The Complete Hair Loss Plan

Finasteride & Minoxidil

This powerful combo promotes hair growth by blocking DHT – a hormone linked to hair loss – and by increasing blood flow around your follicles.


Best for
Overall thinning hair
Effectiveness
Over 9/10 Men
Contains
One-a-day tablets (Finasteride) / Daily Spray (Minoxidil)

DHT: Como ele causa a queda capilar e como evitar que ela ocorra

Escrito por
Equipe Manual
Aprovado por
Equipe médica
Última atualização
16 de agosto 2021

É a causa mais comum de queda de cabelo em homens, mas o que é DHT? Também conhecido por seu nome completo, di-hidrotestosterona, DHT é um hormônio sexual derivado da testosterona. Ajuda os homens a desenvolverem os traços masculinos, como corpo e voz grossa. No entanto, se você for geneticamente sensível, isso pode afinar os folículos capilares e impedir que produzam cabelos saudáveis.

O resultado é uma condição conhecida como alopecia androgenética, ou calvície de padrão masculino, responsável por 95% dos casos de queda de cabelo em homens. Mas, como sabemos a causa específica, também sabemos como tratá-la. Você simplesmente não precisa mais aceitar a calvície. 

Os tratamentos que incluem Finasterida ou Dutasterida são conhecidos como bloqueadores DHT. Isso reduz a quantidade de DHT em seu sistema, visando a enzima responsável por sua produção: 5 alfa-redutase. A Finasterida reduz a quantidade de DHT no couro cabeludo em 60% – e também promove o crescimento do cabelo em 80% dos casos.

O que é DHT?

Se você tem pesquisado os tratamentos para a queda capilar, pode já ter se deparado com isso. DHT(di-hidrotestosterona) é um hormônio sexual masculino, derivado da testosterona. No entanto, o DHT é muito mais potente.

Testosterona e DHT são encontrados nos corpos de homens e mulheres. Para os homens, eles desempenham um papel fundamental durante a puberdade, ajudando a desenvolver as características físicas associadas à idade adulta, como pelos faciais e corporais, aumento da massa muscular e voz grave. Esses hormônios também têm benefícios à medida que você envelhece, ajudando você a manter a força muscular e a fertilidade ao longo dos anos. 

Agora, embora tenha seus benefícios, o DHT não é só uma boa notícia – especialmente em relação ao cabelo. É por isso que todo homem preocupado com a calvície precisa saber tudo sobre isso. 

Neste artigo, estamos discutindo o DHT, o que ele faz ao seu cabelo e o que você pode fazer para impedi-lo. Estaremos também informando sobre os remédios que podem bloquear o DHT. 

Como DHT causa a queda capilar?

O problema com o DHT é que ele é continuamente produzido pelo seu corpo. Uma enzima conhecida como 5α-redutase quebra a testosterona em seu sistema – em um processo normal e saudável do qual DHT é o subproduto. Embora isso seja perfeitamente natural, o problema é que esse processo pode acontecer dentro de seus folículos capilares, aquelas pequenas estruturas que criam os fios de cabelo.

Miniaturização Folicular

Esta é apenas uma forma científica de dizer que eles encolhem, enfraquecem e param de produzir cabelos fortes e saudáveis. 

É exatamente isso que causa o recuo da linha do cabelo. Mas é uma espécie de corrida contra o tempo. Quanto mais tempo você deixar os folículos enfraquecidos, menor será a probabilidade de eles serem recuperados. 

O Ciclo de Crescimento do Cabelo

Para piorar as coisas, o DHT também afeta o ciclo de crescimento do cabelo. Normalmente, cada folículo produz um cabelo durante um período de 2 a 6 anos, que inclui uma fase de crescimento (ou fase anágena), uma fase de transição e uma fase de repouso. O DHT encurta a fase de crescimento e alonga as outras fases, tornando o crescimento de novos fios mais lento. 

Infelizmente, os cabelos que conseguem crescer ficam mais finos e fracos do que antes.

Genética

Se você tem tendência à calvície de padrão masculino, seus folículos capilares ficarão mais sensíveis aos efeitos do DHT. Calvície é uma doença fortemente relacionada com sua genética. Se seu pai tinha cabelo ralo ou exibia os sinais clássicos de calvície, lamentamos dizer que você provavelmente seguirá seu caminho. 

No entanto, você pode ter uma vantagem sobre seu pai – ou você pode ser legal e contar a ele o segredo. Existem maneiras de parar o DHT. Isso pode dar a seu corpo um impulso para produzir um cabelo novo e saudável.

Bloqueadores de DHT: o que são e como funcionam?

Embora o DHT possa causar danos nos folículos capilares, existem maneiras de intervir. Um bloqueador DHT eficaz é sua melhor opção para tratar sua calvície.  

Tecnicamente, os bloqueadores de DHT são produtos químicos que impedem o DHT de se ligar aos receptores nos folículos capilares. Eles também são conhecidos como inibidores da 5α-redutase.

Eles agem diminuindo a conversão de testosterona em DHT nos folículos capilares, agindo assim, no principal responsável da calvície e recuperando os fios miniaturizados.

Porém, é importante ressaltar que, embora vários produtos e remédios naturais afirmem ter ação de bloquear o DHT, há realmente apenas poucos tratamentos que são apoiados por evidências científicas sólidas, como Finasterida e a Dutasterida. 

Finasterida

A Finasterida é um comprimido de prescrição que é tomado uma vez por dia. Como observado acima, ele age inibindo aquela enzima, 5α-redutase, que é responsável pela produção de DHT. Se tomado corretamente, diariamente, a Finasterida pode reduzir os níveis de DHT em seu couro cabeludo em até 60% .

Então, como sabemos que funciona? Olhando para os estudos científicos. Por exemplo, um estudo de 2003 descobriu que 83% dos homens tratados com Finasterida pararam de perder cabelo. Outro estudo de 2012 descobriu que a droga estimulava o crescimento do cabelo em 87% dos participantes. Nada mal, certo?

O que devemos salientar é que os benefícios da finasterida só podem ser mantidos com o uso correto e de longo prazo. Normalmente orientamos que você leva de três a seis meses antes de ver os resultados com a finasterida . Após interromper o tratamento, os efeitos positivos geralmente começam a desaparecer após cerca de seis meses e desaparecem após nove a 12 meses. Cabelo bonito exige algum compromisso e rotina!

Bloqueadores DHT naturais

Embora o Saw palmetto não tenha tantos estudos científicos quanto os outros bloqueadores de DHT, como a Finasterida e a Dutasterida, há algumas evidências científicas de que ele pode ajudar a desacelerar ou recuperar a queda de cabelo.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2002, mostra que homens com calvície que usaram cápsulas de Saw Palmetto por um período de cinco meses tiveram melhorias em seus cabelos.

Outro estudo realizado durante 24 meses e envolvendo 100 homens com calvície de padrão masculino, os pesquisadores descobriram que 68% dos homens tratados com Finasterida mostraram melhorias no crescimento do cabelo em comparação com 38 por cento dos homens que foram tratados com extrato de Saw Palmetto.

Eles concluíram que, embora a finasterida fosse mais eficaz na produção de crescimento de cabelo, o extrato de Saw Palmetto também produziu melhorias perceptíveis.

Outros tratamentos eficazes para queda de cabelo

Bloqueadores de DHT não são a única maneira de combater a queda de cabelo. Embora a Finasterida e a Dutasterida continuem sendo os medicamentos mais eficazes para calvície, outros também funcionam bem. 

Minoxidil

Uma maneira de tratar a queda capilar sem usar finasterida é com um medicamento conhecido como Minoxidil. O Minoxidil é um medicamento tópico aplicado diretamente no couro cabeludo, duas vezes ao dia.

O Minoxidil atua aumentando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. Como o sangue traz nutrientes e oxigênio com ele, isso ajuda a trazer os folículos capilares de volta à vida e recuperar o crescimento do cabelo. Esta pesquisa demonstrou que o Minoxidil funciona em mais de 60% dos homens, e os resultados iniciais são geralmente vistos dentro de três a seis meses. 

A propósito, para ter a melhor chance de enfrentar a calvície, tente um tratamento combinado. É possível combinar tratamentos e usar um bloqueador de DHT e Minoxidil ao mesmo tempo. Dessa forma, você terá um tratamento mais eficaz e com uma probabilidade maior de bons resultados.

Plano completo com Finasterida

Finasterida & Minoxidil

A Finasterida age diminuindo a ação e produção do hormônio DHT, que está relacionado ao afinamento dos cabelos e o Minoxidil é um potente vasodilatador que melhora a circulação de nutrientes para os folículos capilares e aumenta a fase de crescimento dos cabelos.


Eficácia
Eficaz para mais de 90% dos homens
Contém
Finasterida 1 mg/cápsula; Minoxidil base 5% (livre de álcool e propilenoglicol)

Suplementos

Você também pode ter como objetivo melhorar sua dieta com alimentos que promovam o crescimento saudável do cabelo. Os principais micronutrientes a serem considerados são a biotina (vitamina B7 / vitamina H), zinco e selênio.

A Biotina é uma vitamina B que ajuda seu corpo a transformar alimentos em energia. Além disso, aumenta os níveis de queratina, uma proteína encontrada no cabelo, nas unhas e na pele. A biotina pode ser tomada como suplemento oral ou pode ser encontrada em fontes de alimentos, incluindo ovos, nozes e grãos integrais.

O zinco e o selênio são minerais importantes que contribuem para o crescimento saudável do cabelo e a reparação do tecido corporal. O zinco é encontrado em ostras, carne, vegetais com folhas verdes, sementes de abóbora e lentilhas, enquanto o selênio é encontrado em castanhas, carne, ovos, laticínios e cereais. Suplementos também estão disponíveis se você achar que sua dieta não está fornecendo quantidade suficiente desses minerais.

Biotina

Suplemento Vitamínico

Biotina é uma vitamina(B7) que ajuda na formação e fortalecimento dos fios de cabelos e unhas. Complemento essencial para o crescimento capilar quando associado aos medicamentos de calvície.


Contém
Biotina 5mg/cápsula
Como Age
Ação vital na formação estrutural do cabelo.

Principais vantagens…

Então, o que é DHT? Um dos principais culpados pela queda de cabelo, o DHT faz com que seus folículos encolham, enfraqueçam e, por fim, se tornem incapazes de produzir qualquer novo cabelo.

No entanto, existe tratamento. A Finasterida e a Dutasterida podem bloquear os efeitos do DHT para ajudá-lo a ter um cabelo novo e saudável. E se você realmente quer ter mais chance de resultado, você pode combinar o tratamento com o Minoxidil, e uma dieta rica em micronutrientes que fortalecem o cabelo.

Com opções de tratamento eficazes para escolher, a calvície não precisa ser um fato na sua vida.

Referências
1. L Drake ,  M Hordinsky ,  V Fiedler ,  J Swinehart ,  WP Unger ,  PC Cotterill ,  DM Thiboutot ,  N Lowe ,  C Jacobson ,  D Whiting ,  S Stieglitz ,  SJ Kraus ,  EI Griffin ,  D Weiss ,  P Carrington ,  C Gencheff ,  GW Cole ,  DM Pariser ,  ES Epstein ,  W Tanaka ,  A Dallob ,  K Vandormael ,  L Geissler,  J Waldstreicher (1999). Os efeitos da Finasterida na pele do couro cabeludo e nos níveis séricos de andrógenos em homens com alopecia androgenética:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10495374/
2. Jerry Shapiro, Keith D. Kaufman (2003). Uso de Finasterida no tratamento de homens com alopecia androgenética (queda de cabelo de padrão masculino):
https://www.jidsponline.org/article/S0022-202X(15)52935-7/fulltext#s0035
3. Akio Sato ,  Akira Takeda (2012). Avaliação da eficácia e segurança de Finasterida 1 mg em 3.177 homens japoneses com alopecia androgenética:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21980923/
4. Young Hye Cho, Sang Yeoup Lee, Dong Wook Jeong, Eun Jung Choi, Yun Jin Kim, Jeong Gyu Lee, Yu Hyeon Yi e Hyeong Soo Cha (2014). Efeito do óleo de semente de abóbora no crescimento do cabelo em homens com alopecia androgenética: um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4017725/
5. Jan Rundegren (2003). Um estudo observacional de um ano com solução de Minoxidil 5% na Alemanha: resultados de avaliação de eficácia independente por médicos e pacientes:
https://www.jaad.org/article/S0190-9622(03)03692-2/fulltext

Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde é revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.



Leitura adicional

Do nosso centro de saúde. Especialistas, informações e tópicos quentes. Ver tudo Queda Capilar artigos