Minoxidil comprimido funciona?

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
11 de abril 2024

O Minoxidil em comprimido, também chamado de Minoxidil Oral é uma opção para quem quer fazer um tratamento de queda capilar que seja ao mesmo tempo prático e eficaz. Continue lendo e entenda melhor como ele funciona e em quais casos ele é indicado! 

Para quem é indicado?

O Minoxidil Oral é um tratamento indicado para homens que estejam sofrendo com alopecia androgenética, a calvície. 

Lembrando que, como qualquer remédio, é necessária uma avaliação médica que diga se esse é realmente o melhor medicamento para você. No caso do Minoxidil oral, existem algumas contraindicações, por exemplo, se a pessoa tiver algum problema cardíaco. Então, nada de se automedicar, combinado? Consulte-se com um médico para receber as orientações. 

Como foi descoberto pela comunidade médica?

Inicialmente, o Minoxidil oral era usado para tratamentos de pressão alta. Nos anos 80, a medicação começou a chamar a atenção de autores por outro benefício: os pacientes que tomaram Minoxidil comprimido tiveram uma melhora muito grande no crescimento do cabelo e no controle da queda capilar. Com isso, o medicamento passou a ser usado para o tratamento da calvície, mas ao invés de ser ingerido, era aplicado em spray diretamente no couro cabeludo.

Alguns anos depois, o Dr. Roney Sinclair percebeu que seu paciente em tratamento com o Minoxidil tópico (spray) teve alergia ao medicamento e passou a dar pequenas doses do medicamento em comprimido. 

A experiência deu certo. O cabelo continuou a crescer e o tratamento seguiu sem apresentar efeitos colaterais. Com isso, o Dr. Roney Sinclair, que além de médico é também professor da Universidade de Melbourne, publicou um artigo sobre essa experiência e o medicamento passou a ser prescrito e usado em todo o mundo. 

Quais os efeitos colaterais do Minoxidil comprimido?

Qualquer medicamento pode gerar efeitos colaterais. Com o Minoxidil oral isso não é diferente, mas para te tranquilizar, saiba que essas reações são bem raras e, quando acontecem, são leves. 

Esses são os possíveis efeitos colaterais do Minoxidil oral: 

Aumento de pelos ao redor do corpo (hipertricose)

Hipotensão arterial

Inchaço em pernas, tornozelos e pés

Em casos ainda mais raros também pode acontecer:

Coceira (prurido)

Náuseas 

Erupção cutânea

Dor de cabeça

Tontura 

Alteração de frequência cardíaca

Preciso de receita para comprar?

Sim, é necessário receita médica para comprar o Minoxidil Oral. 

Concluindo: funciona?

Funciona! Em um estudo, ele ajudou 99% dos participantes, ou seja, pouca coisa não é! 

Basicamente, ele ajuda no crescimento de novos fios ao aumentar o fluxo de nutrientes e de oxigênio nos folículos capilares (onde os fios de cabelo são produzidos). O medicamento também aumenta a fase de crescimento do cabelo no ciclo capilar. 

Gostou de saber mais sobre o Minoxidil Oral? Aproveite para saber mais sobre a calvície nesse guia completo! 

While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.

Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos