Meu parceiro tem ejaculação precoce: o que fazer?

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
16 de fevereiro 2024

Falar sobre ejaculação precoce ainda é considerado um tabu entre muitos parceiros, isso porque alguns homens encaram o assunto com um certo estigma.

Mas neste contexto entra em cena uma pessoa fundamental para enfrentamento do problema: o(a) parceiro(a). 

Isso porque um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, divulgado no site do Ministério da saúde, mostra que 70% dos homens que procuram atendimento médico tiveram a influência da mulher nesta decisão.

E justamente falando do tratamento para esse problema que afeta tanto a saúde sexual masculina que preparamos este artigo. Continue lendo!

O que é ejaculação precoce?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a ejaculação precoce (EP), prematura ou rápida, é considerada como uma disfunção sexual masculina, caracterizada pela duração  insatisfatória para o homem ou para o casal. 

E, com certeza, essa dificuldade gera consequências ruins para a saúde masculina e a vida sexual do casal. O homem, por exemplo, é bastante afetado, já que costuma sentir insatisfação, medo de ter relações sexuais e passar por outro episódio de EP, entre outros sentimentos.

Você sabia que no blog têm outros artigos a respeito da ejaculação precoce, assim como informações sobre os tratamentos que existem? 

Não deixe de ler mais sobre o tema, combinado?

Causas da ejaculação precoce

A ejaculação precoce é um problema considerado comportamental em alguns casos. Isso porque pode acontecer em decorrência de um momento de ansiedade elevada, entre outros fatores psicológicos. 

Também é considerado como provável causa a sensibilidade da pele do pênis. No entanto, raramente doenças causam EP, embora a inflamação da glândula prostática, hiperatividade da glândula tireoide ou algum distúrbio do sistema nervoso possa causar o problema.

O que você pode fazer para ajudar seu parceiro?

O segredo é o apoio emocional que você pode oferecer nestes episódios e durante o tratamento, por isso converse bastante com seu parceiro e, mesmo sendo difícil para você, não critique ou levante teorias, porque isso pode acabar constrangendo-o, algo que não é muito bem-vindo neste momento, certo?

Outra coisa muito importante é ter em mente que o seu parceiro sabe que está enfrentando um problema e não falar no assunto pode gerar ainda mais desconforto.

Lembre-se que com o seu apoio, conversa e escuta você será não apenas um ponto de conforto para ele lidar com a situação, como também pode incentivá-lo a iniciar o tratamento necessário.

References

  1.  

    Biblioteca Virtual em Saúde

  2. Sociedade Brasileira de Urologia

  3. Ministério da Saúde

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Disfunção erétil artigos