Quais os efeitos da Sildenafila a longo prazo?

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 11 de abril 2024
Saiba mais

Em 30 segundos…

Quem usa ou pretende usar o medicamento Sildenafila pode se questionar sobre os efeitos a longo prazo. Mas, afinal, o uso da medicação durante muito tempo pode trazer consequências à saúde?

Cuidados com o uso no longo prazo

Ao usar qualquer medicação é preciso sempre seguir o tratamento à risca e conforme orientação médica.

Aliás, esta é talvez a recomendação mais importante para evitar ter alguma reação adversa. Já sobre a Sildenafila, não existem estudos científicos que comprovem que o uso prolongado da medicação cause consequências à saúde. 

No entanto, é sempre bom reforçar que você precisa relatar ao médico qualquer efeito colateral indesejado durante o tratamento com a medicação, além de fazer o uso seguro e adequado da Sildenafila, respeitando as dosagens prescritas e o intervalo de tempo de uso entre elas.

A seguir explicamos alguns cuidados que você precisa ter enquanto usar este medicamento.

Avaliação médica regular

O uso prolongado da Sildenafila vai exigir acompanhamento médico regular, mas isso não é exclusivo dessa medicação apenas. Na verdade, com todo medicamento, o ideal é sempre fazer acompanhamento médico.

No caso da Sildenafila, é bom realizar avaliações com frequência para checar a função cardiovascular, principalmente se você for paciente que trata doença cardíaca, diabetes, hipertensão e problemas renais pré-existentes.

Ajustes na prescrição

Ao longo do tratamento, pode ser necessário ajustar doses para que o uso continue sendo seguro e adequado. Com o envelhecimento ou mudanças nas condições de saúde, por exemplo, é sempre bom consultar o profissional de saúde para ajustar a prescrição.

Uso correto

Para assegurar que não aconteça nenhuma consequência grave à saúde, é indispensável usar corretamente a medicação. Para isso, use doses apenas prescritas pelo médico e sem misturar com outras medicações, a menos que tenha aprovação médica para essa finalidade, combinado?

Conclusão

Depois de ler esse artigo, você já entende que os efeitos da Sildenafila a longo prazo não causam consequências graves à saúde. No entanto, vale sempre reforçar que o uso do medicamento deve ser feito com atenção, seguindo a prescrição médica.

Quer saber mais sobre o Citrato de Sildenafila e como esse medicamento é amplamente usado para tratar disfunção erétil? Leia o artigo completo no blog.

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil e idade: qual a relação?
É comum pensar que a disfunção erétil acontece apenas entre homens mais velhos, mas será que é assim mesmo? Neste artigo, nós explicamos melhor qual a relação entre a idade e a impotência sexual, além de passar por outros fatores que podem interferir nesse contexto.
card-image
Saúde Sexual
Disfunção erétil psicológica: causas e como resolver
As vezes, a disfunção erétil, também chamada de impotência sexual, é uma coisa da nossa cabeça – mas isso não faz com que seja menos real ou menos difícil de lidar. A disfunção erétil psicológica, nome dado para a condição causada por fatores psicológicos e emocionais, é em muitos casos um grande baque para quem sofre.
card-image
Saúde Sexual
Como melhorar a ereção? 10 dicas para pôr em prática
Nem sempre é fácil nem sempre é fácil ter e manter uma ereção – e isso é comum: 40% dos homens com menos de 40 anos sofrem com problemas de ereção em algum momento da vida.
card-image
Saúde Sexual
Guia completo sobre disfunção erétil
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, afetando aproximadamente 45% dos brasileiros.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade