Queda Capilar

Shampoos para queda de cabelo masculino: como funcionam?

Os shampoos para queda de cabelo são formulados com ingredientes específicos que visam fortalecer os fios, promover o crescimento capilar e melhorar a saúde do couro cabeludo. Eles não são a cura para a queda de cabelo, funcionam como um complemento ao tratamento. E é sobre assunto que viemos falar, continue lendo e saiba mais!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 24 de outubro 2023

Como agem

Além de complementar o tratamento de queda capilar, os shampoos antiqueda também podem ajudar a melhorar a saúde dos fios, limpar, estimular a circulação, entre outros. Entenda melhor as funções desses produtos:

Limpeza do couro cabeludo

Umas das funções é remover o acúmulo de oleosidade, resíduos e sujeiras de produtos capilares, deixando o couro cabeludo um “ambiente” ideal para os folículos capilares, onde o fio de cabelo é produzido.

Estímulo da circulação

Alguns shampoos contam com substâncias que melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo, fornecendo mais nutrientes e oxigênio para os folículos capilares.

Fortalecimento dos fios

Substâncias como a queratina, proteínas e aminoácidos ajudam a fortalecer os fios e reduzir a quebra.

Bloqueio do DHT

O hormônio DHT tem relação com a queda de cabelo em homens com predisposição genética. Por esse motivo, é comum que alguns shampoos antiqueda masculino tenham substâncias bloqueadoras da ação do DHT, como o Saw Palmetto.

Substâncias presentes na composição

Os shampoos antiqueda masculino possuem várias substâncias que potencializam a ação do tratamento da queda capilar masculina. Conheça a seguir as principais:

Saw Palmetto

O Saw Palmetto pode reduzir o DHT em aproximadamente 32%. Se você não conhecia a substância, saiba que ela é extraída de uma planta com propriedades que ajudam a inibir a ação do hormônio no couro cabeludo.

Por aqui, temos um artigo no blog que explica com mais detalhes o que é Saw Palmetto, entre outras informações que podem te interessar. Veja mais!

Além disso, uma pesquisa realizada com homens diagnosticados com alopecia androgenética, o uso da substância Saw Palmetto melhorou em 60% a qualidade geral do cabelo, com contagem total de fios 27% maior desde o início do estudo.

Mentol

O mentol é outra substância que aparece na composição de shampoos antiqueda capilar.

De modo geral, ele é capaz de melhorar a saúde capilar, auxiliando no controle da oleosidade excessiva do couro cabeludo. Ele também ajuda na circulação do couro cabeludo, refrescando a região e fazendo com que as células recebam maior fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes.

Cafeína

A cafeína pode ser considerada no tratamento de Alopecia Androgenética masculina como substância natural para o tratamento da queda capilar, segundo pesquisa.

E por esse motivo que a cafeína pode aparecer na composição de shampoos antiqueda masculino.

Isso porque ela estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e prolonga a fase de crescimento dos fios. O shampoo da MANUAL possui Café verde em sua composição.

Biotina

A biotina é conhecida como vitamina B7, do grupo de vitaminas do complexo B. Ela ajuda a melhorar a saúde capilar e fortalecer os fios. No blog da MANUAL, temos um artigo que explica o que é Biotina, entre outras informações dessa vitamina essencial para o cabelo masculino. Que tal ler?

Queratina

É comum que shampoos para queda de cabelo masculino tenham queratina em sua composição, já que a maior parte do cabelo é formado por ela, uma proteína que fortalece os fios e melhora a elasticidade deles.

Zinco

O zinco é essencial para o crescimento e reparação dos tecidos, incluindo os folículos capilares e, por isso, pode estar presente na composição de shampoos antiqueda masculino.

Inclusive, existem estudos com pacientes diagnosticados com alopecia areata e com tendência a apresentarem deficiência de zinco, vitamina D e folato.

Outro estudo demonstrou que a deficiência de zinco pode causar diversos problemas nutricionais e de saúde, como também alopecia areata. 

Proteínas e aminoácidos

Essas substâncias nutrem e fortalecem o cabelo, colaborando também para redução da quebra dos fios de cabelo.

Agora, você sabe como os shampoos para queda de cabelo masculino funcionam, além de conhecer melhor as substâncias que costumam estar presentes em sua composição.Lembre-se de que eles não são a cura para problemas de queda de cabelo e que o uso deles é parte de um tratamento mais amplo. Até o próximo artigo!

References
icon¹

Evron E, Juhasz M, Babadjouni A, Mesinkovska NA. Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin Appendage Disord. 2020 Nov;6(6):329-337. doi: 10.1159/000509905. Epub 2020 Aug 23. PMID: 33313047; PMCID: PMC7706486.

icon²

Gupta AK, Talukder M, Bamimore MA. Natural products for male androgenetic alopecia. Dermatol Ther. 2022 Apr;35(4):e15323. doi: 10.1111/dth.15323. Epub 2022 Jan 27. PMID: 35044013.

icon³

Muhamed PK, Vadstrup S. [Zinc is the most important trace element]. Ugeskr Laeger. 2014 Mar 3;176(5):V11120654. Danish. PMID: 25096007.

icon

Rushton DH. Nutritional factors and hair loss. Clin Exp Dermatol. 2002 Jul;27(5):396-404. doi: 10.1046/j.1365-2230.2002.01076.x. PMID: 12190640.

icon

Searle T, Ali FR, Al-Niaimi F. Zinc in dermatology. J Dermatolog Treat. 2022 Aug;33(5):2455-2458. doi: 10.1080/09546634.2022.2062282. Epub 2022 Apr 18. PMID: 35437093.

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade