Filtros

Áreas afetadas pela calvície
Idade
Tratamento
Duração do tratamento
Emagrecimento

Fome emocional? Saiba como reconhecer e o que fazer!

Teoricamente, deveríamos comer 100% baseados em uma resposta física à fome, mas não é bem assim que acontece com a maioria das pessoas. Em muitos casos, existe algum nível de fome emocional – e é sobre isso que vamos falar hoje, veja!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 24 de julho 2023
Fome emocional

O que é fome emocional e por que isso acontece?

Fome emocional é um mecanismo que algumas pessoas usam para lidar com as próprias emoções, sejam elas negativas ou positivas.

E entenda aqui que não estamos julgando por isso acontecer, até porque esse é um comportamento completamente normal e que tem, inclusive, uma explicação biológica por trás dele. Isso porque sentimentos como o estresse, o tédio e a ansiedade aumentam o nível de cortisol no corpo e isso faz com que tenhamos mais vontade de comer alimentos mais ricos em gorduras e carboidratos refinados.

E também tem toda uma questão psicológica. É muito possível que você tenha feito uma associação ao longo da sua vida que te faz se sentir melhor ao comer um doce, por exemplo. Por isso, é tão comum que as pessoas usem a comida para se sentirem mais confortáveis em situações estressantes.

Mas aí entra um ponto de atenção. A comida pode sim dar um alívio, mas ele é momentâneo e não trabalha a real razão do desconforto, além de poder gerar um sentimento de culpa na pessoa, caso ela sinta que exagerou nas quantidades consumidas.

Então, por que aprender a lidar com a fome emocional?

Como já comentamos acima, a fome emocional é comum, mas não ajuda necessariamente a lidar com os sentimentos. Quando comemos em resposta às nossas emoções, é bem provável que vamos consumir mais calorias do que nosso corpo precisa – e com isso ganhar peso.

Além disso, quando comemos guiados apenas pelas nossas emoções, perdemos a conexão com os sinais reais de fome que o corpo dá, o que torna mais difícil de perceber quando o corpo precisa se alimentar.

Por isso que aprender a lidar com a fome emocional pode ser tão benéfico! Você cria uma melhor relação com a comida, aprende a ouvir os sinais de fome, além de ter maior facilidade de fazer escolhas saudáveis, em que você também come o que deseja, mas sem exageros.

Sintomas: como reconhecer a fome emocional

Aqui, estão oito pontos para observar e identificar se sua fome é emocional:

  • Quando a fome aparece de repente
  • É uma vontade de comer um alimento específico e nenhum outro
  • Essa “fome” começa pela boca (você quer sentir o sabor de um alimento específico) e pela mente (que te faz pensar sobre esse alimento)
  • É algo urgente, você quer aquele alimento naquele momento
  • Está ligada a uma emoção não a uma sensação física
  • É um comportamento “automático”, você não tem muita consciência do que está sendo feito
  • Em muitos casos, a pessoa não para de comer ao se sentir satisfeito
  • Geralmente, a pessoa se sente culpada após terminar essa refeição

Como lidar com os sentimentos e controlar a fome emocional?

Depois de identificar a fome emocional, o próximo passo é observar o que de fato você tem “fome”, ou seja, qual sentimento você está tentando lidar por meio da comida. A solução para cada uma varia: por exemplo, se estiver se sentindo estressado, talvez uma atividade física ajude. Já se estiver se sentindo ansioso, alguns exercícios respiratórios podem te acalmar e por aí vai.

⚡️Mão na massa

Na próxima vez que sentir vontade de comer algo muito específico ou se quiser petiscar ao longo do dia, reflita:

  1. Essa é uma fome física ou uma fome emocional?
  2. Se for emocional, tente identificar qual o sentimento por trás
  3. Tente encontrar alguma solução além da comida que possa te ajudar a lidar com esse sentimento

Realmente, lidar com a fome emocional pode ser um grande desafio, mas os benefícios para sua saúde física e mental fazem valer a pena tentar. Nossa dica é: coloque em prática as dicas deste artigo, isso pode te ajudar a se relacionar melhor com a sua alimentação!

Leitura adicional
card-image
Emagrecimento
Como aumentar a atividade física sem precisar fazer exercícios “tradicionais”?
Quando pensamos no emagrecimento ou até no estilo de vida saudável, normalmente damos muita ênfase em exercícios como corrida ou a musculação. E, apesar de serem atividades muito benéficas para o nosso corpo (vamos falar sobre elas nos próximos artigos), essas não são as únicas formas de nos mantermos ativos – e é sobre isso que vamos falar hoje!
card-image
Emagrecimento
Remédio para emagrecer: tudo que você precisa saber
O sono e seus poderes regenerativos estão atraindo cada vez mais olhares de quem está em busca de uma vida mais saudável. E você já parou para pensar sobre seus benefícios? Esse artigo pode te ajudar!
card-image
Emagrecimento
Efeito sanfona: saiba tudo sobre ele
O sono e seus poderes regenerativos estão atraindo cada vez mais olhares de quem está em busca de uma vida mais saudável. E você já parou para pensar sobre seus benefícios? Esse artigo pode te ajudar!
card-image
Emagrecimento
Você está com o sono em dia?
O sono e seus poderes regenerativos estão atraindo cada vez mais olhares de quem está em busca de uma vida mais saudável. E você já parou para pensar sobre seus benefícios? Esse artigo pode te ajudar!
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade