Emagrecimento

Emagrecer com saúde: como conseguir

Dietas milagrosas, exercícios queima gordura, sucos detox… Quando o tema é emagrecimento muitos desses termos entram em jogo. Mas será que eles são realmente benéficos para o corpo?

Esse é um tema super relevante levando em consideração que 6 a cada 10 brasileiros estão acima do peso. Foi pensando nisso, que preparamos este artigo para te ajudar a entender como emagrecer com saúde. Veja!


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Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 10 de maio 2023

O que significa emagrecer com saúde?

Para começar, emagrecer com saúde muitas vezes vai além da perda de peso em si. Significa repensar todos os hábitos de vida para que a mudança corporal seja um reflexo de um estilo de vida saudável, sempre respeitando os limites do corpo.

Neste caso, o emagrecimento ajuda não só na questão estética, mas também na melhora na qualidade de vida. Por isso que não faz sentido falar de um processo de perda de peso com medidas radicais.

Vamos pensar nas seguintes situações:

  1. Uma pessoa fazendo uma “dieta milagrosa” perde 2kg em uma semana
  2. Pessoa aplicando diariamente mudanças no estilo de vida

Qual dos dois casos é mais saudável? No primeiro, a pessoa pode até emagrecer, mas o processo será agressivo para o corpo. Isso sem contar que vai ser muito mais difícil manter esses resultados a longo prazo.

Já no segundo caso, a história é diferente. Apesar de ser um processo mais lento, as chances de manter o peso alcançado a longo prazo é bem maior – e os benefícios para saúde também serão bem maiores.

O que fazer para emagrecer com saúde?

Essas são algumas ações que podem te ajudar:

Dietas milagrosas, não!

Nós já falamos acima que dietas milagrosas não são as melhores opções para um emagrecimento saudável. Existem sim algumas estratégias que podem ser aplicadas, mas isso só com o suporte de um nutricionista, combinado?

Só esse profissional vai conseguir definir a quantidade dos nutrientes que seu corpo precisa – e o que você pode fazer para adaptar uma alimentação saudável à sua rotina.

Se alimentar com consciência

Esse é um ponto que pode te ajudar a perceber se você ainda está com fome ou se deseja comer mais. Na hora das refeições, tente prestar atenção naquele momento, sem se distrair com celular ou com a televisão.

Cuidado com restrições alimentares

Quanto mais você se priva de comer certos alimentos, maiores as chances de você passar dos limites quando se permite comer essa comida.

Aqui, a consciência também é muito importante. Por exemplo, se você está com vontade de comer um doce específico, como um sorvete, e reprime demais é possível que você exagere em doces na próxima vez que comer.

Então, se perceber que tem vontade de um alimento específico, se permita e tente controlar as porções. Isso vai te ajudar a comer sem exageros e ainda se satisfazer, afinal, alimentação não é só sobre nutrientes.

Faça atividades físicas

Não é novidade que as atividades físicas são grandes aliadas de um emagrecimento saudável. A musculação é um tipo de exercício que ajuda muito na perda de peso e por isso costuma ser muito indicada para esse objetivo.

Mas se é do time que não gosta de ir à academia, procure outras atividades que se sinta mais confortável. A atividade física jamais deve ser vista como uma punição por uma comida que você comeu ou por alguma característica que não gosta em seu corpo.

Esse deve ser um momento prazeroso para você, até para manter a constância – o que vai te ajudar muito mais do que ir um dia ou outro treinar.

Tenha boas noites de sono

O sono é fundamental para a saúde do corpo de forma geral. Especificamente falando do emagrecimento, estar descansado ajuda não só a ter disposição para atividades físicas, como também age no desenvolvimento da massa muscular.

O sono, ou a falta dele, interfere também no metabolismo e na liberação de hormônios. Quando o corpo passa por privação do sono, ele aumenta a produção do cortisol, o hormônio do estresse, e isso faz com que tenha um acúmulo maior de gordura.

Além disso, você sabia que a falta de sono aumenta o apetite? Isso porque o organismo libera uma maior quantidade de grelina, responsável por nos fazer sentir fome. Por outro lado, quando o sono está em dia, o organismo produz a leptina, que nos ajuda a manter a saciedade.

Procure a orientação de um profissional

A orientação de profissionais como nutricionistas e endocrinologistas é essencial. Isso é ainda mais importante quando há indicação para usar medicações que atuam no emagrecimento, como Saxenda e Ozempic. Mas vale lembrar que esses medicamentos não são tudo e que é necessário adaptar a rotina para construir hábitos saudáveis.

Continue acompanhando o blog para saber mais sobre como emagrecer com saúde!

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