
O sono e seus poderes regenerativos estão atraindo cada vez mais olhares de quem está em busca de uma vida mais saudável. E você já parou para pensar sobre seus benefícios? Esse artigo pode te ajudar!
Contents
Por que dormir é tão importante para emagrecer?
Vários estudos já mostraram que existe uma conexão entre a privação de sono e o ganho de peso. Isso porque quando não dormimos bem, a tendência é sentirmos mais fome, já que o corpo aumenta a produção de grelina (o hormônio que está associado à fome) e diminui a produção de leptina (um hormônio que aumenta a saciedade). Além disso, a privação de sono também interfere na produção de insulina, o que também pode levar a ingerir porções maiores do que seu corpo realmente precisa.
Qual a ciência por trás do sono?
O sono é uma das “etapas” do ciclo circadiano. De forma bem resumida, esse processo nos faz ficar acordado durante o dia com o estímulo da luz, e dormir durante a noite, com a produção de melatonina consequente à diminuição da exposição à luz.
É importante lembrar que isso não é como um interruptor, em que você simplesmente liga e desliga. Ter o ciclo circadiano “regulado” é resultado de diferentes hábitos, que devem ser cultivados diariamente.
E por que fazer isso? Porque o sono nos ajuda a lidar com emoções, como o estresse, ajuda na recuperação do corpo, melhora a imunidade e deixa nossos hormônios “em ordem”.
O que nos faz dormir mal?
Como já adiantamos no tópico anterior, a boa qualidade do sono é consequência de hábitos que são cultivados durante o dia. No entanto, existem alguns fatores que podem te atrapalhar a ter um noite de sono tranquila, como:
- Cafeína
- Jet lag
- Estresse
- Sedentarismo
- Níveis instáveis de açúcar no sangue
- Álcool
- Quarto muito iluminado
- Excesso de estímulos perto da hora de dormir
- Telas (celulares, televisão, entre outros)
Não vamos nos esquecer dos fatores individuais
Quando falamos de saúde e hábitos saudáveis, não podemos nos esquecer que esses tópicos incluem fatores muito individuais. Especificamente falando do sono, cada pessoa precisa dormir horas diferentes – tem quem precisa descansar por mais tempo, enquanto para outras, algumas horas de sono já são o suficiente.
Além disso, existe um conceito muito importante para exemplificar esse ponto: cronotipos. Basicamente, são classificações que dividem pessoas de acordo com o período em que se sentem mais dispostas – e os que se sentem com menos energia.
O cronotipo é influenciado por três principais fatores: genética, idade e exposição à luz. As pessoas matutinas se sentem melhor acordando e dormindo mais cedo. Já as vespertinas e noturnas preferem acordar mais tarde e são mais produtivas no fim do dia. Acredite ou não, mas saber esses pontos pode te ajudar a ajustar a sua rotina.
Mão na massa ⚡️
Tente entender se você está dormindo o suficiente. Essas perguntas podem te ajudar:
- Tem conseguido fazer suas atividades normalmente durante o dia?
- Precisa de um despertador para acordar?
- Dorme demais durante o fim de semana ou em feriados?
- Tem se sentido mais irritado?
- É necessário tirar sonecas durante o dia?
- Precisa tomar muito café durante o dia para se sentir acordado?
Se você responder sim para a maioria dessas perguntas, pode ser um indicativo de que seu sono não está em dia. Até o próximo artigo!