Queda Capilar

Tal pai, tal filho? É ou não é possível prevenir a calvície?

“Vou ficar calvo como meu pai?” Prevenir a calvície é uma vontade de muitos homens que percebem como a queda de cabelo é comum entre a família – mas será que é possível fazer isso?

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 8 de abril 2024

Nós separamos alguns dados que vão te dar algumas dicas da resposta:

  • A principal causa é a herança genética (A gente te explica melhor bem aqui!)
  • Se tem alguém calvo na família, a chance de você também ser é de 80%
  • 50% dos homens em todo mundo sofrem ou vão sofrer com calvície, segundo a OMS

Com esses dados, já deu para entender que não tem como evitar que a queda de cabelo aconteça, mas calma, nem tudo está perdido! Tudo bem, você realmente não consegue prevenir a calvície, mas está em suas mãos decidir se ela vai evoluir ou não.

Enquanto existem homens que abraçam o visual calvo, ainda há uma parcela bem grande de pessoas que não se sentem tão confortável com esse estilo de cabelo. Um estudo do International Society of Hair Restoration mostrou que 75% dos homens com calvície se sentem mais inseguros com a própria aparência.

Bom, se você faz parte do time que quer a calvície longe da cabeça, saiba que existem tratamentos comprovados que não exigem intervenção cirúrgica.

DHT: dihidrotestosterona

Se você já pesquisou um pouco sobre calvície, deve ter se deparado com esse termo: DHT, que é um hormônio formado a partir da testosterona. Ao mesmo tempo em que é o responsável pelo desenvolvimento de características biológicas masculinas (pelos corporais, voz grossa, massa mascular, entre outros), o DHT também leva a “culpa” pela calvície.

A explicação basicamente é: com a ação do DHT, os folículos capilares (estruturas em que o fio de cabelo é formado) se enfraquecem e, com o tempo, perde a capacidade de produzir novos fios. E não é só isso! Durante esse processo, o cabelo afina e cai gradativamente – daí surgem as entradas e as áreas calvas na cabeça.

Bloqueador de DHT

Se o DHT é a principal causa da calvície, logo, os bloqueadores de DHT são medicamentos que atuam impedindo que o hormônio aja no corpo e, consequentemente, que cause a queda do cabelo. Esse tipo de tratamento impede que aconteça a transformação da testosterona em DHT, o que diminui a “quantidade” do hormônio nos folículos capilares.

Então, esses medicamentos ajudam a prevenir a calvície?

Na verdade, isso não é uma forma de prevenir a calvície, mas de impedir que ela piore, além de ajudar os folículos a se reestabelecerem para voltar a produzir novos fios.

Quais são os tipos de bloqueador de DHT?

Atualmente, existem três medicações que agem como bloqueadores de DHT, fizemos um resumo sobre cada um, veja:

Finasterida

  • O medicamento oral mais receitado
  • 90% dos participantes de um estudo tiveram melhora no crescimento de novos fios e perceberam interrupção na queda de cabelo
  • Estudo: Use of Finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss)

Dutasterida

  • O medicamento mais eficaz
  • 29% mais efetivo do que a Finasterida no tratamento da calvície, conforme estudo.
  • Estudo: Marked suppression of dihydrotestosterone in men with benign prostatic hyperplasia by dutasteride, a dual 5alpha-reductase inhibitor

Saw Palmetto

  • Fórmula mais natural e menor probabilidade de efeitos colaterais
  • 60% dos homens que o utilizaram apresentaram melhora no crescimento capilar
  • Estudo: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial to determine the effectiveness of botanically derived inhibitors of 5-alpha-reductase in the treatment of androgenetic alopecia

E o Minoxidil?

O Minoxidil é um nome bem famoso quando se fala de tratamento para queda de cabelo. O medicamento possui outro tipo de mecanismo de ação: age como um vasodilatador, estimulando a passagem de nutrientes e de oxigênio nos folículos capilares. Ele também interfere no ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a fase em que os novos fios são formados. 

O Minoxidil está disponível em duas formas:

  • uso oral – quando o medicamento é ingerido. Todos os participantes de um estudo apresentaram melhora com a medicação. 
  • uso tópico – quando é aplicado diretamente no couro cabeludo. 84% dos homens observaram crescimento do cabelo com o uso da medicação. 

Bloqueador de DHT + Minoxidil

Também há a opção de fazer um tratamento combinado entre um bloqueador de DHT e o Minoxidil. Digamos que essa é uma estratégia para combater a calvície em duas frentes: inibindo a principal causa e estimulando o crescimento de novos fios.

Quando combinado o Minoxidil e a Finasterida, estudos mostraram eficácia de 94%, o que é muito! Nós já falamos sobre esse tipo de tratamento aqui, no blog, aproveite para estender a leitura! 

Resumindo: dá para prevenir a calvície?

Não, realmente não dá para prevenir a calvície! Mas, como você viu aqui no post, é possível sim tratar a queda de cabelo e ajudar no crescimento de novos fios. Isso vale tanto para casos iniciais, como casos mais avançados – só não tem efeitos quando o homem já está praticamente careca. Ou seja, quanto antes começar o tratamento melhor!

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.

References
icon¹

5alpha-reductase inhibitor. The Journal of clinical endocrinology and metabolismscribble-underline, 89scribble-underline(5), 2179–2184. https://doi.org/10.1210/jc.2003-030330

icon²

Clark, R. V., Hermann, D. J., Cunningham, G. R., Wilson, T. H., Morrill, B. B., & Hobbs, S. (2004). Marked suppression of dihydrotestosterone in men with benign prostatic hyperplasia by dutasteride, a dual 5alpha-reductase inhibitor. The Journal of clinical endocrinology and metabolismscribble-underline89scribble-underline(5), 2179–2184. https://doi.org/10.1210/jc.2003-030330

icon³

ISHRS – Effectiveness Of 5% Minoxidil In Treating Male-pattern Hair Loss – https://ishrs.org/2014/11/25/top-16-ways-people-are-affected-by-hair-loss/

icon

Jimenez-Cauhe, J., Saceda-Corralo, D., Rodrigues-Barata, R., Hermosa-Gelbard, A., Moreno-Arrones, O. M., Fernandez-Nieto, D., & Vaño-Galvan, S. (2019). Effectiveness and safety of low-dose oral minoxidil in male androgenetic alopecia. Journal of the American Academy of Dermatologyscribble-underline, 81scribble-underline(2), 648–649. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2019.04.054

icon

Shapiro, J., & Kaufman, K. D. (2003). Use of finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss). The journal of investigative dermatology. Symposium proceedingsscribble-underline, 8scribble-underline(1), 20–23. https://doi.org/10.1046/j.1523-1747.2003.12167.x

icon

Prager, N., Bickett, K., French, N., & Marcovici, G. (2002). A randomized, double-blind, placebo-controlled trial to determine the effectiveness of botanically derived inhibitors of 5-alpha-reductase in the treatment of androgenetic alopecia. Journal of alternative and complementary medicine (New York, N.Y.)scribble-underline, 8scribble-underline(2), 143–152. https://doi.org/10.1089/acm.2002.8.143

icon

Shapiro, J., & Kaufman, K. D. (2003). Use of finasteride in the treatment of men with androgenetic alopecia (male pattern hair loss). The journal of investigative dermatology. Symposium proceedingsscribble-underline, 8scribble-underline(1), 20–23. https://doi.org/10.1046/j.1523-1747.2003.12167.x

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade