com/gb/app/sleep-cycle-sleep-better/id320606217

  28. NHS – Problemas de sono no Reino Unido em destaque: https://www.nhs.uk/news/lifestyle-and-exercise/sleep-problems-in-the-uk-highlighted/

     

     

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Sono artigos