Vitaminas para queda de cabelo masculino

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
18 de dezembro 2023

Algumas vitaminas são muito importantes para manter o cabelo saudável. É sobre elas que vamos falar hoje – continue lendo e veja! 

Complexo B

As vitaminas do complexo B são também fundamentais para a saúde do couro cabeludo. Neste grupo, temos a biotina B7, ácido fólico, riboflavina, ácido pantotênico (B5) e niacina (B3), além da vitamina B12, que são responsáveis por manterem a saúde das células no couro cabeludo, evitando queda capilar. Temos um conteúdo que explica o que é a biotina e tudo o que você precisa saber sobre a vitamina. Que tal ler?

Vitamina C

A vitamina C tem papel de destaque para a saúde do cabelo. Isso porque ajuda na produção de colágeno, como também hidrata e fortalece os fios. Além disso, colabora para uma melhor absorção do ferro no corpo, o que favorece a circulação sanguínea de nutrientes até o couro cabelo. 

Outro destaque da vitamina é o seu papel antioxidante, que ajuda a proteger os folículos capilares contra os danos causados pelos radicais livres. 

Vitamina D

A vitamina D desempenha um papel muito importante no ciclo do cabelo, conforme estudos sugerem. 

Pesquisas mostram uma relação entre os níveis de vitamina D e problemas de queda de cabelo, como o eflúvio telógeno, alopecia areata, entre outras. Além disso, em estudo realizado com pacientes que sofriam de perda de cabelo revelou que entre os participantes da pesquisa, geralmente, os níveis de vitamina D e ferritina estavam abaixo do recomendado.

Entre outros estudos, existem pesquisas que sugerem a necessidade de suplementação de vitamina D como opção para tratar pacientes com alopecia areata e eflúvio telógeno. 

Por isso, se você está vivenciando a queda capilar, a nossa recomendação é que consulte um profissional de saúde para medir os níveis desta importante vitamina.

Vitamina E

A vitamina E tem potente ação antioxidante e protege as células contra os radicais livres. Isso ajuda a manter a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.

Além disso, essa vitamina pode ajudar a melhorar a circulação no couro cabeludo e promover o renascimento saudável dos fios.

Mas alertamos que a suplementação por conta própria não é recomendada pelos médicos.

Alimentos que contêm vitaminas para os cabelos

Existem muitos alimentos bons para o cabelo, justamente por terem vitaminas benéficas à saúde capilar. Nós trouxemos alguns deles para você conhecer, mas lembre-se de que o seu nutricionista vai sempre indicar a melhor opção alimentar para suprir uma possível deficiência de vitamina. Confira a seguir:

  • Ovos – Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, tais como ferro, zinco e selênio, que colaboram para a saúde da estrutura dos fios.
  • Carne magra – Elas possibilitam com que os folículos capilares permaneçam saudáveis, além de colaborar para o crescimento do cabelo.
  • Peixe – Ótimos alimentos para fortalecer os fios do cabelo, já que possuem concentração de ômega 3, ferro, silêncio, vitamina B1, sendo que ajudam na circulação e, consequentemente, auxiliam para a chegada de nutrientes ao bulbo capilar.
  • Frutas cítricas (laranja, kiwi, tangerina, abacaxi, entre outras) – Ajudam o corpo a absorver mais facilmente o ferro, essencial para a nutrição dos fios de cabelo. Também são ricas em vitaminas.
  • Vegetais e folhas verdes – São alimentos muito benéficos para a saúde do cabelo, como por exemplo: cenoura e espinafre. Tais alimentos são fontes de diversas vitaminas, como a vitamina A, essencial para auxiliar os fios a ficarem mais fortes e resistentes contra as quebras. 
  • Sementes – São ótimos alimentos para fortalecer o cabelo, já que nelas você encontra Vitamina E, potássio, selênio e Ômega 3. Algumas opções de sementes são: girassol, chia, linhaça, castanhas e nozes.
  • Nozes – Destacamos aqui as nozes, porque este alimento ajuda a fortalecer o cabelo. 

Sabemos que é possível incluir todos esses alimentos em nossas refeições diárias, mas antes de consumi-los, o ideal é conversar com o nutricionista, para que esse profissional estabeleça um plano alimentar eficaz para você.

Vitaminas em excesso

Depois da leitura deste conteúdo, você entende o papel de destaque das vitaminas para a saúde do cabelo.

No entanto, é muito importante que você não faça suplementação delas sem consultar um profissional antes.

Isso porque, antes de iniciar a suplementação de vitaminas, o profissional de saúde vai querer medir os níveis delas em seu corpo.

Afinal, mesmo que elas tenham um papel fundamental para a nossa saúde, vitaminas em excesso podem ser prejudiciais também.

Nos vemos no próximo artigo!

References

  1. Gerkowicz A, Chyl-Surdacka K, Krasowska D, Chodorowska G. The Role of Vitamin D in Non-Scarring Alopecia. Int J Mol Sci. 2017 Dec 7;18(12):2653. doi: 10.3390/ijms18122653. PMID: 29215595; PMCID: PMC5751255

  2. Saini K, Mysore V. Role of vitamin D in hair loss: A short review. J Cosmet Dermatol. 2021 Nov;20(11):3407-3414. doi: 10.1111/jocd.14421. Epub 2021 Sep 22. PMID: 34553483.

  3. Tamer F, Yuksel ME, Karabag Y. Serum ferritin and vitamin D levels should be evaluated in patients with diffuse hair loss prior to treatment. Postepy Dermatol Alergol. 2020 Jun;37(3):407-411. doi: 10.5114/ada.2020.96251. Epub 2020 Jul 16. PMID: 32792884; PMCID: PMC7394174.

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos