Saúde Sexual

Como funciona e qual o efeito da Sildenafila?

Se você tem curiosidade de saber melhor como a Sildenafila (o princípio ativo do Viagra) funciona, talvez esse artigo possa te interessar. Continue lendo e aprenda em detalhes sobre como a medicação funciona no corpo!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 15 de fevereiro 2024

Mecanismo de ação do Citrato de Sildenafila

O que a Sildenafila faz assim que ela “entra em ação” no nosso corpo? Como que ela ajuda a melhorar a função sexual do homem? Antes de falarmos sobre isso, vamos te explicar rapidamente como acontece a ereção, veja:

  • Estímulo sexual

Ao receber estímulo sexual, o organismo do homem libera óxido nítrico (NO) no tecido erétil do pênis. O NO ativa uma enzima que, por consequência, melhora o fluxo de sangue para a região.

  • Fluxo sanguíneo

Isso ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e isso aumenta o volume de sangue no pênis. Como resultado, o homem consegue ter uma ereção com mais facilidade.

Agora sim, você vai conseguir entender bem a ação inibidora do PDE5:

Basicamente, a PDE5 é uma outra enzima que reverte o processo de relaxamento muscular e diminui o fluxo sanguíneo e o Citrato de Sildenafila inibe a ação dessa enzima. Assim, o relaxamento muscular é prolongado e isso facilita a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo ereções mais firmes e duradouras.

Efeito do Citrato de Sildenafila

Depois de entender sobre o mecanismo de ação, queremos explicar sobre os efeitos no organismo do medicamento. Veja só:

Duração

O tempo de ação do medicamento varia de pessoa para pessoa, mas geralmente dura de 4 a 6 horas. Isso quer dizer que, durante esse período, o corpo terá maior capacidade de responder ao estímulo sexual com uma ereção satisfatória.

Um estudo, realizado com 16 homens que sofriam de impotência sexual, mostrou que a Sildenafila melhora a função erétil e que a duração do efeito do medicamento varia de pessoa para pessoa. 

Estimulação sexual necessária

Algumas pessoas podem pensar que o Citrato de Sildenafila causa ereção instantânea, mas isso não é verdade.

A estimulação sexual é sempre necessária para iniciar o processo e o medicamento potencializa a resposta natural do corpo a esse estímulo sexual, tornando mais fácil alcançar e manter a ereção.

Conclusão

Agora você conhece um pouco mais sobre os mecanismos de ação e efeito do medicamento, quer entender melhor sobre o Citrato de Sildenafila? Então, leia esse outro artigo!

No Blog da MANUAL temos diferentes artigos sobre este medicamento tão eficaz para tratar disfunção erétil. Nos vemos no próximo artigo. 🙂

Leia Mais:

References
icon¹

Gingell C, Sultana SR, Wulff MB, Gepi-Attee S. Duration of action of sildenafil citrate in men with erectile dysfunction. J Sex Med. 2004 Sep;1(2):179-84. doi: 10.1111/j.1743-6109.2004.04026.x. PMID: 16422972.

icon²

Francis SH, Corbin JD. Sildenafil: efficacy, safety, tolerability and mechanism of action in treating erectile dysfunction. Expert Opin Drug Metab Toxicol. 2005 Aug;1(2):283-93. doi: 10.1517/17425255.1.2.283. PMID: 16922643.

icon³

Lu YN, Chen B. [Update of PDE5 inhibitors as treatment of ED]. Zhonghua Nan Ke Xue. 2005 Jul;11(7):552-5. Chinese. PMID: 16078679.

icon

PDE5 inhibitors for erectile dysfunction revisited. Med Lett Drugs Ther. 2012 Feb 6;54(1383):10-1. PMID: 22354220.

icon

Samidurai A, Xi L, Das A, Kukreja RC. Beyond Erectile Dysfunction: cGMP-Specific Phosphodiesterase 5 Inhibitors for Other Clinical Disorders. Annu Rev Pharmacol Toxicol. 2023 Jan 20;63:585-615. doi: 10.1146/annurev-pharmtox-040122-034745. Epub 2022 Oct 7. PMID: 36206989.

Leitura adicional
card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil e idade: qual a relação?
É comum pensar que a disfunção erétil acontece apenas entre homens mais velhos, mas será que é assim mesmo? Neste artigo, nós explicamos melhor qual a relação entre a idade e a impotência sexual, além de passar por outros fatores que podem interferir nesse contexto.
card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil psicológica: causas e como resolver
As vezes, a disfunção erétil, também chamada de impotência sexual, é uma coisa da nossa cabeça – mas isso não faz com que seja menos real ou menos difícil de lidar. A disfunção erétil psicológica, nome dado para a condição causada por fatores psicológicos e emocionais, é em muitos casos um grande baque para quem sofre.
card-image
Saúde Sexual
Como melhorar a ereção? 10 dicas para pôr em prática
Nem sempre é fácil nem sempre é fácil ter e manter uma ereção – e isso é comum: 40% dos homens com menos de 40 anos sofrem com problemas de ereção em algum momento da vida.
card-image
Saúde Sexual
Guia completo sobre disfunção erétil
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, afetando aproximadamente 45% dos brasileiros.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade