O que é Saw Palmetto?

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
1 de abril 2022

Conheça o medicamento que é uma alternativa natural para o tratamento da calvície!

Em 30 segundos…
Dentre as alternativas naturais comprovadas cientificamente no tratamento para a calvície, o Saw Palmetto é um destaque. O medicamento, produzido a partir do extrato do fruto da Serenoa Repens, tem mostrado eficácia na estabilização da queda capilar, além de também estimular o crescimento de novos fios.

Saiba mais sobre o Saw Palmetto!

Minoxidil, Finasterida, Dutasterida… Esses são nomes amplamente conhecidos no tratamento da calvície. Agora, outro medicamento tem ganhado espaço no combate da queda capilar – o Saw Palmetto, considerado uma alternativa natural às medicações comumente prescritas. 

Neste artigo, reunimos os pontos principais sobre o Saw Palmetto para que você termine a leitura sabendo um pouco mais sobre esse tratamento que tem se tornado cada vez mais popular. Leia a seguir! 

O que é Saw Palmetto? 

O Saw Palmetto é um extrato retirado dos frutos do Serenoa Repens, uma planta típica do Sudeste dos Estados Unidos. O tratamento para calvície está disponível em duas formas: para uso tópico ou oral. 

Após ganhar atenção da comunidade científica, o medicamento passou a ser utilizado como uma opção para homens que estavam sofrendo com efeitos colaterais em tratamentos mais convencionais para calvície, como a Finasterida e a Dutasterida. Isso por conta da semelhança no mecanismo de ação de cada um – mas, esse assunto nós vamos te explicar melhor no tópico a seguir. 

Como funciona? 

Para início de conversa, é sempre bom lembrar que a calvície é uma condição causada pela genética e quanto a isso, não tem o que fazer. Mas, graças à evolução da ciência,  foram desenvolvidos tratamentos para inibir os gatilhos que desencadeiam a queda capilar – e aqui é que o Saw Palmetto entra. 

Estudos desenvolvidos mostraram que o medicamento age como um bloqueador de DHT. Se perdeu por aqui? Sem problemas, a gente te explica! O DHT, ou dihidrotestosterona, é uma substância formada a partir da conversão da testosterona realizada pela enzima 5-alfa redutase. 

Acontece que o DHT é um grande protagonista no organismo de homens biológicos: ao mesmo tempo que é responsável por desenvolver características sexuais masculinas, ele também atua no afinamento e queda dos fios em pessoas que possuem maior sensibilidade em relação a ele. 

E o que determina essa sensibilidade, é a genética herdada. Há estimativas que, se algum membro da sua família for calvo, as chances de o mesmo acontecer com você são de 80% – ou seja, a calvície é quase certa…

O Saw Palmetto funciona como um bloqueador de DHT

E se esse é o seu caso, o Saw Palmetto é uma opção de tratamento justamente porque ele inibe a ação da enzima 5-alfa redutase – e como consequência, impede a ação do DHT nos seus folículos. Esse mecanismo de ação é semelhante ao da Finasterida e ao da Dutasterida, não é à toa que ele surgiu como uma alternativa aos dois medicamentos. 

É eficaz?

O Saw Palmetto é um tratamento eficaz para a calvície. Um estudo mostrou que o medicamento foi responsável pela melhora em 60% na saúde capilar dos participantes, além de estabilizar a queda de cabelo em 52% dos casos. A medicação também contribuiu com o aumento do volume capilar em 83.3% dos casos verificados. 

Os resultados aparecem depois de quanto tempo? 

Os resultados do Saw Palmetto na redução da queda capilar aparecem a partir do terceiro mês, se intensificando a partir do sexto mês. Vale lembrar que a evolução do tratamento é individual e também depende do comprometimento do paciente em manter o uso da medicação conforme a prescrição médica. 

O Saw Palmetto possui efeitos colaterais? 

Qualquer medicamento pode gerar efeitos colaterais. No caso do Saw Palmetto, os efeitos são incomuns e, quando acontecem, são brandos. Os efeitos colaterais mais relatados foram de náusea, constipação e diarreia. 

Além deles, também já foram notificados casos raros de aumento da pressão arterial, diminuição de desejo sexual, impotência, retenção urinária e dor de cabeça.

Outras perguntas frequentes sobre o Saw Palmetto: 

Qual a forma de prescrição mais comum?

Em geral, a prescrição do Saw Palmetto é de um comprimido de 160mg a cada 12 horas. Apesar disso, enfatizamos aqui que o medicamento deve ser utilizado apenas sob orientação médica, ok? 

Posso tomar Saw Palmetto com outra medicação para calvície?

O Saw Palmetto não deve ser associado a outro bloqueador de DHT, como a Finasterida e a Dutasterida. 

No entanto, o tratamento para a calvície pode sim ser realizado por meio da combinação do medicamento com o Minoxidil, um vasodilatador que potencializa a nutrição dos folículos capilares e aumenta a fase de crescimento dos fios. Converse com seu médico para entender se essa é a melhor estratégia para seu caso. 

Qual a principal diferença entre o Saw Palmetto e outros bloqueadores de DHT?

Ambos atuam bloqueando a ação do DHT, mas a origem de cada um é diferente. Enquanto o Saw Palmetto possui a base natural, a Finasterida e a Dutasterida, são medicamentos sintéticos. 

Quanto aos resultados, também há algumas diferenças – um estudo comparou o Saw Palmetto e a Finasterida e observou que o primeiro foi eficaz para bloquear a queda capilar, além de promover crescimento de fios, principalmente na “coroa” da cabeça. Já na Finasterida, os resultados foram consistentes em toda a cabeça. 

Resumindo…

O Saw Palmetto é uma alternativa natural para o tratamento da queda capilar. O medicamento tem se destacado por sua ação bloqueadora de DHT, com possivelmente menor probabilidade de gerar efeitos colaterais. 

A eficácia da medicação foi comprovada em 60% dos participantes em um estudo, mas assim como qualquer outro medicamento, o Saw Palmetto deve ser utilizado apenas sob prescrição médica. 

Já conhecia o Saw Palmetto? Continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre tratamentos para queda capilar! 

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References

  1. Dhariwala, M. Y., & Ravikumar, P. (2019). An overview of herbal alternatives in androgenetic alopecia. Journal of cosmetic dermatology, 18(4), 966–975. https://doi.org/10.1111/jocd.12930

  2. Evron, E., Juhasz, M., Babadjouni, A., & Mesinkovska, N. A. (2020). Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin appendage disorders, 6(6), 329–337. https://doi.org/10.1159/000509905

  3. Richards, J. B., Yuan, X., Geller, F., Waterworth, D., Bataille, V., Glass, D., Song, K., Waeber, G., Vollenweider, P., Aben, K. K., Kiemeney, L. A., Walters, B., Soranzo, N., Thorsteinsdottir, U., Kong, A., Rafnar, T., Deloukas, P., Sulem, P., Stefansson, H., Stefansson, K., … Mooser, V. (2008). Male-pattern baldness susceptibility locus at 20p11. Nature genetics, 40(11), 1282–1284. https://doi.org/10.1038/ng.255

  4. Rossi, A., Mari, E., Scarno, M., Garelli, V., Maxia, C., Scali, E., Iorio, A., & Carlesimo, M. (2012). Comparitive effectiveness of finasteride vs Serenoa repens in male androgenetic alopecia: a two-year study. International journal of immunopathology and pharmacology, 25(4), 1167–1173. https://doi.org/10.1177/039463201202500435

  5. Wessagowit, V., Tangjaturonrusamee, C., Kootiratrakarn, T., Bunnag, T., Pimonrat, T., Muangdang, N., & Pichai, P. (2016). Treatment of male androgenetic alopecia with topical products containing Serenoa repens extract. The Australasian journal of dermatology, 57(3), e76–e82. https://doi.org/10.1111/ajd.12352

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos