Saúde Sexual

Arginina: saiba tudo sobre ela

A arginina é um aminoácido muito importante para o organismo e oferece diversos benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo.

Ela também melhora o desempenho muscular, facilita o ganho de massa magra e auxilia na saúde sexual masculina.

Quer entender melhor? Continue lendo o artigo.

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 10 de agosto 2023

A arginina é um aminoácido muito importante para o organismo e oferece diversos benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo.

Ela também melhora o desempenho muscular, facilita o ganho de massa magra e auxilia na saúde sexual masculina.

O que é e para que serve?

A arginina é um aminoácido, pode ser produzida pelo próprio organismo e tem diversas funcionalidades, olha só:

  • Ajuda no ganho de massa muscular
  • Previne fadiga muscular
  • Desintoxica o organismo
  • Ajuda na cicatrização
  • Melhora imunidade
  • Auxilia no tratamento da impotência sexual
  • Fortalece e hidrata os fios do cabelo

Mas não apenas o nosso próprio corpo produz, como também você pode obter por meio de certos tipos de alimentos (de origem animal ou vegetal).

Algumas das melhores escolhas de fonte vegetal rica em arginina são: soja, sementes de abóbora, de gergelim, amendoim e nozes. Pimentas verdes doces e algas também têm arginina, além de grãos como quinoa, aveia e gérmen de trigo.

E nos de origem animal, temos como por exemplo: carne de porco, carne de vaca, frango, peru e laticínios. Têm também as opções de frutos do mar: atum, salmão, linguado, truta, tilápia e anchovas enlatadas.

Algumas pessoas também fazem a suplementação deste aminoácido, mas vale lembrar que somente com orientação nutricional ou médica, tá bom?

Arginina e L Arginina: qual a diferença?

Na verdade não existe diferença entre arginina e L arginina, isso porque elas são a mesma substância, o que muda é que são comercializadas de forma diferente.

Isso porque a arginina é nome comercial e L arginina o nome científico.

Quais os benefícios da Arginina?

São vários os benefícios, abaixo nós trouxemos alguns deles para você saber:

  • Remove impurezas dos rins
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda na criação de óxido nítrico (importante neurotransmissor, atuando na memória e aprendizado)
  • Melhora fluxo sanguíneo e relaxa artérias
  • Ajuda no processo de cicatrização de feridas
  • Estimula a secreção do hormônio do crescimento
  • Inibe perda de massa muscular após cirurgias e doenças do fígado

Tadalafila com Arginina para tratamento da disfunção erétil

A Tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento da disfunção erétil.

Inclusive, um estudo mostrou que o medicamento ajudou 81% dos participantes a melhorarem o desempenho sexual. 

Isso porque, o uso da medicação está relacionado à função vasodilatadora e que contribui para o aumento do fluxo sanguíneo no pênis.

Já o uso da Tadalafila com adição de arginina conforme prescrição médica pode ser combinado, a fim de auxiliar a ereção, potencializando a ação no tratamento da disfunção erétil também.

Isso porque análises de um estudo com o aminoácido mostram que ele é capaz de potencializar a movimentação do espermatozoide e tem ação vasodilatadora.

No entanto, outro estudo feito pela Universidade de Roma mostra que quando usado de forma isolada, a arginina não é capaz de aumentar a fertilidade masculina ou tratar impotência sexual.

E por falar em saúde sexual masculina, sabia que cerca de 45% dos brasileiros possuem alguma disfunção sexual?

Mas a boa notícia é que existem tratamentos para Disfunção Erétil com a Tadalafila com Arginina.

Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais deste aminoácido são considerados raros e com tendência de acontecer pela superdosagem do medicamento, mesmo assim é bom você saber quais são:

  • Náuseas
  • Diarreias
  • Sintomas de asma e reações alérgicas em algumas pessoas
  • Câimbras abdominais

Tem contra indicações?

Há sim contraindicações de uso da arginina, uma vez que o consumo não é indicado para mulheres que estão amamentando ou grávidas.

Já para as pessoas com problemas cardíacos, o uso também não é recomendado, porque um dos efeitos da arginina é dilatar os vasos sanguíneos, o que pode impactar a pressão arterial.

Por isso, recomendamos que antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar, como a arginina, você sempre busque orientação médica e nutricional para avaliar se é seguro para você o uso, tá bom?

Nos vemos no próximo artigo!

References
icon¹

Ramos, L., Labat, R., Carvalho, F. A. S., Martin, A. B., & Lopes-Martins, R. Á. B.. (2006). Efeito da administração oral de arginina sobre a pressão arterial e parâmetros cardíacos em ratos submetidos ao bloqueio crônico da síntese de óxido nítrico. Revista Brasileira De Medicina Do Esporte, 12(4), 169–174. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000400001

icon²

INFINITY PHARMA. L-arginina aminoácido. Disponível em: https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/L-Arginina.pdf

icon³

Coward RM, Carson CC. Tadalafil in the treatment of erectile dysfunction. Ther Clin Risk Manag. 2008

icon

David W. Keller , Kenneth L. Polakoski, L-Arginine Stimulation of Human Sperm Motility in vitro, Biology of Reproduction, Volume 13, Issue 2, 1 September 1975, Pages 154–157, https://doi.org/10.1095/biolreprod13.2.154

icon

GIANFRILLI, Daniele et al. Propionyl‐L‐carnitine, L‐arginine and niacin in sexual medicine: A nutraceutical approach to erectile dysfunction. Andrologia, v. 44, p. 600-604, 2012.

icon


Leitura adicional

card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil e idade: qual a relação?
É comum pensar que a disfunção erétil acontece apenas entre homens mais velhos, mas será que é assim mesmo? Neste artigo, nós explicamos melhor qual a relação entre a idade e a impotência sexual, além de passar por outros fatores que podem interferir nesse contexto.
card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil psicológica: causas e como resolver
As vezes, a disfunção erétil, também chamada de impotência sexual, é uma coisa da nossa cabeça – mas isso não faz com que seja menos real ou menos difícil de lidar. A disfunção erétil psicológica, nome dado para a condição causada por fatores psicológicos e emocionais, é em muitos casos um grande baque para quem sofre.
card-image
Saúde Sexual
Como melhorar a ereção? 10 dicas para pôr em prática
Nem sempre é fácil nem sempre é fácil ter e manter uma ereção – e isso é comum: 40% dos homens com menos de 40 anos sofrem com problemas de ereção em algum momento da vida.
card-image
Saúde Sexual
Guia completo sobre disfunção erétil
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, afetando aproximadamente 45% dos brasileiros.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade