Arginina: saiba tudo sobre ela

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
10 de agosto 2023

A arginina é um aminoácido muito importante para o organismo e oferece diversos benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo.

Ela também melhora o desempenho muscular, facilita o ganho de massa magra e auxilia na saúde sexual masculina.

Quer entender melhor? Continue lendo o artigo.

O que é e para que serve?

A arginina é um aminoácido, pode ser produzida pelo próprio organismo e tem diversas funcionalidades, olha só:

  • Ajuda no ganho de massa muscular
  • Previne fadiga muscular 
  • Desintoxica o organismo
  • Ajuda na cicatrização
  • Melhora imunidade
  • Auxilia no tratamento da impotência sexual
  • Fortalece e hidrata os fios do cabelo

Mas não apenas o nosso próprio corpo produz, como também você pode obter por meio de certos tipos de alimentos (de origem animal ou vegetal). 

Algumas das melhores escolhas de fonte vegetal rica em arginina são: soja, sementes de abóbora, de gergelim, amendoim e nozes. Pimentas verdes doces e algas também têm arginina, além de grãos como quinoa, aveia e gérmen de trigo.

E nos de origem animal, temos como por exemplo: carne de porco, carne de vaca, frango, peru e laticínios. Têm também as opções de frutos do mar: atum, salmão, linguado, truta, tilápia e anchovas enlatadas.

Algumas pessoas também fazem a suplementação deste aminoácido, mas vale lembrar que somente com orientação nutricional ou médica, tá bom?

Arginina e L Arginina: qual a diferença?

Na verdade não existe diferença entre arginina e L arginina, isso porque elas são a mesma substância, o que muda é que são comercializadas de forma diferente.

Isso porque a arginina é nome comercial e L arginina o nome científico.

Quais os benefícios da Arginina?

São vários os benefícios, abaixo nós trouxemos alguns deles para você saber:

  • Remove impurezas dos rins
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda na criação de óxido nítrico (importante neurotransmissor, atuando na memória e aprendizado)
  • Melhora fluxo sanguíneo e relaxa artérias
  • Ajuda no processo de cicatrização de feridas
  • Estimula a secreção do hormônio do crescimento
  • Inibe perda de massa muscular após cirurgias e doenças do fígado

Tadalafila com Arginina para tratamento da disfunção erétil

A Tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento da disfunção erétil.

Inclusive, um estudo mostrou que o medicamento ajudou 81% dos participantes a melhorarem o desempenho sexual. 

Isso porque, o uso da medicação está relacionado à função vasodilatadora e que contribui para o aumento do fluxo sanguíneo no pênis.

Já o uso da Tadalafila com adição de arginina conforme prescrição médica pode ser combinado, a fim de auxiliar a ereção, potencializando a ação no tratamento da disfunção erétil também.

Isso porque análises de um estudo com o aminoácido mostram que ele é capaz de potencializar a movimentação do espermatozoide e tem ação vasodilatadora.

No entanto, outro estudo feito pela Universidade de Roma mostra que quando usado de forma isolada, a arginina não é capaz de aumentar a fertilidade masculina ou tratar impotência sexual.

E por falar em saúde sexual masculina, sabia que cerca de 45% dos brasileiros possuem alguma disfunção sexual? 

Mas a boa notícia é que existem tratamentos para Disfunção Erétil com a Tadalafila com Arginina.

Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais deste aminoácido são considerados raros e com tendência de acontecer pela superdosagem do medicamento, mesmo assim é bom você saber quais são:

  • Náuseas
  • Diarreias
  • Sintomas de asma e reações alérgicas em algumas pessoas
  • Câimbras abdominais  

Tem contra indicações?

Há sim contraindicações de uso da arginina, uma vez que o consumo não é indicado para mulheres que estão amamentando ou grávidas.

Já para as pessoas com problemas cardíacos, o uso também não é recomendado, porque um dos efeitos da arginina é dilatar os vasos sanguíneos, o que pode impactar a pressão arterial. 

Por isso, recomendamos que antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar, como a arginina, você sempre busque orientação médica e nutricional para avaliar se é seguro para você o uso, tá bom?

Nos vemos no próximo artigo!

References

  1. Ramos, L., Labat, R., Carvalho, F. A. S., Martin, A. B., & Lopes-Martins, R. Á. B.. (2006). Efeito da administração oral de arginina sobre a pressão arterial e parâmetros cardíacos em ratos submetidos ao bloqueio crônico da síntese de óxido nítrico. Revista Brasileira De Medicina Do Esporte, 12(4), 169–174. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000400001

  2. INFINITY PHARMA. L-arginina aminoácido. Disponível em: https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/L-Arginina.pdf

  3. Coward RM, Carson CC. Tadalafil in the treatment of erectile dysfunction. Ther Clin Risk Manag. 2008

  4. David W. Keller , Kenneth L. Polakoski, L-Arginine Stimulation of Human Sperm Motility in vitro, Biology of Reproduction, Volume 13, Issue 2, 1 September 1975, Pages 154–157, https://doi.org/10.1095/biolreprod13.2.154

  5. GIANFRILLI, Daniele et al. Propionyl‐L‐carnitine, L‐arginine and niacin in sexual medicine: A nutraceutical approach to erectile dysfunction. Andrologia, v. 44, p. 600-604, 2012.

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Disfunção erétil artigos