Sono

Qual a melhor posição para dormir?

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 4 de março 2022
Saiba mais
Em 30 segundos…

A melhor posição para dormir é aquela que promove uma boa qualidade de sono. Geralmente, as melhores posições são com as costas encostadas na cama ou de lado, já que, em geral, as duas posturas protegem a coluna. No entanto, se você sofre com dores nas costas ou se possui outra condição que afeta a saúde, como a apneia do sono, outras posições podem ser melhores para você dormir.

Qual a melhor posição para dormir?

Encontrando a melhor posição para dormir

Dormir é saudável e faz maravilhas para nosso corpo. No entanto, cair no sono pode ser uma tarefa difícil para alguns de nós…

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, uma em cada pessoa possui dificuldade em dormir pelo menos uma vez por semana. Além disso, uma outra pesquisa mostrou que mais da metade dos jovens britânicos estavam tendo problemas para dormir ou permanecer dormindo. 

Então, o que pode ser feito para melhorar a qualidade do sono? Dentre várias opções, descobrir a melhor posição para dormir pode ser uma solução. Aqui estão alguns pontos que você precisa saber sobre o assunto – além de outras dicas que podem te ajudar a dormir melhor. Veja!

Melhor posição para dormir: pontos básicos

Vamos começar pelo começo: a melhor posição para dormir é aquela que permite que tenha o sono mais tranquilo e restaurador, garantindo seu bem-estar ao longo do dia seguinte. Normalmente, três posições são cotadas como as melhores para dormir, mas isso pode variar entre cada pessoa. Aqui estão elas:

  • Dormir com as costas encostadas na cama
  • Dormir de lado
  • Dormir em posição fetal

O mais importante é que essas posições ajudam a alinhar a coluna vertebral. Isso quer dizer que elas reduzem a pressão nas costas e nos ombros, o que é muito mais fácil para dormir do que quando a pressão está em cima do estômago.

Mas aqui vai um adendo: é muito possível que você mude de posição ao longo da noite – possivelmente até 36 vezes de acordo com estudos!

As melhores posições para dormir na visão de diferentes pessoas

A maioria das pessoas prefere dormir com as costas apoiadas na cama ou em posição fetal. No entanto, isso não se aplica a todo mundo – afinal, cada um tem uma posição que é melhor para si. Vamos olhar para cada uma das opções com mais detalhes?

Com as costas apoiadas no colchão

Ou “dormir de costas” deixa suas costas em uma posição neutra. Como resultado, as pessoas que preferem dormir desse jeito têm menos chances de acordar com dores!

Porém, se a pessoa já possuir desconfortos na lombar, essa posição pode não ser a melhor de todas. Além disso, nessa postura as chances são maiores de desenvolver refluxo, azia ou até apneia do sono.

Com a barriga para baixo

Essa é uma posição comum para adormecer, no entanto, a maioria dos especialistas provavelmente não recomendaria permanecer dessa forma durante a noite. É muito comum que essa postura cause dores no pescoço, principalmente se dormirmos desse jeito frequentemente.

Porém, existem sim alguns benefícios de dormir com a barriga para baixo. Isso porque a posição ajuda a expandir as vias aéreas, prevenindo o ronco e a apneia do sono.

Posição fetal

Essa pode ser uma das melhores maneiras de dormir para a saúde. A posição fetal contribui com a curva natural da coluna, ajudando a evitar – ou a diminuir – a dor nas costas. Além disso, há hipóteses de que contribui com o fluxo sanguíneo do corpo.

Mas, veja bem! Se você tiver dores no ombro, ela possivelmente não será a melhor opção para você.

Dormir de lado: virado para a direita ou para a esquerda?

De maneira geral, evidências científicas mostram que dormir virado para a esquerda é melhor do que para a direita. Mas por que? Existem diferentes motivos:

  • Estudos sugerem que essa posição melhora o refluxo gastroesofágico, no qual o ácido produzido pelo corpo se direciona para o esôfago. 
  • Contribui com a saúde do coração e com a circulação de maneira geral, já que a pressão que o corpo exerce não impede o fluxo natural de sangue para a parte de trás da cabeça.

Dicas para se sentir confortável no sono

Então, como tornar suas noites de sono mais agradáveis? Independente da postura que preferir, existem algumas dicas que podem te ajudar a aumentar o conforto durante o sono:

  • Escolher o colchão certo: você não precisa comprar o melhor colchão do mundo, mas um que seja firme, confortável e com a superfície uniforme pode te ajudar a ter melhores noites de sono.

Pois é! Não são os colchões mais macios que vão te fazer dormir melhor, já que podem te induzir a dormir em posturas que possivelmente irão gerar desconfortos no corpo com o tempo.

  • Optar por travesseiros mais firmes e baixos: aqui repetimos – quando dormimos em superfícies muito fofas, não temos o melhor sono. Estudos mostram que travesseiros mais baixos podem evitar a pressão exagerada no pescoço, além de ajudar na circulação do fluxo sanguíneo. 
  • Colocar um travesseiro embaixo dos joelhos: se preferir dormir de costas, esse pode ser um truque estratégico para evitar que se mova para posições menos confortáveis.

Ao mesmo tempo que essas dicas podem te ajudar a dormir melhor, nem tudo se resume às posições do sono, existem outras formas que podem te ajudar, veja abaixo.

Invista na higiene do sono

Na prática, isso se reflete por meio da criação de um ambiente que te induza a dormir melhor. Isso inclui tirar objetos eletrônicos do quarto, garantir uma temperatura agradável e um ambiente silencioso, bem como usar a cama apenas para dormir. Dessa forma, você tira as distrações do seu quarto e faz aquele o ambiente perfeito para o sono!

Exercite-se

Se movimentar ao longo do dia ajuda a relaxar a mente e o corpo. Isso pode te ajudar a dormir mais rápido, além de contribuir para uma boa noite de sono. Além disso, os exercícios também podem atuar reduzindo as dores musculares, sabia?

Invista em práticas relaxantes

Exercícios de atenção plena, meditação, leitura e outras práticas que considere relaxantes podem te ajudar a dormir melhor – principalmente, se fizer antes de deitar.

Utilize suplementos naturais para o sono

Ingredientes naturais como a camomila e a erva cidreira, a ashwagandha e a valeriana officinalis são alternativas naturais para ajudar a adormecer mais rápido e a garantir um sono constante durante toda a noite. 

Resumindo

Não existe uma posição para dormir que seja melhor para todo mundo. No entanto, dormir de costas ou de lado são consideradas as melhores para os adultos, já que garante uma postura neutra para a coluna e promove a circulação.

Se você está tendo problemas para garantir um sono saudável ou se sente cansado com frequência, existem meios para garantir uma boa noite de sono.

Perguntas comuns

É melhor dormir de costas ou de lado?

Entre dormir de costas ou de lado, nenhuma das posturas é exatamente a melhor. As duas são positivas para a coluna e para a postura de maneira geral. No entanto, se você ronca ou se possui apneia do sono, talvez seja melhor dormir de lado.

Qual é o jeito mais saudável para dormir?

Não existe um jeito mais saudável para dormir. Se você dorme de sete a nove horas em um sono restaurador – e sem interrupções – e ainda acorda sem desconfortos no corpo, você provavelmente está dormindo em uma posição saudável, não importa qual seja ela. Lembre-se: você provavelmente troca de postura ao longo da noite.

Posso dormir de barriga para baixo?

Dormir com as costas encostadas na cama, em geral, é melhor quando comparado a essa forma, mas você pode dormir assim se é o jeito que prefere. No entanto, é possível que sinta desconfortos.

Gostou de saber mais sobre o sono? O que acha de estender a leitura e aprender mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e veja mais! 

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References
icon¹

Katz, L. C., Just, R., & Castell, D. O. (1994). Body position affects recumbent postprandial reflux. Journal of clinical gastroenterology, 18(4), 280–283. https://doi.org/10.1097/00004836-199406000-00004

icon²

Simka, M., Czaja, J., & Kowalczyk, D. (2019). Collapsibility of the internal jugular veins in the lateral decubitus body position: A potential protective role of the cerebral venous outflow against neurodegeneration. Medical hypothesesscribble-underline, 133scribble-underline, 109397. https://doi.org/10.1016/j.mehy.2019.109397

icon³

Menon, A., & Kumar, M. (2013). Influence of body position on severity of obstructive sleep apnea: a systematic review. ISRN otolaryngologyscribble-underline, 2013scribble-underline, 670381. https://doi.org/10.1155/2013/670381

icon

Seo, K., & Cho, M. (2015). Analysis of the pulmonary functions of normal adults according to pillow height. Journal of physical therapy sciencescribble-underline, 27scribble-underline(10), 3085–3087. https://doi.org/10.1589/jpts.27.3085

icon

Adib-Hajbaghery, M., & Mousavi, S. N. (2017). The effects of chamomile extract on sleep quality among elderly people: A clinical trial. Complementary therapies in medicinescribble-underline, 35scribble-underline, 109–114. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2017.09.010

Leitura adicional
card-image
Sono
Como dormir melhor: 20 dicas essenciais
A solução para dormir melhor não é única para todos, então reserve um tempo para construir sua rotina com dicas baseadas em evidências e entender o que funciona para você.
card-image
Sono
Melatonina ajuda a dormir melhor?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Por que estou sempre cansado e sem energia?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Quantas horas precisamos dormir?
Dormir faz bem para nossa saúde, isso é um consenso. O sono ajuda a combater doenças, a melhorar a concentração e a consolidar a memória – além de vários outros benefícios que aumentam a qualidade de vida.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade