Queda Capilar

O que causa queda de cabelo masculino?

A queda excessiva do cabelo pode ser uma preocupação para quem enfrenta o problema.

E os homens podem sofrer com queda de cabelo, já que ela pode estar associada à presença do DHT, formado a partir da testosterona.

Continue lendo e entenda melhor quais são as possíveis causas da queda capilar!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 24 de outubro 2023

Alopecia Androgenética ou Calvície Masculina

O Brasil hoje tem cerca de 42 milhões de pessoas afetadas pela alopecia androgenética ou calvície, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A calvície masculina costuma se desenvolver na adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios fiquem progressivamente mais finos. Assim, é comum que a alopecia androgenética cause as entradas no cabelo (atingindo a parte frontal), além de diminuir, progressivamente, o volume de cabelo na coroa da cabeça também.

A boa notícia é que essa condição pode ser tratada com medicamentos eficazes, que são comprovados cientificamente.

Quer saber mais sobre a doença, além de ter mais detalhes sobre os tratamentos disponíveis? Temos um guia sobre alopecia androgenética que pode ajudar. Veja!

Alopecia Areata

A Alopecia areata afeta até 2% da população em geral, segundo estudos, e se caracteriza como uma doença autoimune que provoca queda de cabelo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença causa uma ou até múltiplas falhas bem definidas na área da cabeça, ou então acontecer a perda de cabelo mais difusa do couro cabeludo. Há também a alopecia areata total e a universal – que geram a queda total do cabelo ou até de todos os pelos do corpo, respectivamente.

Temos um conteúdo completo que aborda todos os tratamentos, sintomas mais comuns e o que pode ser feito para reverter a alopecia areata. Que tal ler?

Eflúvio Telógeno

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o eflúvio telógeno é uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda capilar diária. Assim, é comum perceber essa queda de cabelo ocorrer enquanto você está tomando banho (olhando a quantidade de cabelo que fica “preso” no ralo), ou quando penteia os fios e nota vários fios de cabelo caem no chão.

Existem muitos questionamentos comuns sobre a condição, por isso, sugerimos a leitura de outro conteúdo do Blog da MANUAL sobre eflúvio telógeno. Leia e aprenda mais!

Alguns medicamentos

A queda de cabelo pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, especialmente na condição do Eflúvio Telógeno.

Alguns exemplos que podem aumentar a chance de causar queda capilar são os que tratam pressão alta, artrite, problemas cardíacos, gota, depressão, além dos quimioterápicos e radioterápicos.

Mas alertamos que não é indicado interromper nenhum tratamento com medicamento sem indicação do médico.Isso porque, em muitos casos, o profissional de saúde indica estratégias que auxiliam a reverter a queda de cabelo em decorrência do uso de certas medicações.Por isso, converse antes com o profissional de saúde, combinado?

Gostou desse artigo? Após a leitura do conteúdo, talvez você esteja um pouco mais tranquilo, conhecendo as possíveis causas da queda de cabelo masculino e entendendo que é possível avaliar qual é o cenário que esteja provocando perda de cabelo em você.

Além disso, não descartamos aqui a importância de você se consultar com um médico para entender quais fatores podem estar desencadeando a queda capilar, tá bom?

Até o próximo artigo! 🙂

References
icon¹
icon²
icon³

Mounsey AL, Reed SW. Diagnosing and treating hair loss. Am Fam Physician. 2009 Aug 15;80(4):356-62. PMID: 19678603.

icon

Nestor MS, Ablon G, Gade A, Han H, Fischer DL. Treatment options for androgenetic alopecia: Efficacy, side effects, compliance, financial considerations, and ethics. J Cosmet Dermatol. 2021 Dec;20(12):3759-3781. doi: 10.1111/jocd.14537. Epub 2021 Nov 6. PMID: 34741573; PMCID: PMC9298335.

icon

Villani A, Fabbrocini G, Ocampo-Candiani J, Ruggiero A, Ocampo-Garza SS. Review of oral minoxidil as treatment of hair disorders: in search of the perfect dose. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2021 Jul;35(7):1485-1492. doi: 10.1111/jdv.17216. Epub 2021 Mar 23. PMID: 33660357.

icon

York K, Meah N, Bhoyrul B, Sinclair R. A review of the treatment of male pattern hair loss. Expert Opin Pharmacother. 2020 Apr;21(5):603-612. doi: 10.1080/14656566.2020.1721463. Epub 2020 Feb 17. PMID: 32066284.

Leitura adicional
card-image
Queda Capilar
O que é a escala de Norwood?
Conheça a escala de Norwood e entenda melhor sobre a evolução da queda capilar em homens
card-image
Queda Capilar
Calvície na região da coroa? Fique atento aos sinais
Aprenda a identificar os primeiros sinais da calvície com o conteúdo a seguir!
card-image
Queda Capilar
Dutasterida: para que serve?
Entenda melhor como a Dutasterida funciona no tratamento para queda capilar!
card-image
Queda Capilar
DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra
É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona.
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade