Emagrecimento

Como manter a motivação para se exercitar?

Quem nunca falou que ia começar a se exercitar, mas ficou com dificuldade de começar ou de manter motivado? Nós sabemos que essa é uma situação comum e, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar com isso, veja!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 24 de julho 2023
Como manter a motivação para se exercitar

Procure uma atividade que você goste

Não tem jeito. Quando fazemos alguma atividade que realmente gostamos, é muito mais fácil de realmente aderir a ela a longo prazo. Dessa forma, aproveitamos benefícios que vão muito além da saúde física, como a melhora do humor e da sensação de bem-estar.

Além disso, se você teve experiências negativas com atividades físicas no passado, essa pode ser uma boa oportunidade para mudar essa situação e realmente aproveitar o momento. Lembrando que nem sempre vai ser a experiência mais divertida, mas tente focar nos benefícios adicionais, como conhecer pessoas novas, sair ao ar livre, entre outros.

Chame os amigos

Se exercitar com a companhia de amigos ou se juntar a pessoas parecidas com você pode te ajudar a se manter motivado a longo prazo. Isso também pode ser um bom incentivo quando você é iniciante em alguma atividade e se sente inseguro ou com vergonha.

Aqui, são alguns exemplos de como tornar as atividades físicas mais “sociáveis”:

  • Participar de atividades em grupo, como grupos de caminhada/ corrida
  • Treinar com um amigo ou um personal trainer ((é um profissional que vai entender usas limitações e individualizar os exercícios para você)
  • Fazer atividades online e se juntar à comunidade de pessoas que fazem o mesmo

Programa-se

As vezes até temos realmente vontade de praticar algum exercício, mas não pensamos na prática: que horário e quais dias irá fazer. Por isso, é muito importante que você pense na sua rotina e reserve momentos específicos para se exercitar – isso vai te ajudar a não “faltar” suas aulas ou treino. Lembre-se: a rotina de amanhã começa a ser planejada hoje.

Pergunte-se “como quero estar daqui a um ano?”

Acredite, a resposta dessa pergunta pode te ajudar a se manter motivado. Estudos¹ mostram que quando escolhemos quem queremos ser, é mais fácil nos mantermos fiéis aos comportamentos que se “alinham” a esse objetivo. Logo, se você quer ser uma pessoa mais saudável, talvez seja mais fácil se manter constante na atividade que você escolher.

Faça dos exercícios um hábito de vida

Depois que você estabelece um hábito, é bem mais fácil de se manter constante. Nem sempre você estará super motivado, mas quando você já tem o costume de fazer aquilo na sua rotina, você segue de uma forma mais natural.

Tudo bem, você pode estar pensando que é mais fácil falar do que fazer. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como fazer dos exercícios físicos um hábito, veja:

Construa “mini” hábitos

Quando se tem um objetivo “grande”, uma boa forma de torná-lo factível é criar pequenas tarefas que te levem ao o que você deseja alcançar. Isso também se aplica aos hábitos de uma forma geral.

Por exemplo, se você tem vontade de começar a caminhar/ correr antes do trabalho, talvez um mini hábito interessante de se cultivar é deixar sua roupa separada na noite anterior. Note que esse hábito, ajuda na preparação para se exercitar e impede que você se atrase ou deixe de fazer por não encontrar tudo o que precisava.

Método dos dois minutos

Uma das partes mais difíceis das atividades físicas é começar. Neste método, você tem um “empurrãozinho”, porque tudo o que precisa fazer é se exercitar por apenas dois minutos – com isso, você decide se vai continuar ou não. Mesmo que pare por ali mesmo, você já deu o primeiro passo e a tendência é, com tempo, desenvolva um novo hábito.

Defina uma meta

Nós já falamos há algumas semanas como definir metas pode ser decisivo para seu sucesso no emagrecimento – e isso também vale para as atividades físicas.

Então, para relembrar, você deve sempre definir suas metas de acordo com o método SMART, ou seja, ela precisa ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Você também pode voltar a esse artigo para lembrar sobre o assunto!

Mão na massa ⚡️

Reflita sobre qual atividade física você mais gosta ou que pelo menos tenha interesse em fazer. Se não tiver tanta certeza, pode se fazer essas perguntas:

  • Prefiro atividades individuais ou em grupos?
  • Quero um personal me acompanhando ou não?
  • Prefiro atividades dentro de ambientes, como academia, ou gosto mais de estar ao ar livre?
  • Qual o ritmo de atividade que prefiro fazer?
  • Prefiro que seja mais intenso ou não me importo se durar um tempo maior?

Por último queremos te perguntar uma coisa. Sabe qual é o pior exercício físico? É aquele que você não faz! Por isso não se cobre correr uma maratona. Apenas comece com uma caminhada, por exemplo!

Essas dicas te ajudaram? No próximo artigo, vamos te mandar mais informações úteis para seu emagrecimento, até lá!

References
icon¹

Ntoumanis N, Stenling A, Thøgersen-Ntoumani C, Vlachopoulos S, Lindwall M, Gucciardi DF, Tsakonitis C. Longitudinal associations between exercise identity and exercise motivation: a multilevel growth curve model approach. Scand J Med Sci Sports. 2018 Feb; 28(2):746-753. doi: 10.1111/sms.12951. Epub 2017 Aug 11. PMID: 28742272

Leitura adicional
card-image
Emagrecimento
Existem versões genéricas de Ozempic, Saxenda e Rybelsus? Descubra agora!
Já se perguntou se existem genéricos de Ozempic, Saxenda e Rybelsus? Descubra agora neste artigo completo sobre o tema!
card-image
Emagrecimento
O Impacto do Acompanhamento Nutricional no Emagrecimento
Descubra como a alimentação saudável combinada com o aconselhamento nutricional pode transformar sua saúde e bem-estar. Entenda os benefícios dessa abordagem integrada e como ela pode ajudar a alcançar seus objetivos de saúde.
card-image
Emagrecimento
A ciência por trás da perda de peso: entendendo medicamentos injetáveis
Entenda os mecanismos, benefícios e considerações dos medicamentos injetáveis para emagrecer e alcançar seus objetivos de saúde.
card-image
Emagrecimento
Como aumentar a atividade física sem precisar fazer exercícios “tradicionais”?
Quando pensamos no emagrecimento ou até no estilo de vida saudável, normalmente damos muita ênfase em exercícios como corrida ou a musculação. E, apesar de serem atividades muito benéficas para o nosso corpo (vamos falar sobre elas nos próximos artigos), essas não são as únicas formas de nos mantermos ativos – e é sobre isso que vamos falar hoje!
Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade