Sono

Estou com sono, mas não consigo dormir. O que fazer?

Está difícil de dormir por aí? Separamos algumas dicas que podem te ajudar se você acordou no meio da noite e não consegue voltar a descansar. Nós listamos elas neste post, confira!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 3 de março 2022

Exercícios de respiração

Acredite, a respiração tem um papel fundamental no relaxamento! Quando estamos ofegantes ou inalando e expirando em intervalos muito curtos, nosso corpo tende a se agitar.

Logo, se você segue o caminho contrário e aumenta o tempo de inspiração e expiração, a tendência é que seu corpo se acalme e diminua o ritmo. Tente fazer esse exercício:

1º Faça cinco (05) respirações profundas

2º Identifique quatro (04) objetos no local que estiver que você possa tocar

3º Preste atenção em três (03) sons que possa ouvir naquele momento

4º Pense em dois (02) cheiros que esteja sentindo

5º Por fim, um (01) item que possa sentir o gosto

6º Ao final do ciclo, respire profundamente mais cinco (05) vezes

Esse é um ritual que pode te ajudar a ficar mais focado no presente e te distrair de possíveis preocupações que estejam passando pela sua mente.

Meditação

Se fazer exercícios de respiração por conta própria soa como algo difícil, você pode tentar fazer meditações guiadas. Existem muitas opções disponíveis online, é só escolher a que preferir.

Se tiver interesse, o yoga nidra também é uma opção! A ideia é ter um sono consciente, em que o corpo relaxa e a mente responde aos comandos da pessoa que estiver conduzindo a prática. Também há muitas opções online para você tentar fazer para dormir.

Lista de pendências

Se você estiver pensando nas suas obrigações, dificilmente vai relaxar. Uma boa dica é escrever em um papel tudo o que você precisa fazer e deixar próximo a sua cama. Isso pode te ajudar a se sentir mais tranquilo e relaxar.

Se perceber que escrever é uma boa forma de extravasar os pensamentos, talvez seja uma boa ideia colocar no papel seus sentimentos e o que mais pode estar te angustiando.

Alivie a tensão muscular

Essa é outra opção de relaxamento, desta vez, para “destravar” a tensão muscular com o estresse do dia a dia.

Respire profundamente por cinco a dez segundos e, enquanto isso, contraia os músculos das pernas. Em seguida, expire fortemente e relaxe os músculos. Faça esse mesmo exercício com os braços, mãos e até a face.

Não deu certo? Levante!

Se nenhuma das tentativas acima deu certo, levante da cama e faça algo que te distraia – ler, interagir com o pet, entre outros. Mas atenção! Se sua distração for olhar redes sociais, essa pode não ser a melhor opção devido à exposição excessiva à luz azul do celular, que atrapalha o sono.

Nós já explicamos sobre a luz azul em outros post aqui do blog, que tal reler? 

Aproveite para aprender mais como dormir melhor e quais tratamentos pode fazer caso esteja sofrendo com insônia!


Leitura adicional
card-image
Sono
Como dormir melhor: 20 dicas essenciais
A solução para dormir melhor não é única para todos, então reserve um tempo para construir sua rotina com dicas baseadas em evidências e entender o que funciona para você.
card-image
Sono
Melatonina ajuda a dormir melhor?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Por que estou sempre cansado e sem energia?
“Por que sempre estou cansado e sem energia?” Se você teve uma semana corrida ou fez muita atividade física ou ainda se seu filho te acordou durante a noite, é normal que se sinta cansado. Mas se essa sensação não melhora com o sono, então é muito possível que esteja passando por fadiga, o que é um pouco diferente.
card-image
Sono
Quantas horas precisamos dormir?
Dormir faz bem para nossa saúde, isso é um consenso. O sono ajuda a combater doenças, a melhorar a concentração e a consolidar a memória – além de vários outros benefícios que aumentam a qualidade de vida.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade