Filtros

Áreas afetadas pela calvície
Idade
Tratamento
Duração do tratamento
Saúde Sexual

Quem pode e quem não deve tomar Sildenafila?

Se você tem dúvida se pode ou não tomar Sildenafila, este artigo é para você. Com a ajuda de médicos especialistas, esclarecemos os questionamentos mais comuns sobre o uso do medicamento.

Leia e entenda!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 17 de abril 2024

Indicação da Sildenafila

O medicamento Citrato de Sildenafila é amplamente usado para o tratamento da disfunção erétil. Lembre-se de que a prescrição da dosagem segura e correta deverá ser feita por um médico, após avaliação do caso. 

Saiba quem pode tomar Sildenafila, abaixo:

Homens com disfunção erétil

A Sildenafila é amplamente usada para tratar disfunção erétil entre homens adultos que apresentam dificuldade em obter ou manter uma ereção satisfatória durante relações sexuais. Mas é necessário se consultar antes com o seu urologista para avaliação do seu quadro de saúde. 

Pessoas sem contraindicações

Pessoas com boa saúde, alergia aos componentes da medicação e sem histórico de problemas podem tomar Sildenafila sem maiores preocupações.

Contraindicações da Sildenafila

Apesar de muito receitado, este medicamento não pode ser usado por todo mundo. Confira abaixo quem não deve tomar a medicação:

Pessoas com problemas cardíacos graves

Pessoas que apresentam problemas cardíacos graves, frequentemente, fazem uso de medicamentos à base de nitrato. Assim, o uso do Citrato de Sildenafila associado a medicamentos para tratar doenças cardíacas pode potencializar o efeito hipotensor dos nitratos.

As consequências podem ser graves, com queda acentuada e brusca de pressão, podendo ser fatal.

Pessoas com pressão arterial baixa ou hipertensão não controlada

É contraindicado o uso do medicamento por pessoas que tenham pressão arterial baixa ou hipertensão não controlada, isso porque medicamentos que tratam hipertensão podem resultar em queda brusca de pressão, gerando grande desconforto como tontura e até desmaios.

Pessoas com problemas hepáticos ou renais graves

Pacientes que sofrem com problemas de insuficiência renal ou hepática grave não devem tomar Sildenafila, já que ocorre a duplicação da concentração plasmática do medicamento no sangue, intensificando e prolongando os efeitos colaterais.

Histórico de AVC ou sangramentos

Como o medicamento aumenta o fluxo sanguíneo para a região do pênis, é contraindicado o uso para pacientes com histórico de sangramentos ou AVC.

Mulheres

Até o momento, não existem dados científicos que comprovem ou atestem a eficácia da medicação entre mulheres, por isso, o uso não é indicado.

Menores de 18 anos

A Sildenafila também não é indicada para os menores de 18 anos. Além disso, é necessário reforçar que o uso sem recomendação médica pode causar sérios riscos à saúde.

Precauções

Lembre-se que o seu urologista deve avaliar o seu quadro de saúde, assim como o seu histórico, antes de prescrever o tratamento com a medicação.

É preciso, portanto, precaução ao tomar Sildenafila, diante de algumas situações que explicamos abaixo. Leia a seguir!

Pessoas que fazem uso de outros medicamentos

Se você já faz uso de outros medicamentos, deve informar isso ao seu médico em consulta. O urologista deve avaliar quais medicamentos você já faz uso para prescrever doses seguras ou pensar em outras estratégias, caso o uso de Sildenafila não for indicado para uso junto à outros medicamentos.

Pessoas com mais de 65 anos

Conforme envelhecemos, a dose de Sildenafila deve ser sempre ajustada por seu médico.

Pessoas com deformidades penianas, histórico de priapismo ou condições que predispõem ao priapismo

Para pessoas que sofrem com condições que predispõem ao priapismo ou que já tenham histórico do problema, o uso do medicamento Sildenafila é contraindicado. 

Vale lembrar que o priapismo se caracteriza pela ereção dolorosa, persistente e anormal não acompanhada de estímulo sexual. Já com relação às deformidades penianas, é contraindicado também o uso do medicamento.

Conclusão

Agora você já sabe quem deve e quem não deve tomar Citrato de Sildenafila! Para complementar a sua leitura, veja outro artigo completo sobre o Citrato de Sildenafila!

References
icon¹

Alvaia MA, Maia HA, Nelli AM, Guimarães CO, Carvalho ES, Netto JM, et al. Prevalência de priapismo em indivíduos com doença falciforme e suas implicações na função sexual masculina. einstein (São Paulo). 2020;18:eAO5070. http://dx.doi.org/10.31744/ einstein_journal/2020AO5070

icon²

Andersen MJ, Gustafsson F, Hassager C, Køber L, Møller JE. Sildenafil and diastolic dysfunction after acute myocardial infarction trial: rationale and design. Clin Cardiol. 2013 Apr;36(4):179-83. doi: 10.1002/clc.22103. Epub 2013 Feb 28. PMID: 23450513; PMCID: PMC6649631.

icon³

Kloner RA. Cardiovascular risk and sildenafil. Am J Cardiol. 2000 Jul 20;86(2A):57F-61F. doi: 10.1016/s0002-9149(00)00895-x. PMID: 10899281.

icon

Kloner RA. Sex and the patient with cardiovascular risk factors: focus on sildenafil. Am J Med. 2000 Dec 18;109 Suppl 9A:13S-21S; discussion 29S-30S. doi: 10.1016/s0002-9343(00)00656-2. PMID: 11137498.

Leitura adicional
card-image
Saúde Sexual
Como melhorar a ereção? 10 dicas para pôr em prática
Nem sempre é fácil nem sempre é fácil ter e manter uma ereção – e isso é comum: 40% dos homens com menos de 40 anos sofrem com problemas de ereção em algum momento da vida.
card-image
Saúde Sexual
Guia completo sobre disfunção erétil
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, afetando aproximadamente 45% dos brasileiros.
card-image
Saúde Sexual
Tratamentos para impotência sexual: quais são realmente eficazes?
A impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, é um problema comum entre homens.
card-image
Saúde Sexual
7 ações para potencializar o tratamento para disfunção erétil
Quando fazemos um tratamento, queremos que ele funcione, não é? Os medicamentos utilizados contra a disfunção erétil já são muito eficazes, mas existem algumas ações simples que podem ajudar a garantir os resultados que deseja com as suas ereções.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade