Quando começo a ver resultados usando o Minoxidil?

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
5 de agosto 2021

Quanto tempo leva para o Minoxidil começar a funcionar? Os resultados do Minoxidil demoram um pouco para serem vistos – geralmente cerca de 3-6 meses. Mas isso não significa que não esteja funcionando.

Por que tão demorado? A perda de cabelo é o resultado de folículos capilares miniaturizados e enfraquecidos, que o Minoxidil ajuda a devolver à saúde. No entanto, este não é um processo rápido. Como parte do ciclo natural de crescimento do cabelo, os folículos passam por diferentes fases antes de retornar à fase de crescimento, ou fase anágena.

O Minoxidil, no entanto, funciona. 60% dos homens veem o cabelo crescer com o tratamento com Minoxidil. E os números são ainda maiores quando combinada com a Finasterida também.

A perda de cabelo – ou calvície de padrão masculino – é uma condição que afeta a maioria dos homens ao longo da vida. Os números sugerem, na verdade, que dois terços dos homens aos 35 anos terão algum grau de queda de cabelo.

Hoje em dia, entretanto, existem tratamentos eficazes para a calvície em homens. Minoxidil é um deles. Mas embora, de acordo com um estudo, possa ser eficaz em cerca de 60% dos homens, você deve estar se perguntando quanto tempo leva para começar a funcionar.

É isso que exploraremos aqui. Mas é útil saber que os resultados do Minoxidil não são imediatos. O crescimento do cabelo leva tempo. Neste artigo, explicaremos o porquê e mostraremos como melhorar os efeitos do medicamento a longo prazo.

Como funciona o Minoxidil?

O Minoxidil é, junto com a Finasterida, um dos tratamentos mais conhecidos e comprovados para calvície no mercado hoje. Mas, ao contrário da Finasterida, o Minoxidil é de uso tópico.

A calvície ocorre devido ao afinamento dos folículos capilares do couro cabeludo. Esse processo de miniaturização , como é conhecido, é um resultado natural da idade e se deve à produção do hormônio di-hidrotestosterona (DHT) pelo seu corpo , ao qual os folículos do couro cabeludo podem ser sensíveis.

O Minoxidil funciona para reverter esse processo. Como vasodilatador, o tratamento dilata os vasos sanguíneos do couro cabeludo, estimulando o fluxo sanguíneo para a área. Com a maior quantidade de sangue, os folículos capilares absorvem mais nutrientes e oxigênio, o que ajuda a manter a saúde dos folículos capilares.

No entanto, esse processo leva tempo; folículos miniaturizados não podem simplesmente aumentar de um momento para outro. Em vez disso, o Minoxidil intervém no que é conhecido como ciclo de crescimento do cabelo. Seus folículos trabalham ciclicamente, tendo uma fase de crescimento, fase de repouso e fase de queda dos fios de cabelo.

O Minoxidil faz com que a fase de crescimento, ou fase “anágena”, comece mais cedo, resultando em um período mais longo de crescimento saudável do cabelo. No entanto, os folículos têm que passar pelas outras partes do ciclo primeiro. É por isso que leva tempo e também pode significar que você verá alguns fios de cabelo cair antes de começar a crescer novamente.

Qual é a eficácia do Minoxidil?

Os resultados do Minoxidil são observados na grande maioria dos homens. Na verdade, um estudo com mais de 11.000 homens [iii] descobriu que, após um ano de uso de Minoxidil, 92% relataram que o crescimento do cabelo resultante era excelente, bom ou regular.

No entanto, esse estudo usou a solução de Minoxidil a 2%, enquanto as evidências sugerem que a solução tópica a 5% é mais eficaz. De acordo com pesquisas que compararam as duas dosagens, aqueles que usaram a solução de 5% tiveram aumento da densidade de cabelo 45% maior após 48 semanas do que aqueles que usaram a 2%.

De fato, o estudo citado acima parece confirmar a eficácia da solução de Minoxidil 5%: após 48 semanas, é eficaz em 60% dos homens.

Como você deve ter notado, essas coisas levam tempo. Mas não deixe que essas “48 semanas” o desanimem. Embora possa parecer uma vida inteira, não é necessariamente quanto tempo você terá de esperar.

Quando verei os resultados do Minoxidil?

O Minoxidil começa a funcionar imediatamente. No entanto, você deve esperar entre três e seis meses antes de ver resultados visíveis.

Isso porque esse é o tempo que leva para os folículos capilares retornarem à fase de crescimento do cabelo. Embora estudos tenham mostrado que o crescimento saudável do cabelo pode ser entre dez e doze centímetros por ano, para os folículos capilares miniaturizados essa taxa é mais lenta.

Um estudo citado pelo FDA dos Estados Unidos descobriu que, após quatro meses, 26% dos homens tiveram crescimento moderado a intenso [vi], com outros 33% mostrando algum crescimento também. Outro estudo sobre o Minoxidil não encontrou nenhuma mudança em três meses, mas observou efeitos significativos após seis meses de uso contínuo.

Infelizmente, não existe uma solução rápida para a calvície. Porém, quanto mais corretamente você usar o Minoxidil, maior será a probabilidade de ver os resultados.

Plano Minoxidil

Solução capilar

O mais efetivo medicamento tópico do mundo para calvície, trata-se de um potente vasodilatador que melhora a circulação de nutrientes para os folículos capilares e aumenta a fase de crescimento dos cabelos.


Eficácia
O medicamento tópico mais eficaz disponível no mercado
Contém
Minoxidil base 5% (livre de álcool e propilenoglicol)

Existem maneiras de tornar o Minoxidil mais eficaz?

Os tratamentos para calvície exigem paciência e perseverança. Você não pode esperar um novo cabelo em apenas uma noite. No entanto, com comprometimento – e o conhecimento de que a maioria dos homens vê o crescimento com uma aplicação regular – você verá os resultados do Minoxidil.

Enquanto isso, aqui estão algumas dicas para garantir que você obtenha o máximo de seu tratamento:

Combine o Minoxidil com a Finasterida

Juntamente com o Minoxidil, a Finasterida é outro tratamento eficaz, seguro e clinicamente aprovado para alopecia androgenética (calvície). Felizmente, esses dois medicamentos podem ser usados ​​juntos para melhorar ainda mais as chances de crescimento do cabelo.

Enquanto o Minoxidil estimula a saúde folicular ao estimular o transporte de oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo, a Finasterida inibe a produção de DHT, o hormônio que causa a miniaturização folicular. Isso elimina a causa em sua raiz.

Um estudo descobriu que a Finasterida aumentou o crescimento do cabelo em 87% dos homens. O Minoxidil e a Finasterida, independentemente, interrompem e até revertem a queda de cabelo, mas fornecem melhores resultados quando ambos são usados ​​juntos em um plano de tratamento. 

Plano Completo Finasterida

Solução capilar e cápsulas

É o tratamento mais utilizado para queda capilar no mundo, a Finasterida age diminuindo a ação e produção do hormônio DHT, que está relacionado ao afinamento dos cabelos e o Minoxidil é um potente vasodilatador que melhora a circulação de nutrientes para os folículos capilares e aumenta a fase de crescimento dos cabelos.


Eficácia
Eficaz para mais de 90% dos homens
Contém
Finasterida 1 mg/cápsula; Minoxidil base 5% (livre de álcool e propilenoglicol)

Comece o tratamento cedo

Há algo mais que devemos mencionar: quanto antes você iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Se o processo de miniaturização progredir muito, os folículos capilares do couro cabeludo ficam permanentemente danificados e não haverá como reanimá-los. Isso significa que, se houver áreas em sua cabeça sem nenhum cabelo, você não verá nenhum crescimento capilar com o tratamento do Minoxidil.

Quanto mais cedo você começar, melhor.

Principais vantagens

O Minoxidil é eficaz no tratamento da calvície masculina. No entanto, nenhum tratamento para queda de cabelo dará resultados imediatos. Isso ocorre principalmente porque os folículos capilares precisam de tempo para retornar à fase anágena, o momento do ciclo de crescimento dos fios.

Isso geralmente leva de três a seis meses de uso diário. No entanto, a combinação de Minoxidil com Finasterida fornecerá melhores resultados a longo prazo.

Referências
1. emc – Regaine for Men Extra Strength Scalp Solution 5% w/v Cutaneous Solution: https://www.medicines.org.uk/emc/product/5765/smpc#INDICATIONS

2. Laura Alonso, Elaine Fuchs (2006). The hair cycle: https://jcs.biologists.org/content/119/3/391

3. Jerry Shapiro (2003). Safety of Topical Minoxidil Solution: A One-Year, Prospective, Observational Study: https://link.springer.com/article/10.1007%252Fs10227-002-0121-6

4. Journal of the American Academy of Dermatology – A randomized clinical trial of 5% topical minoxidil versus 2% topical minoxidil and placebo in the treatment of androgenetic alopecia in men: https://www.researchgate.net/publication/11191067_A_randomized_clinical_trial_of_5_topical_minoxidil_versus_2_topical_minoxidil_and_placebo_in_the_treatment_of_androgenetic_alopecia_in_men

5. Geneviève Loussouarn PharmD Charles El Rawadi PhD Gilles Genain PhD (2005). Diversity of hair growth profiles: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-4632.2005.02800.x

6. Example Drug Facts Label for Minoxidil Topical Solution 2% for Men and Women: https://www.fda.gov/media/72189/download

7. Yunes Panahi, Mohsen Taghizadeh, Eisa Tahmasbpour Marzony, Amirhossein Sahebkar (2015). Rosemary oil vs minoxidil 2% for the treatment of androgenetic alopecia: a randomized comparative trial: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25842469

8. Akio Sato,  Akira Takeda (2012). Evaluation of efficacy and safety of finasteride 1 mg in 3177 Japanese men with androgenetic alopecia: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21980923


Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde é revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.


Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos