Emagrecimento

Como aumentar a atividade física sem precisar
fazer exercícios “tradicionais”?

Quando pensamos no emagrecimento ou até no estilo de vida saudável, normalmente damos muita ênfase em exercícios como corrida ou a musculação. E, apesar de serem atividades muito benéficas para o nosso corpo (vamos falar sobre elas nos próximos artigos), essas não são as únicas formas de nos mantermos ativos – e é sobre isso que vamos falar hoje!

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Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 3 de julho 2023
Runner

NEAT

Já ouviu falar sobre essa sigla? Ela significa Termogênese da Atividade Sem Exercício e, basicamente, se refere a energia que gastamos durante atividades corriqueiras que não sejam dormir, comer ou fazer exercícios físicos como os que mencionamos no início do artigo. Esses são alguns exemplos:

  • Andar
  • Trabalhar
  • Ficar em pé
  • Arrumar a casa
  • Jardinagem

Entendendo o NEAT

Antes de mais nada, precisamos entender um pouco mais sobre como nosso corpo gasta energia.

Pie chart

Existe o que chamamos de taxa metabólica basal (TMB), que é a energia que o corpo usa para desenvolver suas funções vitais, como dormir e respirar, por exemplo. Estima-se que a TMB seja mais ou menos 60% do total gasto em um dia.

Além disso, tem a energia usada na digestão, cerca de 10% e 15%, e o restante é o tanto que utilizamos quando estamos em movimento.

O que é interessante é que a quantidade de energia usada pelo corpo durante atividades físicas é menor que do que quando somamos o que gastamos para as funções vitais (TMB) mais atividades corriqueiras (NEAT).

Mas veja bem! Isso não quer dizer que você deva deixar as atividades físicas de lado, essa é só uma explicação para te mostrar que não precisa exagerar na atividade física para ser mais ativo.

Quais são os benefícios do NEAT?

Estudos mostram que o NEAT pode ter um papel muito importante no processo de emagrecimento a longo prazo, e na saúde de forma geral.

Aumentar as atividades NEAT pode te ajudar muito também se você tem alguma dificuldade para fazer exercícios tradicionais, como a falta de tempo, de energia e até por estar machucado.

Se você ainda não está convencido que as atividades NEAT são importantes, aqui vai uma lista dos benefícios de forma geral:

  • Atua no processo do emagrecimento e na manutenção do peso perdido
  • Ajuda a ser mais ativo e, consequentemente, menos sedentário
  • Reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares
  • Melhora os níveis de açúcar no sangue
  • Aumenta a perda de gordura corporal
  • Melhora a saúde mental
  • Ajuda a se recuperar de atividades físicas intensas

Como aumentar os níveis de NEAT

A boa notícia do NEAT é que você provavelmente já está fazendo sem perceber! Tem pessoas que ficam o dia inteiro em pé no trabalho, tem outras que passeiam com o cachorro, tem aquelas também que cuidam da casa – em todos esses casos, elas já estão fazendo exercícios NEAT.

Abaixo, listamos algumas formas de aumentar essas atividades:

  • Estacione um pouco mais longe dos lugares que deseja ir
  • Use a escada ao invés do elevador
  • Pare em um ponto anterior do ônibus
  • Brinque com seus filhos ou animais de estimação

⚡️Mão na massa

  • Reflita sobre as diferentes formas do NEAT que você já faz
  • Pense quais são as outras formas de incorporar essas atividades em sua vida
  • Defina quais passos deverá tomar para fazer mais atividades NEAT

Nos vemos no próximo artigo!

References
icon¹

Von Loeffelholz C and Birkenfeld A. The Role of Non-exercise Activity Thermogenesis in Human Obesity. [Updated 2018 Apr 9]. In: Feingold KR, Anawalt B, Boyce, A, et al., editors. Endotext [Internet]. South Dartmouth (MA): MDText.com, Inc.; 2000. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279077/

icon²

Chung N, Park MY, Kim K, Park HY, Hwang H, Lee CH, Han JS, So J, Park J, Lim K. Non-exercise activity thermogenesis (NEAT): a component of total daily energy expenditure. J Exerc Nutrition Biochem. 2018 Jun 30; 22(2):23-30. Doi: 10.20463/jenb.2018.0013. PMID: 30149423; PMCID: PMC6058072

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