Emagrecimento

Por que ter metas definidas ajuda a emagrecer?

Para emagrecer de forma saudável, em busca de melhor saúde e qualidade de vida, sua mentalidade pode ser uma forte aliada para conseguir alcançar seu objetivos.

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Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 24 de julho 2023

Quando você começa a visualizar sua metas, a acreditar que é possível alcançá-las e a fazer um plano de ação para isso, é muito mais provável que seus objetivos se tornem uma realidade.

Isso porque é comum que as pessoas se sintam animadas quando começam sua jornada de emagrecimento e logo perdem a motivação. Com as metas bem definidas, é possível mudar o comportamento para, então, criar hábitos saudáveis que sejam duradouros e que te ajudem a persistir mesmo quando aparecerem obstáculos.

Metas definidas, resultados efetivos

Um estudo comportamental pela British Dietetic Associaton demonstrou exatamente o que estamos falando: a definição de metas aumentas as chances de ter resultados significativos no processo de emagrecimento dentro de um ano. Além disso, os participantes do estudo com objetivos definidos perderam muito mais peso.

Metas definidas

Por que ter metas é tão efetivo?

Já deve estar clara a importância das metas, mas por que elas são tão efetivas? Basicamente, elas te ajudam a:

  • Criar um plano de ação concreto
  • Se manter focado e motivado
  • Acompanhar seu progresso e dar um objetivo para alcançar

Como criar metas efetivas

Em geral, é recomendado estabelecer uma meta em torno de 5% a 10% do seu peso em cerca de 12 a 24 meses, mas cada meta deve ser individual.

Você pode perder mais ou menos peso, o importante é que tenha uma meta realista, criada com a ajuda de especialistas para que todo o processo ocorra de maneira saudável e sem ser agressivo ao seu corpo.

Também é importante que escolha uma meta a longo prazo. Isso vai te ajudar a se manter motivado ao ponto de sempre se lembrar o quanto aquilo significa para você mesmo que passe por um momento difícil.

Tendo a meta a longo prazo, é hora de pensar no que você vai fazer para chegar lá. É assim que vai definir seus objetivos a curto prazo.

É muito comum que as pessoas estabeleçam metas mais vagas, como “vou me exercitar mais”, mas vamos refletir: o que de fato isso significa? Como é possível medir a evolução? Como saber se é uma meta alcançável? Isso é relevante para meu objetivo a longo prazo? Quando vou saber que cheguei aonde queria?

Por isso, para que suas metas sejam produtivas para sua jornada elas precisam ser:

Metas SMART

Específicas: você sabe exatamente o que precisa fazer

Mensuráveis: você sabe como “medir” o sucesso, exemplo: fazer exercícios três vezes por semana.

Alcançáveis: são metas realistas, é possível alcançá-las

Relevantes: vão te ajudar a alcançar a meta a longo prazo

Temporal: é estabelecido um prazo para alcançar sua meta

Esse “modelo” de metas é chamado de meta SMART.

Dicas:

Escreva sua meta final e deixe em um lugar que você possa ver todos os dias (como no espelho do banheiro e na geladeira) para te lembrar todos dias do seu objetivo. Isso tende a te motivar durante o processo de emagrecimento.

Uma outra boa dica é compartilhar suas metas e seu progresso com pessoas próximas ou com profissionais, como nutricionistas.

Um estudo mostrou que quem conversa semanalmente sobre suas metas com pessoas próximas e faz “relatórios” semanais tiveram melhores resultados.

Continue acompanhando o blog e aprenda mais dicas que podem te ajudar no seu processo de emagrecimento!

References
icon¹

Avery A, Langley-Evans SC, Harrington M, Swift JA. Setting targets leads to greater long-term weight losses and ‘unrealistic’ targets increase the effect in a large community-based commercial weight management group. J Hum Nutr Diet. 2016 Dec;29(6):687-696. doi: 10.1111/jhn.12390. Epub 2016 Jun 14. PMID: 27302147; PMCID: PMC511177

icon²

Durant NH, Joseph RP, Affuso OH et al. (2013) Empirical evidence does not support an association between less ambitious pre-treatment goals and better treatment outcomes: a meta-analysis. Obes Rev 14, 532–540.

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