Emagrecimento

Qual a diferença entre Saxenda e Ozempic?

Neste post, reunimos as diferenças entre os medicamentos para você entender melhor sobre cada tratamento. Continue lendo e saiba mais!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 18 de abril 2024

Semelhanças

Como funcionam?

O funcionamento das duas substâncias é parecido. As duas medicações simulam a ação do hormônio GLP-1 (não é a toa que são chamados de medicações GLP-1), que é produzido naturalmente pelo corpo, mais especificamente pelo intestino depois das refeições.

Basicamente, essas substâncias agem enviando uma mensagem para o cérebro de que estamos satisfeitos e que não precisamos comer mais. Elas também agem “atrasando” o esvaziamento do estômago, além de aumentar a produção de insulina. Na prática, todas essas funções resultam no aumento da saciedade e menor sensação de fome e isso faz com que sejam tão usadas para o emagrecimento.

Mas atenção! Vale lembrar que esses medicamentos devem ser usados com a orientação de um médico e que é essencial aliar com hábitos saudáveis para ter resultados duradouros.

Efeitos colaterais

Como qualquer medicação, o Saxenda e o Ozempic podem gerar efeitos colaterais. Quando acontecem, eles costumam ser mais leves e geralmente relacionados a distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito, diarreia, entre outros.

Em casos mais raros, já foram relatados casos de paladar afetado, tontura, insônia, cansaço, hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), cálculo biliar (pedra na vesícula), enzimas hepáticas elevadas e algumas reações na região de aplicação (coceira, hematoma, dor, entre outros).

Quais são as principais diferenças?

Princípio ativo

Começamos esse post falando de uma grande semelhança entre a Saxenda e o Ozempic, que é a forma como agem no corpo. Só que cada uma possui um princípio ativo diferente: enquanto o Saxenda é composto por liraglutida, o Ozempic é pela semaglutida – e é aí que começam as diferenças.

Modo de uso

Na prática, uma grande diferença entre os medicamentos é o modo de uso. O Saxenda tem como recomendação de bula o uso diário, conforme orientação do médico. Já no caso do Ozempic, o uso costuma ser semanal.

Aprovação pela Anvisa

Sim e não. Sim porque todos são aprovados e não porque apenas o Saxenda é aprovado no tratamento da obesidade, o Ozempic é aprovado para diabetes tipo 2.

No entanto, ao perceberem a eficácia do Ozempic no emagrecimento, muitos médicos passaram a prescrever a medicação em casos de pessoas obesas. Isso é o que chamamos de uso off-label.

Qual emagrece mais?

Vários estudos já comprovaram que as duas medicações são muito eficazes no processo de emagrecimento, quando aliadas a hábitos saudáveis. Em estudos comparativos, a semaglutida (princípio ativo do Ozempic) foi ainda mais efetiva, ajudando os participantes terem uma média maior de perda de peso ao final de 68 semanas.

Atenção:

  1. O uso de medicamento poder trazer risco a saúde. Não use qualquer medicação sem avaliação e orientação do médico. Consulte o médico.
  2. O Ozempic é um medicamento com uso off-label para emagrecimento no Brasil.
  3. Essas informações são de artigos científicos com finalidade meramente educativa. Não faça automedicação.

References
icon¹

Alsugair, H. A., Alshugair, I. F., Alharbi, T. J., Bin Rsheed, A. M., Tourkmani, A. M., & Al-Madani, W. (2021). Weekly Semaglutide vs. Liraglutide Efficacy Profile: A Network Meta-Analysis. Healthcare (Basel, Switzerland)scribble-underline, 9scribble-underline(9), 1125. https://doi.org/10.3390/healthcare9091125

icon²

O’Neil, P. M., Birkenfeld, A. L., McGowan, B., Mosenzon, O., Pedersen, S. D., Wharton, S., Carson, C. G., Jepsen, C. H., Kabisch, M., & Wilding, J. P. H. (2018). Efficacy and safety of semaglutide compared with liraglutide and placebo for weight loss in patients with obesity: a randomised, double-blind, placebo and active controlled, dose-ranging, phase 2 trial. Lancet (London, England)scribble-underline, 392scribble-underline(10148), 637–649. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31773-2

icon³

Xie, Z., Yang, S., Deng, W., Li, J., & Chen, J. (2022). Efficacy and Safety of Liraglutide and Semaglutide on Weight Loss in People with Obesity or Overweight: A Systematic Review. Clinical epidemiologyscribble-underline, 14scribble-underline, 1463–1476. https://doi.org/10.2147/CLEP.S391819

icon

Rubino, D. M., Greenway, F. L., Khalid, U., O’Neil, P. M., Rosenstock, J., Sørrig, R., Wadden, T. A., Wizert, A., Garvey, W. T., & STEP 8 Investigators (2022). Effect of Weekly Subcutaneous Semaglutide vs Daily Liraglutide on Body Weight in Adults With Overweight or Obesity Without Diabetes: The STEP 8 Randomized Clinical Trial. JAMAscribble-underline, 327scribble-underline(2), 138–150. https://doi.org/10.1001/jama.2021.23619

icon

Smith, N. K., Hackett, T. A., Galli, A., & Flynn, C. R. (2019). GLP-1: Molecular mechanisms and outcomes of a complex signaling system. Neurochemistry internationalscribble-underline, 128scribble-underline, 94–105. https://doi.org/10.1016/j.neuint.2019.04.010

Leitura adicional
card-image
Emagrecimento
O Impacto do Acompanhamento Nutricional no Emagrecimento
Descubra como a alimentação saudável combinada com o aconselhamento nutricional pode transformar sua saúde e bem-estar. Entenda os benefícios dessa abordagem integrada e como ela pode ajudar a alcançar seus objetivos de saúde.
card-image
Emagrecimento
A ciência por trás da perda de peso: entendendo medicamentos injetáveis
Entenda os mecanismos, benefícios e considerações dos medicamentos injetáveis para emagrecer e alcançar seus objetivos de saúde.
card-image
Emagrecimento
Como aumentar a atividade física sem precisar fazer exercícios “tradicionais”?
Quando pensamos no emagrecimento ou até no estilo de vida saudável, normalmente damos muita ênfase em exercícios como corrida ou a musculação. E, apesar de serem atividades muito benéficas para o nosso corpo (vamos falar sobre elas nos próximos artigos), essas não são as únicas formas de nos mantermos ativos – e é sobre isso que vamos falar hoje!
card-image
Emagrecimento
Remédio para emagrecer: tudo que você precisa saber
Escrevemos este artigo para ajudar a entender para quem é indicado o uso, como funciona e quais medicamentos são e não são recomendados para emagrecer. Vamos lá?
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade