Tudo sobre entradas no cabelo masculino

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
28 de agosto 2023

Você percebeu que está com entradas no cabelo e não sabe como disfarçar ou se chegou a hora de buscar ajuda médica? 

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre entradas no cabelo masculino e sobre o que fazer para diminuir elas, que são tão temidas pelos homens. Continue lendo e entenda melhor.

O que são entradas no cabelo?

A entrada se caracteriza por uma linha do cabelo que avança para a parte de trás da cabeça, dando uma aparência de que você está com a testa maior do que antes, causada especialmente pela calvície.

Vale também lembrar que é comum ficar com cabelo nas laterais e na nuca, mesmo tendo entradas no cabelo. 

Aliás, quer saber mais sobre calvície? O que é, diagnóstico e tratamentos? Temos um artigo sobre o tema no blog.

É normal ter entradas no cabelo? 

Se você notar que está com entradas no cabelo é preciso investigar a causa com um médico especialista.

A gente mencionou aqui que elas podem ser um sinal da Alopecia Androgenética (que talvez você conheça pelo nome de calvície), uma condição genética que afeta cerca de 50% da população masculina, segundo a OMS.

A herança genética torna as estruturas por produzir os fios de cabelo dos homens mais sensíveis à ação do DHT, hormônio formado a partir da testosterona.

E é este hormônio o responsável por encolher e enfraquecer os folículos capilares, fazendo os fios afinarem e neste momento surgem as entradas na linha de implantação capilar.

Por isso a importância de reconhecer qual a causa e iniciar o tratamento adequado.

É possível tratar as entradas no cabelo?

Existem ótimos tratamentos para as estradas no cabelo e que servem, inclusive, como prevenção. 

Isso porque, como a Alopecia androgenética causa entradas no cabelo, já que a genética pode causar calvície e as chances de uma pessoa herdar os genes são de 80%, existem tratamentos pouco invasivos para ajudar com o problema. 

Esses são os medicamentos que podem te ajudar:

Minoxidil

O Minoxidil é um vasodilatador que atua aumentando a fase de crescimento dos fios. Além disso, o medicamento auxilia a estimular o fluxo de nutrientes e de sangue para o couro cabeludo, o que contribui com a saúde capilar de maneira geral. 

Finasterida

A Finasterida é um dos medicamentos mais conhecidos e utilizados no tratamento da calvície. Ela age impedindo a produção do hormônio DHT pelo corpo (responsável por causar queda capilar) ao inibir a ação da enzima 5 alfa redutase, que é responsável pela conversão testosterona > DHT. De acordo com estudos realizados, a medicação possui 90% de eficácia no controle da queda de cabelo e no auxílio no crescimento de novos fios. 

Dutasterida

A Dutasterida é considerada o bloqueador de DHT mais eficaz. Veja bem: existem dois tipos da enzima 5 alfa redutase, tipo I e tipo II e, enquanto a Finasterida e outros medicamentos atuam bloqueando apenas o tipo II, a Dutasterida age contra os dois. 

Saw Palmetto

O Saw Palmetto é um medicamento desenvolvido à base do extrato retirado da Serenoa Repens. A medicação é considerada uma alternativa mais natural, com menor chances de efeitos colaterais, e que ainda assim possui resultados relevantes, ajudando 60% dos homens a melhorarem a saúde capilar, segundo estudos. 

Cuidados complementares com o cabelo

Há também cuidados complementares que você deve ter com o seu cabelo, isso porque vai ajudar a prevenir entradas.. 

Para isso, uma alimentação balanceada e saudável fará não só bem para o seu organismo, como também para os cabelos.

Afinal, o seu cabelo terá à disposição nutrientes que necessita para se manter forte e o fio saudável. 

Outra medida é evitar o estresse, porque ele é um dos maiores inimigos da queda de cabelo e formação de entradas, sabia?

Por isso, busque praticar atividades para relaxar, como praticar um esporte, fazer treino na academia ou até participar de uma aula de meditação. 

Claro que não fumar, além disso beber com moderação, também são fatores que previnem as entradas no cabelo.

Terminamos por aqui, até breve e se cuide 🙂

References

  1. Richards JB, Yuan X, Geller F, Waterworth D, Bataille V, Glass D, Song K, Waeber G, Vollenweider P, Aben KK, Kiemeney LA, Walters B, Soranzo N, Thorsteinsdottir U, Kong A, Rafnar T, Deloukas P, Sulem P, Stefansson H, Stefansson K, Spector TD, Mooser V. Male-pattern baldness susceptibility locus at 20p11. Nat Genet. 2008 Nov;40(11):1282-4. doi: 10.1038/ng.255. Epub 2008 Oct 12. PMID: 18849991; PMCID: PMC2672151.

  2. Evron E, Juhasz M, Babadjouni A, Mesinkovska NA. Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin Appendage Disord. 2020 Nov;6(6):329-337. doi: 10.1159/000509905. Epub 2020 Aug 23. PMID: 33313047; PMCID: PMC7706486.

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos