O que é um tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT?

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
6 de junho 2022

Em 30 segundos…

O tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT é uma opção popular contra a calvície. Sozinhos, os tratamentos já são eficazes, mas quando utilizados em conjunto, oferecem efeitos complementares que, no final do dia, ajudam a ter ainda mais resultados contra queda capilar. Nesse artigo, vamos falar sobre esse tipo de tratamento, explicando um pouco melhor sobre cada componente e como eles agem contra a calvície. Leia mais! 

Tratamento combinado minoxidil e bloqueador de DHT

A queda de cabelo é uma condição que afeta boa parte dos homens – tanto é que a Organização Mundial da Saúde afirma que metade da população masculina mundial sofrerá com calvície até os 50 anos. Atualmente, existem medicamentos comprovados que atuam interrompendo o processo de afinamento dos fios e favorecendo o crescimento do cabelo e é sobre eles que vamos falar! 

Mas antes de te explicar sobre o tratamento combinado entre o Minoxidil e um bloqueador de DHT, e os seus resultados no combate à queda capilar, achamos interessante passar por cada medicamento individualmente, vamos a eles? 

Minoxidil 

O Minoxidil é um medicamento para calvície que atua como um vasodilatador, gerando maior circulação de oxigênio e nutrientes nos folículos capilares. A medicação também aumenta a fase de crescimento do cabelo, o que contribui para o crescimento do cabelo na região em que é aplicado. 

O medicamento possui duas vias de administração disponíveis, de uso tópico (quando é aplicado na área afetada) ou oral. Além disso, o minoxidil tópico é considerado a medicação mais eficaz 

O medicamento possui duas vias de administração disponíveis e uma delas é o de uso tópico (quando é aplicado na área afetada), que é considerado a medicação tópica mais eficaz para queda capilar. Além dele, também o minoxidil oral, indicado para maior praticidade e eficácia. 

Bloqueadores de DHT 

Os bloqueadores de DHT são, na verdade, inibidores da 5 alfa redutase, enzima responsável por converter a testosterona no DHT, um hormônio sexual masculino com função relevante no corpo. Ao mesmo tempo em que ajuda na formação de características biológicas masculinas, ele é responsável pelo processo de miniaturização dos folículos capilares, fazendo com que enfraqueçam e diminuam ao ponto de não conseguirem mais produzir novos fios de cabelo. 

Isso não acontece do dia para a noite, mas quanto antes começar a combater os efeitos do DHT no couro cabeludo, maiores as chances de reverter a calvície e conservar o cabelo em toda a cabeça. Agora que você já sabe sobre o conceito de bloqueador de DHT, podemos falar sobre cada um deles:

  • Finasterida 

A Finasterida é um dos medicamentos orais mais receitados contra a queda capilar masculina. A medicação é um dos bloqueadores de DHT disponíveis no mercado mais utilizados, e oferece resultados positivos contra calvície para 9 a cada 10 homens que a utilizam.

  • Dutasterida 

Como falamos acima, os bloqueadores de DHT impedem a ação da enzima 5-alfa-redutase e a Dutasterida cumpre esse papel. Só que aqui entra um detalhe específico da medicação: como existe mais de um tipo dessa enzima, esse medicamento inibe a ação da 5 alfa redutase I e II, enquanto a Finasterida bloqueia a ação apenas da alfa redutase II. 

Devido a essa maior “cobertura”, surgiram hipóteses de que a Dutasterida seria mais eficaz do que a Finasterida no tratamento da calvície – que depois foram comprovadas por um estudo que mostrou que a medicação foi 29% mais efetiva para bloquear os causadores da queda capilar. 

  • Saw Palmetto

O Saw Palmetto aparece como uma opção mais natural para homens que desejam tratar a queda de cabelo, já que é produzido a partir do extrato do fruto da Serenoa Repens. Mas não se engane! A origem mais natural não tira da medicação a eficácia contra a queda de cabelo, já que estudos comprovaram que ela foi responsável pela melhora na qualidade dos fios em 60% dos participantes e estabilizou o quadro de calvície em 52% dos casos. 

Por que fazer tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT?

Se você chegou até aqui, talvez já consiga imaginar porque os dois medicamentos são utilizados juntos. Cada um ataca uma frente: enquanto os bloqueadores de DHT inibem a causa da queda de cabelo, o Minoxidil age contribuindo com o crescimento de novos fios, prolongando essa fase de crescimento capilar. 

E existem estudos que comprovam a eficácia dos resultados do tratamento combinado entre o Minoxidil e o bloqueador de DHT. Uma pesquisa realizada mostrou que o uso das duas medicações ao mesmo tempo ajudou mais de 94% dos participantes no combate da queda de cabelo.

Além da combinação do Minoxidil com a Finasterida, também podem ser realizados tratamentos associando o vasodilatador Minoxidil com a Dutasterida ou o Saw Palmetto, conforme a prescrição do médico. 

A medicação oral e o tratamento tópico mais receitados para calvície.


Eficácia
O tratamento combinado foi eficaz em 94% dos casos
Contém
Finasterida e Minoxidil Tópico 5%

É seguro fazer esse tratamento de calvície? 

Como qualquer tratamento, os efeitos colaterais podem ocorrer. No caso do tratamento combinado entre o Minoxidil e um bloqueador de DHT, os riscos não ficam maiores por conta da associação dos dois medicamentos e isso foi provado no estudo que mencionamos acima. 

O que você deve ter em mente é que os mesmos efeitos que poderiam acontecer com o uso isolado de cada medicamento, também ocorrer com esse tipo de tratamento, que são:

Minoxidil

  • Irritação e coceira no couro cabeludo
  • Crescimento de pelo indesejado em regiões além do couro cabeludo que o medicamento entrar em contato
  • Cefaleia e taquicardia reflexa (muito raro)

Bloqueadores de DHT

Finasterida

  • Erupção cutânea
  • Sensibilidade ao redor dos mamilos
  • Diminuição da libido
  • Dor testicular
  • Impotência sexual
  • Baixa qualidade seminal
  • Depressão
  • Mau humor
  • Palpitações

Dutasterida 

  • Erupção cutânea
  • Sensibilidade ao redor dos mamilos
  • Diminuição da libido
  • Dor testicular
  • Impotência sexual 
  • Baixa qualidade seminal
  • Depressão
  • Mau humor
  • Palpitações

Saw Palmetto 

  • Náusea
  • Distúrbios estomacais
  • Dor abdominal
  • Prisão de ventre e diarreia 
  • Retenção urinária
  • Dores de cabeça 
  • Aumento da pressão arterial
  • Diminuição da libido
  • Impotência sexual 

Em geral, os efeitos colaterais são raros, mas se experienciar algum deles, peça ajuda médica, ok? 

Agora que você já sabe mais sobre o tratamento combinado entre Minoxidil e bloqueador de DHT, o que acha de aprender se a calvície é hereditária ou não? Até o próximo post! 

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References

  1. Clark, R. V., Hermann, D. J., Cunningham, G. R., Wilson, T. H., Morrill, B. B., & Hobbs, S. (2004). Marked suppression of dihydrotestosterone in men with benign prostatic hyperplasia by dutasteride, a dual 5alpha-reductase inhibitor. The Journal of clinical endocrinology and metabolism, 89(5), 2179–2184. https://doi.org/10.1210/jc.2003-030330 

     

  2. Dhurat, R., Sharma, A., Rudnicka, L., Kroumpouzos, G., Kassir, M., Galadari, H., Wollina, U., Lotti, T., Golubovic, M., Binic, I., Grabbe, S., & Goldust, M. (2020). 5-Alpha reductase inhibitors in androgenetic alopecia: Shifting paradigms, current concepts, comparative efficacy, and safety. Dermatologic therapy, 33(3), e13379. https://doi.org/10.1111/dth.13379

  3. Hu, R., Xu, F., Sheng, Y., Qi, S., Han, Y., Miao, Y., Rui, W., & Yang, Q. (2015). Combined treatment with oral finasteride and topical minoxidil in male androgenetic alopecia: a randomized and comparative study in Chinese patients. Dermatologic therapy, 28(5), 303–308. https://doi.org/10.1111/dth.12246

  4. Liu, L., Zhao, S., Li, F., Li, E., Kang, R., Luo, L., Luo, J., Wan, S., & Zhao, Z. (2016). Effect of 5α-Reductase Inhibitors on Sexual Function: A Meta-Analysis and Systematic Review of Randomized Controlled Trials. The journal of sexual medicine, 13(9), 1297–1310. https://doi.org/10.1016/j.jsxm.2016.07.006  

  5. Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapy, 13, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907 

  6. Shapiro, J., & Kaufman, K. D. (2003). Use of finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss). The journal of investigative dermatology. Symposium proceedings, 8(1), 20–23. https://doi.org/10.1046/j.1523-1747.2003.12167.x 

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos