Queda Capilar

Biotina: saiba tudo sobre ela!

Conhece a Biotina? Se não, saiba que ela pode ser uma suplementação muito importante para melhorar a saúde dos cabelos. Nós explicamos os principais pontos sobre ela no post a seguir, veja!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 16 de abril 2024

O que é Biotina e para que ela serve?

A Biotina é uma vitamina (você também pode chamá-la de vitamina B7). De forma mais completa, podemos dizer que ela participa de processos do nosso metabolismo, ajudando na produção de proteínas, que formam estruturas dentro do nosso corpo, além de contribuir com a geração de energia para o organismo.

Tudo isso se reflete na saúde dos cabelos, ajudando a fortalecer os fios e complementando o tratamento de queda capilar.

Quais os benefícios do uso da Biotina?

Nós já adiantamos acima que a Biotina ajuda no fortalecimento do cabelo. Mas, vamos te explicar melhor sobre isso: ela ajuda na formação de queratina, que é um proteína presente na estrutura dos cabelos e das unhas. Isso faz com que ela também ajude na saúde dos fios, deixando-os mais fortes e resistentes.

Além desse benefício, também podemos falar que a vitamina ajuda na saúde da pele e no controle da diabetes, por ajudar na produção de insulina.

Quais os formatos e dosagens disponíveis?

Em geral, a suplementação é vendida em comprimidos ou cápsulas em doses de Biotina 5mg ou 10mg. 

Qual o melhor horário para tomar Biotina?

Não existe um horário ideal para tomar Biotina, mas há quem diga que é interessante tomar próximo a refeições para ajudar na absorção. O importante mesmo é que escolha um horário e que consiga manter uma rotina, ingerindo o medicamento todos os dias, na mesma hora.

Quais os efeitos colaterais do uso da Biotina?

A Biotina não costuma gerar efeitos colaterais. O que pode acontecer em casos raros são problemas estomacais como diarreia e nauseas, além da acne.

A suplementação também pode alterar resultados de exame de sangue, como taxas relacionadas à tireoide e de hormônios sexuais. Por isso, é interessante suspender o uso da suplementação antes de fazer esse tipo de exame.

Há contraindicações?

Não existe exatamente uma contraindicação para o uso da Biotina. No entanto, caso esteja usando a vitamina, talvez seja interessante suspender o uso se for fazer algum exame de sangue.

Além disso, alguns estudos mostraram que remédios anticonvulsivantes podem diminuir a quantidade de Biotina disponível no corpo. Isso explicaria caso uma pessoa tivesse taxas baixas da vitamina no organismo, mesmo fazendo uso de suplementações. 

Em quanto tempo os resultados são obtidos?

A Biotina deve ser usada continuamente para gerar resultados, mas aqui vale uma observação importante. A suplementação não gerará efeitos representativos se não for utilizada conforme a orientação de um profissional e – no caso da queda capilar – se não for utilizada em complemento ao tratamento correto.

Dúvidas frequentes

Biotina faz mal para o fígado? E para os rins?

Não, a Biotina não apresenta nenhum prejuízo à saúde do fígado e dos rins.

Biotina afeta a pressão arterial?

Não, não existe nenhuma comprovação científica de que a Biotina afete de alguma forma a pressão arterial.

Excesso de Biotina faz o cabelo cair?

Também não há evidências de que a Biotina em excesso no corpo pode fazer o cabelo cair.

References
icon¹

Kwok, J. S., Chan, I. H., & Chan, M. H. (2012). Biotin interference on TSH and free thyroid hormone measurement. Pathologyscribble-underline, 44scribble-underline(3), 278–280. https://doi.org/10.1097/PAT.0b013e3283514002

icon²

Oregon State University – https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/biotin#diabetes-treatment

icon³

Office of Dietary Supplements. Biotin. National Institutes of Health, 2020 https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-HealthProfessional/#h10

icon

Said H. M. (2002). Biotin: the forgotten vitamin. The American journal of clinical nutritionscribble-underline, 75scribble-underline(2), 179–180. https://doi.org/10.1093/ajcn/75.2.179

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade