

A queda excessiva do cabelo pode ser uma preocupação para quem enfrenta o problema.
E os homens podem sofrer com queda de cabelo, já que ela pode estar associada à presença do DHT, formado a partir da testosterona.
Continue lendo e entenda melhor quais são as possíveis causas da queda capilar!
Contents
Alopecia Androgenética ou Calvície Masculina
O Brasil hoje tem cerca de 42 milhões de pessoas afetadas pela alopecia androgenética ou calvície, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A calvície masculina costuma se desenvolver na adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios fiquem progressivamente mais finos. Assim, é comum que a alopecia androgenética cause as entradas no cabelo (atingindo a parte frontal), além de diminuir, progressivamente, o volume de cabelo na coroa da cabeça também.
A boa notícia é que essa condição pode ser tratada com medicamentos eficazes, que são comprovados cientificamente.
Quer saber mais sobre a doença, além de ter mais detalhes sobre os tratamentos disponíveis? Temos um guia sobre alopecia androgenética que pode ajudar. Veja!
Alopecia Areata
A Alopecia areata afeta até 2% da população em geral, segundo estudos, e se caracteriza como uma doença autoimune que provoca queda de cabelo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença causa uma ou até múltiplas falhas bem definidas na área da cabeça, ou então acontecer a perda de cabelo mais difusa do couro cabeludo. Há também a alopecia areata total e a universal – que geram a queda total do cabelo ou até de todos os pelos do corpo, respectivamente.
Temos um conteúdo completo que aborda todos os tratamentos, sintomas mais comuns e o que pode ser feito para reverter a alopecia areata. Que tal ler?
Eflúvio Telógeno
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o eflúvio telógeno é uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda capilar diária. Assim, é comum perceber essa queda de cabelo ocorrer enquanto você está tomando banho (olhando a quantidade de cabelo que fica “preso” no ralo), ou quando penteia os fios e nota vários fios de cabelo caem no chão.
Existem muitos questionamentos comuns sobre a condição, por isso, sugerimos a leitura de outro conteúdo do Blog da MANUAL sobre eflúvio telógeno. Leia e aprenda mais!
Alguns medicamentos
A queda de cabelo pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, especialmente na condição do Eflúvio Telógeno.
Alguns exemplos que podem aumentar a chance de causar queda capilar são os que tratam pressão alta, artrite, problemas cardíacos, gota, depressão, além dos quimioterápicos e radioterápicos.
Mas alertamos que não é indicado interromper nenhum tratamento com medicamento sem indicação do médico.Isso porque, em muitos casos, o profissional de saúde indica estratégias que auxiliam a reverter a queda de cabelo em decorrência do uso de certas medicações.Por isso, converse antes com o profissional de saúde, combinado?
Gostou desse artigo? Após a leitura do conteúdo, talvez você esteja um pouco mais tranquilo, conhecendo as possíveis causas da queda de cabelo masculino e entendendo que é possível avaliar qual é o cenário que esteja provocando perda de cabelo em você.
Além disso, não descartamos aqui a importância de você se consultar com um médico para entender quais fatores podem estar desencadeando a queda capilar, tá bom?
Até o próximo artigo! 🙂