É verdade que a calvície é herdada da mãe? Descubra essa e outras informações lendo o artigo!
A Calvície de padrão masculino ou Alopecia Androgenética, é a causa mais comum de queda de cabelo. Se você terá ou não calvície, isso vai depender de sua genética.
A crença de que você herda o “gene da calvície” do lado materno não é totalmente correta. Você pode herdar características que causam calvície de qualquer um dos pais, e há muitos genes que podem influenciar sua queda capilar.
Nem todas as notícias são ruins: mesmo que a calvície seja familiar, existem medicamentos que podem tratar a calvície.

Perceber que o seu cabelo está caindo ou diminuindo é uma experiência bastante comum para muitos homens – e à medida que envelhecemos, mais e mais de nós estão propensos a ter calvície.
A alopecia androgenética, também conhecida como calvície de padrão masculino, pode aparecer já na adolescência e afeta 30% dos homens aos 30 anos , 50% aos 50 e quase 80% aos 70 anos.
O que você pode não perceber, entretanto, é que esse tipo específico de queda de cabelo é influenciado por sua genética. Você pode, de fato, herdar genes de calvície, e não apenas do lado materno.
Como acontece a queda de cabelos?
Antes de nos aprofundarmos na genética, vamos entender o processo por trás da calvície – ou seja, o que está realmente acontecendo em seu couro cabeludo causando a queda de cabelo.
O folículo capilar é uma estrutura em formato de bolsa, é dentro dele que está localizada a raiz do fio de cabelo. Cada folículo é capaz de produzir e fazer os fios crescerem.
Pessoas com alopecia androgenética apresentam alterações nos folículos do couro cabeludo, o que é causado por um aumento da sensibilidade à diidrotestosterona (DHT).
DHT é uma forma mais potente de testosterona(ou seja, o hormônio sexual masculino) e é formada a partir da testosterona que foi convertida por uma enzima chamada 5α-redutase. Na calvície, o DHT se liga a receptores em seus folículos capilares, fazendo com que eles encolham (um processo denominado ‘miniaturização’), de modo que parem de produzir cabelos saudáveis. Com o tempo, com a exposição crônica ao DHT, o folículo capilar pode ficar danificado, o que significa que perderá a capacidade de fazer novos fios.
No entanto, nem tudo é desgraça e tristeza: você pode bloquear o DHT imediatamente, como descobriremos a seguir.
A calvície vem dos genes da sua mãe?
Não é tudo culpa da sua mãe. Mas a crença comum de que o ‘gene da calvície’ vem de seu avô materno também não é completamente falsa.
Um dos genes mais conhecidos associados à alopecia androgenética é o gene Receptor de Andrógeno (AR). O gene AR codifica a proteína receptora de andrógeno, que ajuda os folículos capilares a detectar os hormônios andrógenos (como o DHT). O gene AR está localizado no cromossomo X . Os homens biológicos têm um cromossomo X e um Y, enquanto as mulheres biológicas têm dois cromossomos X. Isso significa que você tem que herdar seu Y de seu pai e seu X de sua mãe – então, se você tem um cromossomo X com uma forma mutante do gene AR, deve agradecer ao lado da família de sua mãe.
No entanto, herdar um gene AR mutante não é responsável por todos os casos de calvície. Na verdade, agora se entende que este gene influencia pouco na herança da doença. Sim, seu avô materno podia ser careca como uma bola de boliche, mas há uma grande chance de que houvesse outros genes responsáveis por sua queda de cabelo, que você pode herdar ou não. Na mesma linha, genes diferentes que você herda de seu pai também podem ter um papel a desempenhar no desenvolvimento da calvície.
Existem outras causas responsáveis pela calvície?
Não há necessidade de temer, esta não é uma doença contagiosa: a alopecia androgenética é considerada hereditária, mas um estudo recente indica que, ao invés de ser uma mutação única no gene AR, calvície é uma condição poligênica, o que significa que existem várias genes ou mutações que podem ser responsáveis.
Estudos que examinaram todo o genoma em relação à calvície descobriram que um em cada sete homens têm variantes no cromossomo 20 que são fatores de risco para a calvície de padrão hereditário. O cromossomo 20 e o cromossomo X são entidades completamente separadas, o que significa que você pode herdá-lo de qualquer um dos pais. Uma variante específica do cromossomo 20, chamada rs1160312 (nome cativante, sabemos), está especialmente associada à alopecia androgênica em homens, aumentando em 60% a probabilidade de ter calvície.
Isso não é tudo. Outros estudos indicam que essa queda capilar é influenciada por diversos genes, e cada mutação adicional que você herda, aumenta o risco de ficar careca. Um estudo identificou 63 loci que contribuem para a calvície, enquanto outro identificou 71 loci. Esses genes codificam uma série de características, como o quão sensíveis seus folículos são ao DHT.
Além disso, descobriu-se que herdar esses genes é mais importante para o desenvolvimento da calvície do que a mutação no cromossomo X.
Posso prevenir a calvície?
Infelizmente, quando se fala de calvície não se tem muito o que fazer. Para se ter noção, existem estudos que estimam que, quando alguém da família é calvo, as chances da pessoa herdar esses genes são aproximadamente de 80%.
Mas nem tudo está perdido! O entendimento da ciência sobre a condição contribuiu para o desenvolvimento de tratamentos eficazes, que são capazes de bloquear os gatilhos para a calvície, mesmo que você seja geneticamente predisposto para ter a condição.
Sabe o DHT, aquele que causa a miniaturização dos folículos e, por consequência, a queda capilar? Bom, se você inibir a ação da enzima que converte a testosterona no DHT, você estará, de certa forma, prevenindo a calvície.
A Finasterida é uma medicação que atua nesse sentido e previne que as áreas afetadas pela calvície piorem, além de ajudar com que elas voltem a ser saudáveis. A Dutasterida também é um tratamento que bloqueia a conversão da testosterona no DHT, sendo também uma grande aliada no tratamento para calvície. Agora, se você é do time de pessoas que optam por tratamentos mais naturais, o Saw Palmetto também é uma opção para combater a queda capilar.
Outra alternativa que tem se tornado popular, é a união desses bloqueadores de DHT com o Minoxidil, que atua como um vasodilatador aumentando a nutrição dos folículos e contribuindo com o aumento da fase de crescimento dos fios no ciclo de crescimento do cabelo.
A calvície é hereditária? Pontos-chave
A calvície é hereditária? A pista está no nome: a queda de cabelo de padrão hereditário deve-se à genética.
Mas se você está preocupada em perder o cabelo porque seu avô materno era careca, vale ressaltar que não é tão simples assim. Existem muitas variantes genéticas que podem fazer com que você desenvolva MPB, e isso não precisa necessariamente vir de sua mãe.
Claro, saber que existem ainda mais razões para experimentar a MPB não é nada reconfortante. E, no momento, não há nada que você possa fazer para ‘desfazer’ essa genética. No entanto, ainda existem etapas que você pode seguir para evitar a perda de cabelo. Alguns homens optam por transplantes de cabelo caros (e dolorosos), enquanto outros adotam a calvície. Mas é útil saber que existe uma terceira opção, cientificamente comprovada, na forma de Finasterida.
Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.